Castelo Novo / Quartel dos Dragões / Quartel dos Castelos / Quartel General da Região Militar do Sul

IPA.00004433
Portugal, Évora, Évora, União das freguesias de Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão)
 
Fortaleza quinhentista, de planta quadrada, com quatro torres nos cantos, seguindo o modelo renascentista de planta centrada que se desenvolve em redor dum pátio também quadrado, denotando a clara influência das fortalezas italianas deste período; as proporções harmoniosas do edifício reflectem-se num claro equilíbrio de volumes, em que o aspecto robusto próprio da fortaleza e do quadrilátero por ela formado se atenuam pela elevação dos alçados e pela fenestração ampla, disposta regularmente. Grandes paralelismos, claramente perceptíveis em planta, apesar das alterações sofridas, com o Castelo de Évora Monte ( v. PT040704040002 ), da autoria do mesmo arquitecto. A fachada principal reflecte, nos elementos ornamentais e ritmo de vãos, as obras efectuadas no período de Dona Maria. No interior pinturas murais neoclássicas, as da biblioteca de inferior qualidade evidenciando alguma pobreza decorativa e capacidade de adaptar e conceber uma decoração para este espaço. As proporções harmoniosas do edifício reflectem-se num claro equilíbrio de volumes, em que o aspecto robusto próprio da fortaleza e do quadrilátero por ela formado se atenuam pela elevação dos alçados e pela fenestração ampla, disposta regularmente. Mantém as características estruturais do velho castelo manuelino denotando embora profundas alterações nas fachadas.
Número IPA Antigo: PT040705210093
 
Registo visualizado 1018 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar  Quartel militar    

Descrição

Planta centrada, formando um quadrilátrero regular, com 66m de lado, com quatro torres nos cantos. Volumes articulados, massa disposta na horizontal com cobertura em telhado de duas águas e de quatro águas nas torres. Fachadas rebocadas e caiadas de branco, com elementos estruturais, embasamento, cunhais, pilastras, frisos e molduras de vão em cantaria granítica. Fachadas idênticas, sendo flanqueadas pelos alçados das torres, estas delimitadas por embasamento, cunhais e friso em cantaria e rematadas por beirado assente sobre cimalha, rasgando-se três linhas de vãos emoldurados a cantaria hierarquicamente dispostos, linhas essas que se estendem a toda a fachada, acrescentando ao nível inferior arcadas cegas em cantaria que emolduram os vãos. Fachada principal a N., marcada pelo pórtico apilastrado em cantaria, rematado por cartela em mármore com as armas de Portugal; as outras fachadas repetem sensivelmente o mesmo esquema decorativo, com excepção da fachada S., onde é claramente perceptível o embasamento em granito da cidadela original, particularmente nas sapatas dos dois torreões de canto, envolvidas pelo cordão de granito manuelino. O pátio (parada) formado pela articulação dos quatro corpos, tem quatro fachadas dispostas em quadrado, assentes sob arcaria falsa em que alternam portas e pequenas janelas; fachadas rematadas por beirado assente sobre cimalha envolvente, com três linhas de rasgamento de vãos semelhantes ao verificado para as fachadas exteriores. A S. logradouro parcialmente ocupado com vários edifícios, destacando-se o actual ginásio (anterior picadeiro). com cobertura redonda. INTERIOR: salienta-se a entrada - área de distribuição, de secção oval, os corredores com cobertura em abóbada de meio-canhão, as salas de armas, as escadas de granito com abóbada em semi-círculo e a sala do Conselho Regimental, disposta no eixo do segundo piso. No segundo andar, por cima da entrada, a biblioteca com cobertura em abóbada de arestas decorada com pinturas murais alusivas à vida militar: em cada pano, divididos entre si por moldura pintada de cores ocre e vermelho, uma cartela castanha da qual pendem grinaldas as quais se seguram dois putti, encerram uma variedade de objectos como elmos, estandartes, charamelas, tambores, lanças, escudos, espadas, coroas, canhões, clarins e armaduras.

