Igreja Paroquial de Santo Aleixo

IPA.00004458
Portugal, Évora, Montemor-o-Novo, União das freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras
 
Arquitectura religiosa, gótica, manuelina. Ermida tipologicamente similar a muitos exemplares dos inícios do século 16, dentro do que se convencionou apelidar de gótico-manuelino alentejano, constituida por uma nave rectangular e um altar-mor com cobertura de abóbada em cruzamento de ogivas, característica dos inícios desta centúria, transformada em igreja paroquial. A qualidade das pinturas murais, de certa forma surpreendente no meio em que se inscrevem: embora muito danificada, a pintura da parede fundeira do capela-mor constitui um invulgar exemplo - tanto pela qualidade pictórica como pela adopção duma linguagem claramente erudita, que demonstra a assimilação dos elementos identificativos da gramática renascentista - patentes nas arquitecturas de fundo, nas divisórias em grisaille simulando pilastras decoradas com grinaldas, no exemplar jogo perspéctico - e, finalmente pela elegância do conjunto; os vestígios das pinturas murais da nave, pelo cuidado rigor anatómico e elegância de desenho, aparentam idêntica filiação artística e cronológica.
Número IPA Antigo: PT040706090022
 
Registo visualizado 381 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Igreja rural característica das construções do sul do país, de planta composta, em cruz latina, virada a O, de nave única, disposta longitudinalmente, com capela-mor diferenciada e murete de alvenaria à volta do adro; fenestração regular, constituída por frechas estreitas; campanário na face norte, baptistério e sacristia. INTERIOR: nave quase totalmente destruída, desprovida de cobertura; dois altares barrocos antecedem o arco de acesso à capela-mor; próximo fragmento de pintura mural, muito deteriorada, representando um torso eventualmente pertencente a uma Descida da Cruz. Retábulo-mor fingido, de pintura mural, formando um retábulo com três painéis emoldurados por pilastras, e representando episódios da vida de Santo Aleixo.

Acessos

EN4 Montemor-o-Novo - Vendas Novas, c. de 7 Km a O. de Montemor-o-Novo, tomar caminho de terra batida à mão direita em direcção a N.; prosseguir sempre pelo caminho principal por c. de 4,30Km; a 400m da margem N. da Barragem, virar para S., à mão direita; a igreja fica ac. de 300m, na Herdade do Raimundo.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, ergue-se numa pequena elevação do terreno, acessível através de caminho vicinal em terra batida, em ambiência bucólica onde pontuam algumas árvores de porte, como ciprestes e azinheiras, entre silvas abundantes e vegetação espontânea, tornando o acesso bastante difícil.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, 1º terço - construção da igreja; 1535 - cronograma do retábulo-mor de pintura mural; 1755 - destruição parcial do edifício após o terramoto; Séc. 20, primeiras décadas - utilização como escola primária; 1950 - desafecta ao culto; 1970, finais da década - derrocada da cobertura da nave que conduziu rápidamente a situação de ruína do edifício; ainda nesta década as pinturas murais foram roubadas e vandalizadas: o painel central foi integralmente arrancado e um dos laterais, o rosto de Santo Aleixo, picado; 1986 - a igreja foi visitada pela Brigada de pintura mural do Instituto José de Figueiredo, mas o facto das aberturas terem sido entaipadas impossibilitou a sua apreciação pelos técnicos; 1994, 19 fevereiro - incluído no PDM de Montemor-o-Novo ratificado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 8/94; 1995, 02 de Agosto - despacho de abertura do processo de classificação; 2006, 16 de Novembro - Alteração do PDM ratificada pela Resolução do Conselho de Ministros nº2/2007, publicada no DR, 1ª série, nº4, de 5 Janeiro; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Estrutura mista, cobertura em abóbada

Materiais

Alvenaria de tijolo rebocada e caiada, cobertura da nave em alvenaria, telha de canudo, tijoleira no pavimento, argamassa de cal simulando o retábulo e pintura.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Achegas iconográficas para a história da pintura mural no distrito de Évora, Cadernos de História e Arte Eborense, vol. 28, Évora, 1973; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, vol.9, Lisboa, 1978.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR: DRE; CMMN.

Documentação Administrativa

IPPAR: DRE; CMMN

Intervenção Realizada

Paróquia: 1950 - obras de benefeciação: recuperação do soalho, paredes e coberturas.

Observações

Autor e Data

Paula Amendoeira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login