Igreja Paroquial de Estoi / Igreja de São Martinho

IPA.00004497
Portugal, Faro, Faro, União das freguesias de Conceição e Estoi
 
Arquitectura religiosa, renascentista, neoclássica. Igreja paroquial de planta longitudinal e três naves, revelando a espacialidade quinhentista, alterada nos finais do séc. 18, caso dos capitéis e dos arcos de volta perfeita; fachada principal neoclássica.
Número IPA Antigo: PT050805020049
 
Registo visualizado 182 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por três naves de quatro tramos e capela-mor rectangulares, baptistério e torre sineira adossadas à direita e dependências de apoio a E. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas nas naves, na capela-mor e no baptistério, de uma água nas dependências de apoio e domo na torre sineira. Fachada principal voltada a O., delimitada por cunhais de cantaria rematados por urnas funenárias de massa, encimada por frontão triangular com óculo cego e no remate aletas de massa e cruz de ferro; é rasgada por portal de verga recta arquitravada com um par de colunas de cantaria adossadas, encimado por janelão, também com colunas adossadas, rematado por frontão triangular e ladeado por janelas arquitravadas. Adossado a S. baptistério delimitado por cunhais pintados; torre sineira delimitadas por cunhais pintados rematados por urnas funerárias, rasgada pro quatro sineiras; o domo é rematado por pináculo. INTERIOR: naves separadas por arcos de volta perfeira sobre colunas jónicas, destacando-se adossado a uma delas púlpito e respectiva escadaria de mármore regional; nas laterais lambril de azulejo, no lado do evangelho três capelas, duas com retábulos de madeira pintados e uma com painel de azulejos figurativos, no lado da epístola, capela baptismal com lambril de azulejos, vãos emoldurados de estuque, portão de ferro e abóbada de arestas com pinturas sobre estuque figurando putti e concheados; nas paredes testeiras retábulos de madeira pintados. Cobertura de madeira, com forros de madeira tripartido. Nave central com guarda-vento rematado por coro alto, e arco triunfal pleno encimado por cartela de massa com as insígnias do padroeiro. Capela-mor com lambril de azulejos, cadeiral de madeira, retábulo de madeira pintado e cobertura em abóbada de berço com duas frestas, uma delas entaipada.

Acessos

Largo da Liberdade, Rua de Faro e Rua da Igreja

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado, destacado no Centro Histórico; fachadas principal e laterais dando para adro e fachada posterior para via pública, de origem medieval.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 19 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTOS: Francisco Xavier Fabri (reconstrução, séc. 19 ); PINTORES: Domingos Costa (séc. 19).

Cronologia

1518 - a primitiva ermida é referida na Visitação da Ordem de São Tiago; séc. 16, 2º quartel - construção do corpo do templo com três naves e quatro tramos; 1816 - reconstrução da arco triunfal e de grande parte do templo; 1843 - construção dos retábulos; 1899 - construção de anexo junto à capela-mor; 1911 - reparação da capela baptismal, custeada pelo Visconde de Estoi, com execução das pinturas do tecto da autoria de Domingos Costa; séc. 20, meados - remodelação de alguns retábulos laterais e colocação do lambril de azulejos; séc. 20, 2ª metade - colocação de painel de azueljos figurativos representando São Martinho numa capela lateral; 1996 - Proposta a classificação do núcleo histórico de Estoi, onde se inclui a igreja, pela Junta de Freguesia de Estoi; 2009, inícios - conclusão das obras de renovação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Cantaria, alvenaria, madeira, azulejos, ferragens e cobertura com telhas de canudo.

Bibliografia

LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Faro Edificações Notáveis, Faro, 1995; IDEM, A Igreja Matriz de Estoi, Faro, 1993; IDEM, Inventário Artístico do Algarve A Talha e a Imaginária - Concelho de Faro, 12 - 1ª Parte, Faro, 1994; OLIVEIRA, F. X. Ataíde, Monografia de Estoi, 3ª ed., Faro, 1993; ROSA, J. A. Pinheiro e, Monumentos e Edifícios Notáveis do Concelho de Faro, Faro, 1984; IDEM, Tesouros Artísticos do Algarve, Faro, 1990; Vesytação da vylla de Farão de 1534 in Anais do Município de Faro, 1994; Visitação de Igrejas Algarvias da Ordem de São Tiago de 1554, Faro, 1988.

Documentação Gráfica

CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

2008 - obras de renovação: obras no presbitério incluindo pinturas do tecto; colocação de novo altar e ambão.

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login