Capela de Nossa Senhora das Necessidades

IPA.00004385
Portugal, Évora, Arraiolos, União das freguesias de Gafanhoeira (São Pedro) e Sabugueiro
 
Arquitectura religiosa, vernacular. Capela de planta longitudinal composta por alpendre, nave e capela-mor. Fachada principal em frontão triangular, com vãos em eixo composto por portal de verga recta, encimado por janela. Coberturas interiores em abóbada de berço, ostentando as paredes azulejos seiscentistas, tipo tapete. A orientação do eixo da cobertura da ábside, perpendicular ao eixo estruturador do conjunto, indicia antiguidade deste corpo, que eventualmente pertencia ao templo primitivo visitado em 1534.
Número IPA Antigo: PT040702050013
 
Registo visualizado 816 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta centralizada, estruturada por um eixo longitudinal E. - O., composta pela articulação horizontal de galilé de planta rectangular, nave e ábside. Cobertura diferenciada em telhados de duas águas na galilé e nave e na ábside, com a cumieira sobreposta ao eixo estruturador. Fachada principal constituída por três registos, rasgando-se, no primeiro o vão da galilé, de arco de volta perfeita. No segundo, rasga-se amplo janelão rectangular e, no terceiro, o frontão triangular rematado por cruzeiro e ladeado por fogaréus. As fachadas laterais e testeira ficaram embebidas por casario adventício. INTERIOR da galilé coberta de abóbada de aresta e os restantes corpos por abóbadas autónomas de canhão. Os paramentos da nave são revestidos de azulejo de tapete, com alguns retábulos figurados. O púlpito, encostado ao paramento N. da nave, repousa sobre monumental ara romana em calcário.

Acessos

EN 114/4, de Arraiolos para Montemor-o-Novo; a c. 5 km. de Arraiolos, tomar desvio para São Pedro da Gafanhoeira; andar c. de 1 km. e tomar desvio por caminho vicinal de terra, à mão esquerda, O., em direcção à Herdade das Hortas; a Capela situa-se a c. 800 m. a N. do monte da Herdade. VWGS84 (graus decimais) lat. 38,742202 long. -8,076126 (à freguesia).

Protecção

Enquadramento

Rural, destacado, isolado, em sopé de elevado cabeço onde se situava fortaleza romana.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: fundação

Afectação

Fundação da Casa de Bragança

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1534 - visitação do Cardeal Bispo de Évora D. Afonso, dando conta de existência de templo primitivo; séc. 17 - reconstrução do templo; 1996, 5 de janeiro - Proposta da CM de Arraiolos para a classificação do imóvel como VC; 1996, 8 de julho - Proposta de abertura do processo de classificação pelo IPPAR/DRÉvora; 1996, 15 de julho - Despacho de abertura do processo de classificação pelo Vice-Presidente do IPPAR; 2002, 18 de novembro - Proposta do IPPAR/DRÉvora para a classificação como IIM; 2003, 7 de maio - Parecer do Conselho Consultivo do IPPAR, no sentido do processo ser remetido à autarquia para uma eventual classificação como Interesse Municipal; 2003, 15 de maio - Despacho de encerramento do processo de classificação pelo Presidente do IPPAR.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Alvenaria, cantaria de granito.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, vol. 8, Lisboa, 1975.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Castro Nunes 1995

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login