Acessos

Largo dos Castelos, sito ao cimo da Rua de Cicioso

Protecção

Incluído no Centro Histórico da Cidade de Évora (v. PT040705050070) / Incluído na Zona de Protecção do Colégio do Espírito Santo (v. PT040705210023)

Enquadramento

Urbano, numa das zonas de expansão quinhentista, posteriormente delimitada pelo Baluarte do Picadeiro ( face O. ); a frontaria a N., isolada num pequeno largo inclinado onde pontuam construções vernáculas, de um ou dois pisos, quase sempre modestas. A face NO. está parcialmente ocupada por várias construções particulares e pela Igreja do Senhor Jesus da Pobreza ( v. PT040705210096 ), igualmente afecta ao quartel; o lado S. integra-se em zona relativamente liberta, em que pontuam vários edifícios anexos à construção principal, como o ginásio ( antigo picadeiro ), as oficinas, etc.; A fachada E. tem adossadas algumas construções recentes, pertencentes à Polícia do Exército.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: quartel

Utilização Actual

Militar: quartel

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Ministério da Defesa Nacional

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Diogo de Arruda

Cronologia

1577 - 1580 - sofre obras importantes com vista à sua adaptação a depósito do Celeiro Comum (criado no reinado de D. Sebastião); 1736 - instituído por Dom João V o Regimento de Dragões de Évora; verificam-se então importantes trabalhos de adaptação do edifício, de acordo com projecto do capitão engenheiro Miguel Luís Jacob; 1759 - as obras decorrem conforme previstas, mas são suspensas devido à guerra com Espanha; 1772 - conclusão das cavalariças; 1795 - durante o reinado de D.Maria I, inicia-se a conclusão dos trabalhos, que se prolongam até ao século seguinte; 1807 - conclusão dos trabalhos e ocupação do edifício pelo Regimento de Dragões; Séc. 19 - construção do antigo picadeiro - actual ginásio; realização das pinturas murais; 1940 - o Regimento dos Dragões é substituído pelo Regimento de Infantaria número 16 ( RI16 ); 1992 - sede do Quartel General da Região Militar Sul; Séc. 20 - reforço da cobertura do ginásio com arcos de betão; 2002, 07 agosto - Proposta de classificação pelo Quartel-General da Região Militar Sul; 2002, 23 outubro - Proposta de abertura do Processo de classificação pelo IPPAR/DRÉVora; 2002, 25 outubro - Despacho de abertura do Processo de classificação pelo Vice-Presidente do IPPAR; 2004, 20 dezembro - Proposta de 20-12-2004 da DRÉvora para a classificação como IIP - Imóvel de Interesse Público; 2007, 12 dezembro - Parecer do Conselho Consultivo do IGESPAR a propor que se estude a eventual classificação autónoma como MN - Monumento Nacional; 2008, 09 setembro - Proposta DRCAlentejo para a classificação como MN; 2010, 23 março - Parecer favorável à classificação pelo Conselho Consultivo do IGESPAR; 2011, 23 maio - Despacho de arquivamento do Diretor do IGESPAR, por superveniência da classificação como MN do Centro Histórico de Évora,por força da inscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO, que abrange o imóvel.

Dados Técnicos

Estrutura mista de paredes reforçadas por cunhais e pilastras em silharia assentes sobre embasamento em pilares e arcaria, e travadas interiormente por tectos em abóbada (pisos) e coberturas de pendentes, soco e fundação do mesmo material. Pintura mural a seco.

Materiais

Paredes em alvenarias mistas de pedra e tijolo argamassadas, rebocadas e caiadas; cunhais, pilastras, pilares e soco do piso térreo em silharia de granito; alisares de vãos, frisos exteriores, arcos e portal principal em granito; caixilharias em madeira e ferro pintadas; coberturas em telha de canudo com beirado; tectos em tijolo maciço rebocados e caiados; pavimentos exteriores em calçada de granito e mármore; pavimentos interiores em madeira e tijoleira, e escadas em laje de pedra.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Concelho de Évora, Vol.7, Lisboa, 1966; ESPANCA, Túlio, Fortificações e Alcaidarias de Évora, A Cidade de Évora, nº 9-10, Évora, 1945; LIMA, Miguel Pedroso de, O Recinto Amuralhado de Évora, 1996; PEREIRA, Paulo, Evoramonte: a Fortaleza, Lisboa, 1989.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DSE - Direcção dos Serviços de Engenharia do Exército

Intervenção Realizada

DSE - Direcção dos Serviços de Engenharia do Exército: 1992 - 1997 - obras de adaptação do edifício a quartel general; adaptação do 1º piso a escritórios e administração do quartel; consolidação de estruturas. Prevê-se a continuação das obras para adaptação do último piso a zona de arquivos.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Amendoeira 1997 / Joaquim Caetano 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login