Igreja do Orfanato da Nossa Senhora da Saúde / Igreja do Colégio - Orfanato de Nossa Senhora da Saúde

IPA.00004448
Portugal, Évora, Redondo, Redondo
 
Igreja seiscentista. O alpendre, sob o coro alto, que antecede a portaria.
Número IPA Antigo: PT040710020008
 
Registo visualizado 302 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta longitudinal, composta, massas simples dispostas na vertical. Cobertura diferenciada em telhado de duas águas. Fachada principal a N., com dois pisos. No primeiro, o acesso do edifício por grande arco de volta perfeita, fechado por cancelas de ferro forjado que abrem para o vasto alpendre que antecede a portaria. O segundo piso tem janelão simples, com gradeamento em ferro, remate triangular encimado por cruz em pedra. Rodapé, pilastras e decoração do arco principal de entrada pintados com cal e pigmento. O alpendre, que antecede a portaria, tem planta rectangular, coberta em abóbada, sobre a qual foi construído o coro alto, e rodapé de azulejos monocromos. Na Fachada E. existe uma estação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, trabalho simples em mármore branco regional. Interior: nave de planta rectangular e abóbada de meio canhão, lisa, lambril de azulejos monocromos (azul e branco) de motivos naturalistas, interrompido por dois altares laterais de madeira com pilastras de sanefas e grinaldas douradas. A proteger a entrada, guarda vento rectangular, em madeira, com o escudo da Venerável Ordem Terceira pintado no tecto. No eixo da nave, a única sepultura pavimentar da igreja, em mármore com inscrição. Coro-alto decorado por pinturas geometrizantes e ante coro com grade de madeira. Coro-baixo, de planta rectangular e abóbada de berço, todo revestido a pintura mural, com grinaldas e painéis geométricos e tecto composto pelo emblema da Ordem Carmelita. Possui três nichos envidraçados sob os quais foi, há poucas décadas colocado um altar em madeira pintada de branco e dourado. Tem porta de acesso ao antigo colégio do orfanato. Capela-mor antecedida de arco mestre redondo, de estuques amosaicados. Planta rectangular com abóbada de berço caiada de branco e ornamentada em relevo pelo emblema dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria. Retábulo de talha dourada, com colunas e frontão recurvo, ornado de meias pilastras e lambrequim centrado pela Coroação da Virgem (pintura sobre tela). Sacristia de planta rectangular e abóbada de berço, caiada, iluminada por pequena janela a E. com gradeamento em ferro e porta a N. de acesso a um pequeno logradouro. Porta de ligação da sacristia à igreja é de madeira almofadada com tabelas em losango, rectangulares e cunhas estilizadas. Na passagem da sacristia ao trono, o lavabo em mármore branco decorado por volutas com enrolamento encimado ao centro pela cruz.

Acessos

Avenida Dr. Barahona

Protecção

Enquadramento

Urbano. Adossada a O. ao edifício do antigo colégio - orfanato da Senhora da Saúde, tem a frontaria para a Av. Dr. Barahona na zona em que esta inflecte e alarga, formando uma pequena praça pública arborizada e transformada em parque estacionamento automóvel.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Sec. 17 - construção da igreja; 1700 - azulejos do guardavento; 1800 - prováveis obras de melhoramento no edifício, construção do coro alto; 1833 - construção do coro de baixo; 1994, 28 fevereiro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo Presidente do IPPAR; 2009, 18 junho - Despacho de encerramento da classificação pelo Diretor do IGESPAR.

Dados Técnicos

Estrutura de paredes portantes, com tectos em abóbadas e coberturas de pendentes com telhas

Materiais

Alvenarias rebocadas e caiadas, madeira, mármore em pavimentos e molduras de portas

Bibliografia

BARATA, António F., O Alentejo histórico, religioso, civil e industrial, 1893; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, Vol. 1, Lisboa, 1978.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMR

Intervenção Realizada

Observações

Dois lustres de cristal e aros de metal dourado e par de credências de madeira pintada (capela - mor); paramenteiro setecentista de madeira almofadada e concepção invulgar, dois quadros de pintura sobre tábua, maneiristas, representando Santa Catarina de Alexandria e Santa Luzia (sacristia). Imaginária com interesse artístico: São Bento, dourado, Santo António, São Brás, Virgem Orante e a Piedade.

Autor e Data

Paula Amendoeira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login