Igreja Paroquial do Senhor Jesus do Calvário

IPA.00004465
Portugal, Évora, Montemor-o-Novo, União das freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras
 
Igreja paroquial com sacristia do barroco classicizante manifestado na adopção duma planta centrada, de linhas sóbrias; a decoração constitui o testemunho mais marcante, patente no rico revestimento interior em azulejo azul e branco de figura avulsa, no lavabo de mármore e na grade de ferro da janela, joaninos. Os azulejos de figura avulsa, claramente executados em função do espaço existente, testemunham a directa influência da cerâmica de Delft; o painel figurando São Miguel é característico do naturalismo barroco de produção nacional da 1ª metade do Séc. 18. Na sacristia a grade da janela, considerada por Túlio Espanca como a mais representativa peça de serralharia artística da vila, e o revestimento azulejar, em particular o excelente painel central de grande plasticidade e expressividade formal.
Número IPA Antigo: PT040706040027
 
Registo visualizado 541 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta poligonal escalonada, composta por 2 torres sineiras, nave, capela-mor rectangular, sacristia e construções adossadas. Volumes articulados, massas dispostas na vertical; cobertura diferenciada em telhados de 2 águas para a nave, de 3 águas para a capela-mor, de 4 águas na sacristia e de 1 água para as construções anexas. Fachada principal orientada, de 3 panos definidos por pilastras e cunhais, desenvolvendo-se em 3 registos definidos por cornijas; embasamento pintado a cor azul; no 1º registo, ao centro, rasga-se pórtico com verga coroada de pequeno frontão e pináculos laterais; sobre ele janelão axial cuja verga segue o desenho do portal; os panos laterais são cegos e correspondem ao corpo das torres sineiras que se desenvolvem autonomamente a partir do 2º registo; neste, ao centro, óculo moldurado; os panos laterais, cegos, são delimitados pos pilastras no prolongamento das inferiores; no 3º registo os corpos sineiros rasgados por arcos de volta perfeita, cunhais angulares coroados por pináculos, remates em cupulim bulboso; no pano central frontão contracurvado de volutas coroado por cruz. Fachada S. de pano único delimitado por cunhais e tendo embebido corpo rectangular de construção anexa, desenvolvida em 2 registos rasgados por janelas de sacada, com remate em platibanda. Fachada E. com alçado da nave cego em empena; capela-mor mais baixa, de alçados cegos rematados por cornija e beirado, tendo adossada a N. construção rectangular anexa e a S. a sacristia: planta quadrada, cobertura homogénea em telhado de 4 águas de pendentes ligeiramente onduladas e rematadas por um pináculo no vértice; os alçados são rasgados por uma única janela guardada por uma grade de ferro forjado, adornada por balaústres e motivos serpenteantes. INTERIOR: na zona do altar pinturas murais figurando o Calvário. Sacristia com cobertura em cúpula ligeiramente abatida, sob pendentes, inteiramente revestida de azulejos azuis e brancos, de figura avulsa, divididos em painéis separados por barras decoradas com elementos vegetalistas e ostentando ao centro, como remate da cúpula, um retábulo azulejar representando o arcanjo São Miguel e a pesagem das Almas. A parede S. apresenta um arcaz, recente, que ocupa todo o comprimento da parede e, por cima, um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Vila, sobrepujado por um azulejo com uma cartela com o cronograma de Agosto 1716; na parede E. porta, com os enxalços igualmente revestidos a azulejo, e um armário embutido; na parede O. lavabo de mármore com balaústres e motivos vegetalistas, e uma outra porta. Encontra-se exposto o retábulo de São Pedro, a óleo sobre madeira *1.

Acessos

Rossio de Montemor-o-Novo

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 Dezembro 1997 (Sacristia (Antiga sala do Despacho))

Enquadramento

Urbano, isolado; no antigo Rossio da cidade, em zona nobre marcada por edifícios de forte expressão arquitectónica, como a antiga pousada real dos fidalgos Vilalobos de Vasconcelos (v. PT040706040077) e as capelas de Nossa Senhora das Necessidades e de São Sebastião (v. PT040706040169), e residências burguesas de dois pisos dos sécs. 17 e 18. A igreja fica no enfiamento de rua calcetada, ladeada de muros gradeados delimitando áreas arborizadas, que desemboca em rua transversal para a qual abre a fachada principal da igreja; as restantes fachadas abrem igualmente para ruas calcetadas delimitadas por passeios com calçada à portuguesa. A S. o Cine-Teatro Curvo Semedo (v. PT040706040047).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR DE AZULEJOS: Manuel Oliveira Bernardes (atrib.)

Cronologia

1552 - constituição da Confraria das Almas do Calvário, em Montemor-o-Novo; 1593 - construção no local de uma ermida; foi entregue ao padroado da Companhia de Jesus, do Colégio de Espírito Santo de Évora, rendendo 937 ducados; 1715 - vigência do Juiz Valentim Lobo da Silveira; 1715 - início da construção da antiga Sala do Despacho da Irmandade das Almas, actual sacristia; Séc. 18 - painel de azulejos da cúpula obra atríbuida a Manuel Oliveira Bernardes; 1716 - data de fabrico dos azulejos, de figura avulsa, que ostentam um cronograma com essa data; séc. 18 - acrescento das torres da fachada da igreja; 1840 - passa a sede da Paróquia de Nossa Senhora da Vila.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Sacristia: alvenaria de pedra e rebocada e caiada, com rodapés pintados a cinzento azulado; cobertura de tijolo em cúpula revestida interiormente a azulejo; cunhais e alisares exteriores em cantaria; ferro forjado na grade da janela; pavimentos em madeira encerada; portadas de vãos em madeira encerada ou pintada em cantaria de granito; lavabo e alisares interiores em mármore; friso interior de estuque a marcar a separação dos azulejos entre o tecto e as paredes; cobertura exterior em telha de canal e cobrideira.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Concelho de Évora, vol.8, Lisboa, 1975; Montemor-o-Novo na Época da Expansão Marítima, Montemor-o-Novo, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, 1996.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR: DRE; CMMN

Documentação Administrativa

IPPAR: DRE; CMMN

Intervenção Realizada

Paróquia (Padre Alberto Dias Barbosa) e Arq. João Raúl David: 1953 - obras de beneficiação de toda a igreja.

Observações

EM ESTUDO. *1 - o retábulo de São Pedro é proveniente da Ermida de São Pedro da Ribeira (v. PT040706040020) e a grade da janela da sacristia da extinta Igreja de São Tiago (v. PT040706040048) (ESPANCA, 1975).

Autor e Data

Paula Amendoeira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login