Castelo do Mau Vizinho / Castelo de Pontega

IPA.00004388
Portugal, Évora, Arraiolos, Igrejinha
 
Construção romana, com uma representação curiosa na região de Évora, apesar de nas suas imediações abundarem materiais romanos de construção e funerários, o que comprova utilização em época romana, aparentemente não obedece, como os seus congéneres, aos cânones arquitectónicos romanos, podendo ser mais remoto. Considerado como protótipo do Cabeço do Mouro (v. PT040705020074).
Número IPA Antigo: PT040702020020
 
Registo visualizado 1529 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar  Atalaia    

Descrição

Planta sensivelmente quadrada, edificada com ciclópicos blocos de silharia de granito, alguns emalhetados, dispostos em duas fieiras paralelas constituindo paramentos duplos, de que restam as fieiras contíguas ao pavimento, solidamente implantadas no solo. Os paramentos expostos a N. e S. medem c. de 18 m, os expostos a E. e O. medem c. de 16 m. Resta grande parte do paramento O., com 6 poderosos silhares, grande parte também do paramento N., com 7 silhares, o cunhal NE. e o cunhal SO.. A construção implanta-se sobre sólida plataforma artificial, de aterro, com vestígios de acesso pela face E.. Numa vasta área envolvente disseminam-se materiais de construção romanos, telhas, tijolos, silhares graníticos.

Acessos

EM de Igrejinha para Azaruja, a c. 4 Km de Igrejinha, é bem visível da estrada, a N.. Pode-se aceder-lhe através do caminho que leva ao monte da Herdade de Coudeçal ou de Pontega.

Protecção

Enquadramento

Rural, destacado, harmónico, em planície de atenuado pendor sobre a Ribeira de Pontega, da bacia do Divor, erguido sobre suave mas notável plataforma.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: atalaia

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 01 a.C.

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 01 a.C - construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Silharia de granito

Bibliografia

BARATA, António Francisco, O Castelo do Mauvizinho, O Manuelinho de Évora, 6 Novembro de 1901; BARATA, António Francisco, Calantica, Notícias de Évora, nº 1028 e 1032, 1904.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Este tipo de monumentos encontra-se actualmente em estudo por vários investigadores.

Autor e Data

Castro Nunes 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login