Igreja de São Domingos / Ermida de São Domingos

IPA.00004375
Portugal, Évora, Vila Viçosa, Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu
 
Arquitectura religiosa, tardo-renascentista, barroca. Igreja de planta longitudinal composta por alpendre aberto, nave única, capela-mor mais estreita e dependências adossadas à fachada lateral esquerda. É escassamente iluminada na capela-mor por pequena fresta existente na fachada lateral direita e nas dependências por janela rectilínea. Fachada principal rematada em empena, rasgada por portal de verga recta moldurado, encimado por friso e cornija. Fachada lateral direita composta por arcada cega assente em plintos paralelepipédicos. Sineira rasgada por olhal de volta perfeita rematada por cornija. Estrutura arquitectónica semelhante à da Ermida de São Bento (v. PT040714030026). No interior coberturas da nave e da capela-mor, respectivamente em abóbada de berço e em cúpula, revestidas por pinturas murais de duas campanhas distintas: na capela-mor datáveis de finais de seiscentos, com motivos de brutescos e na nave setecentistas, figurando episódios da vida de São Domingos e arquiteturas perspetivadas; nas parede fundeira da nave uma cena de caçada a cavalo, oitocentista, tema este igualemnte presente na Ermida de São Bento (v. IPA.00024831). O alpendre é posterior à construção da igreja. Pinturas murais dos Séc. 17, 18 e 19.
Número IPA Antigo: PT040714030013
 
Registo visualizado 359 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave rectangular, capela-mor mais estreita, nártex e dependências laterais; volumes articulados, massas dispostas na horizontal com cobertura diferenciada em telhados de duas águas na nave e nártex, de uma água nas dependências e em domo semi-esférico na ábside. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com fenestrações sem protecção e cobertura assente directamente no pano mural. Fachada principal voltada a O., composta pelo nártex rematado em empena apresentando ao centro e de ambos os lados pináculos, com arcada constituída por cinco arcos de volta perfeita, apoiados em pilastras com friso saliente e tecto em travejamento de madeira. Portal de verga recta moldurado e encimado por friso e cornija, com vão protegido por porta de madeira de duas folhas pintada de castanho; em segundo plano, destaca-se o corpo da nave, rematado em empena escalonada elevando-se no topo uma sineira com olhal em arco de volta perfeita rematada por cornija; à esquerda a antiga casa do ermitão, com acesso por porta de verga recta. Fachada lateral N. cega de três panos. Fachada lateral S. rasgada por estreita fresta em capialço na capela-mor e por arcada cega constituída por três arcos de volta perfeita assentes em plintos paralelepipédicos. Fachada posterior, voltada a E., rasgada por janela rectilínea na zona das dependências e rematada em empena recta. INTERIOR: espaço diferenciado entre a nave rectangular e a capela-mor quadrangular; nave com cobertura em abóbada de berço, revestida por pinturas murais figurando episódios da vida do orago: A Aparição da Virgem a São Domingos, A Instituição do Culto do Rosário e São Francisco de Assis e São Domingos de Gusmão Sustentáculos da Igreja; os episódios são divididos por molduras em trompe l'oeil, com elementos de arquitectura perspectivados, entre eles atlantes suportando coberturas, colunas, cartelas e frisos; a paleta pauta pelas cores quentes, terracota, ocres e vermelhões, alternando com azuis e verdes; na parede fundeira, sobre o portal principal, cena de caçada a cavalo, onde figuram florestas, uma pequena capela e algumas ruínas; sobre o arco triunfal um escudo de armas dos dominicanos pintado entre albarradas de flores. Capela-mor com cobertura em cúpula, revestida por pinturas murais de brutescos, flores e querubins; altar-mor constituído por um altar e nicho *1.

Acessos

A E. de Vila Viçosa, a c. de 500m da Aldeia de Baixo de Bugios, hoje contígua à vila, no lugar da Horta da Trombeta

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 307/2013, DR, 2.ª série, n.º 99 de 23 maio 2013

Enquadramento

Peri-urbano, isolado e em destaque, no cimo de um outeiro, a algumas centenas de metros da zona de expansão E. de Vila Viçosa, disfrutando duma vasta panorâmica sobre a cidade e os campos em redor. A zona envolvente é em terra batida com excepção da fachada principal, que se encontra voltada à via pública alcatroada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Em obras

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16, meados - fundação da ermida por D.Teodósio, Duque de Bragança; séc. 17, finais - execução das pinturas da cúpula do altar-mor e provável acrescento do nártex; séc. 18 - execução das pinturas da nave, do retábulo de talha dourada, dos azulejos do altar; séc. 19, inícios - execução das pinturas em marmoreado, no rodapé da nave e roubo do sino; 1834 - administração da ermida por Luís de Sousa Brandão; séc. 20, 2ª metade - roubo dos azulejos e do retábulo do altar-mor; 1986 - Processo de classificação iniciado no IPPC; 2005, 28 julho - Proposta do IPPAR/DRÉvora para abertura do processo de classificação; 2005, 07 dezembro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo Presidente do IPPAR; 2012, 20 de fevereiro - Anúncio n.º 3782/2012 de abertura do procedimento de classificação do imóvel, publicado no DR, 2.ª série, n.º 36; 2012, 19 abril - Proposta da DRCAlentejo para a classificação como MIP - Monumento de Interesse Público; 2012, 18 junho - Parecer favorável à classificação como MIP pela SPAA do Conselho Nacional de Cultura; 2012, 12 novembro - publicado no DR, nº 218, 2ª série, o Anúncio nº 13673/2012 de Projeto de Decisão relativo à classificação como MIP.

Dados Técnicos

Estrutura mista descarregando em arcada cega, com alpendre assente sobre arcos de volta perfeita. Pinturas murais afresco na capela-mor

Materiais

Estrutura em alvenaria mista de pedra e tijolo, rebocada e caiada; lintel e ombreiras do vão de entrada em mármore; cobertura exterior em telha de canudo; travejamentos dos tectos e porta de madeira; pavimentos em tijoleira.

Bibliografia

ESPANCA, Padre Joaquim da Rocha, Memórias de Vila Viçosa, vol. 4; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, Lisboa, SNBA, 1978.

Documentação Gráfica

IPPAR: DRE; CMVV

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IPPAR: DRE; CMVV

Intervenção Realizada

2005 / 2006 - obra de recuperação total com execução de novos rebocos interiores.

Observações

Na nave existiam dois retábulos laterais com representações de episódios tradicionais ou lendários da vida do orago: São Domingos alimentado pelo leite da Virgem, Recepção dada pelo Papa Inocêncio III e A queima de livros sentenciados pelo Santo Ofício; o retábulo-mor era em talha dourada composto por quatro colunas salomónicas decoradas com elementos zoomórficos e vegetalistas, com lambrequins e pâmpanos a enquadrar o nicho com a imagem de São Domingos.

Autor e Data

Paula Amendoeira 1998 / Rute Antunes 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login