Igreja Paroquial de Relíquias / Igreja de Nossa Senhora de Relíquias

IPA.00004405
Portugal, Beja, Odemira, Relíquias
 
Arquitectura religiosa, manuelina, barroca, vernácula. Igreja paroquial de uma só nave que enfileira na tipologia frequentemene utilizada pela Ordem de Santiago, a que pertenceu este edifício, para a construção de templos rurais sob a sua jurisdição. Retábulos de talha barroca, de feição provincial.
Número IPA Antigo: PT040211020011
 
Registo visualizado 322 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal escalonada composta por nave e capela-mor, a que se adossam, à direita, o volume da torre sineira, e à esquerda, a sacristia, diversos anexos e o baptistério. Volumes articulados. Cobertura em telhados de duas águas, diferenciados para a nave e a capela-mor, prolongando-se uma das águas na cobertura da sacristia, anexos e baptistério. Torre sineira coberta por coruchéu escalonado, rematado por catavento de ferro representando uma bandeira. Alçado principal orientado a O., de um pano, rematado por empena polilobulada, coroada por cruz latina de ferro forjado, e portal de verga recta, enquadrado por frontão curvo assente em pilastras, precedido por quatro degraus e encimado por janela coroada por relevo em argamassa. Alçado lateral S. de um pano rematado por beirado e rasgado por portal sobrepujado por janelão. Torre sineira de um pano definido por pilastras e rasgado por olhal em arco de volta perfeita, sob o qual se abre um pequeno óculo. É rematada por cornija encimada por pináculos piramidais escalonados nos ângulos, excepto no ângulo SE., onde se eleva o mostrador do relógio. Em segundo plano, o alçado da capela-mor é rematado por beirado e rasgado por janela. Alçado orientado a E., rematado por empena triangular assimétrica, adornado por cruz latina em xisto e rasgado por fresta. Alçado lateral N. de um pano rematado por beirado, rasgado por portal encimado por óculo circular e precedido por dois degraus, seguido de três frestas. INTERIOR: de uma nave coberta por lage de betão dividida em três planos. O portal principal é resguardado por guarda-vento de madeira e vidro, tendo à direita de quem entra pequena pia de água benta, em cantaria, embutida na parede. Do mesmo lado abre-se um portal sobrepujado por um janelão, seguido por uma pia de água benta de cantaria, embutida na parede, e dois alterais laterais faciais, enquadrados por arcos de volta perfeita com retábulos de talha dourada e policromada. Do lado do Evangelho abre-se um arco de volta perfeita que conduz ao baptistério, coberto por abóbada de arestas, tendo ao centro uma chave de pedra com a figuração de uma cruz grega. Pia de água benta em cantaria, com fonte de secção octogonal e pé circular. Seguem-se duas capela laterais faciais, simétricas às que lhes ficam defronte. Acesso à capela-mor por arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras. Capela-mor com cobertura em lage de betão dividida em três planos, altar-mor precedido por três degraus e guarnecido com retábulo de talha dourada e policromada e amplo camarim ladeado por duas maquinetas envidraçadas. Na parede do lado da Epístola abre-se a porta de acesso à torre sineira e uma janela. Na parede do lado do Evangelho rasga-se a porta de acesso à sacristia.

Acessos

Adro da Igreja; Rua das Escolas. VWGS84 (graus decimais) lat.: 37,701542; long.: -8,485815.

Protecção

Enquadramento

Urbana, isolada, enquadrada por adro murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - provável construção; séc. 18, meados - altares de talha dourada e policromada; séc. 18, segunda metade - remodelação da fachada principal; séc. 19 - altar-mor; década de 1980 - recuperação global do edifício, incluindo substituição das coberturas e execução de lage de betão, remoção de mesas de altar, substituição do pavimento, redouragem de retábulos de talha dourada e policromada, instalação do guarda-vento, infraestruturas.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria de pedra e cal, rebocada e pintada, cobertura em telha lusa, pavimentos de tijoleira e xisto, elementos secundários de cantaria, retábulos de talha dourada e policromada.

Bibliografia

QUARESMA, António Martins, Odemira. Subsídios para uma Monografia, vol. 1, Odemira, 1989.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login