Fonte das Bicas / Fonte Monumental da Praça / Fonte da Praça

IPA.00004378
Portugal, Évora, Alandroal, União das freguesias de Alandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha (Nossa Senhora do Loreto)
 
Fonte barroca, de caixa rectangular com frontispício de pilastras rematado por fogaréus nos ângulos e dois bustos laureados ladeando o escudo real ao centro. O inovador sistema hidráulico no qual o caudal era igualmente aproveitado para a rega dos pomares e hortas do arrabalde. No tabuleiro da Fonte encontram-se gravados cinco tabuleiros de Alquerque de Nove, antepassado do Jogo das Damas. Destaque para a sua localização, no centro da vida comunitária da vila, revestindo o monumento uma importância simbólica muito forte para toda a população, funcionando como ponto aglutinador.
Número IPA Antigo: PT040701010013
 
Registo visualizado 635 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Composta por caixa de alvenaria de planta rectangular, cornija pronunciada e cobertura em telhado de duas águas. Frontaria, virada a SO, em mármore, dividida em três painéis apilastrados, decorados por grinaldas de flores. Frontispício triangular, centrado pelo escudo das armas reais, com remate de coroa fechada e acrotérios de fogaréus. A direita e à esquerda do frontispício dois bustos laureados, com inscrições, sobre plintos de volutas com enrolamento. O tabuleiro da fonte é ladeado de muros altos com bancos de repouso, cujo acesso é feito através de quatro degraus no sentido descendente e em cujas cantarias se encontram gravados cinco tabuleiros de Alquerque de Nove. Tem anexo um bebedouro para gado. A taça da fonte, de boas proporções, recebe a água de um depósito, na parte inferior da frontaria, decorado por um friso de seis bicas zoomórficas, representando cabeças de leões.

Acessos

Rua Grande, Praça da República

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 612/2013, DR, 2.ª série, n. º182, de 20 setembro 2013

Enquadramento

Urbano, na praça principal da vila que constitui o centro da urbe e naqula se realizam a feira e mercado locais.

Descrição Complementar

Inscrições dos bustos: (direita) - HIC MRIS / ORA DEVS PANDIT / REGNATOR AQVARVM / TANTALIA VT FVGIAT PECTORE DIRA SITIS; (esquerda) - HVC / LACRIMAT / THETIS: VT PLORAS / SITIBVNDE VIATOR / ALLA VT TVRIDEAS. BIBE, FVGIT AMANS.

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

José Pereira e Nicolau da Rocha (construção do tanque de lavagem)

Cronologia

1708 - já exisitia a fonte, embora seja apontada como obra tardia do reinado de D. Pedro II; Séc. 18 - o vasto manancial de água que alimenta a fonte levou a que se construísse ali um lago para aproveitamento da água para rega dos pomares e hortas do arrabalde da vila, considerada de superior qualidade, e à qual eram atribuídas propriedades termais; devido à abundância de águas em toda a vila existiram nos seus arredores dois pântanos que foram tapados para segurança da população e sobre cujas obras de enchimento se ergueram dois padrões comemorativos reveladores da importância que tal medida teve para a população; 1786 - 1790 - reparações levadas a cabo pela Câmara Municipal; construção da actual caixa de alvenaria; 1778 - construção anexa à fonte do lago ou tanque de lavagem do povo que existiu até ao princípio deste século, 2010, 7 janeiro - Proposta de classificação pela CM do Alandroal; 2010, 12 março - proposta de abertura do processo de classificação pela DRCAlentejo; 2010, 14 junho - Despacho de abertura do processo de classificação pelo Diretor do IGESPAR; 2011, 17 junho - Anúncio n.º 8322/2011, DR, 2.ª Série, n.º 116, determinando a abertura do procedimento de classificação; 2011, 5 agosto - Proposta da DRCAlentejo para a classificação como MIP - Monumento de Interesse Municipal e de ZEP; 2011, 5 dezembro - Parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura relativo à proposta de classificação como MIP e à ZEP; 2012,12 junho - Anúncio nº 12780/2012, DR 2.ª série, n.º 113, relativo a Projeto de decisão de classificação como MIP - Monumento de Interesse Público e fixação da respetiva ZEP.

Dados Técnicos

Materiais

Mármore (frontaria), alvenaria rebocada e caiada com cunhais e cornija de mármore (caixa)

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, Lisboa, 1978; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/14474949 [consultado em 1 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Câmara Municipal de Alandroal

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Existem ainda outras fontes na zona sem qualquer ornamento artístico mas que provam a abundante existência de água na vila de Alandroal.

Autor e Data

Paula Amendoeira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login