Igreja Paroquial de Terena / Igreja de São Pedro

IPA.00004350
Portugal, Évora, Alandroal, Terena (São Pedro)
 
Arquitectura religiosa, quinhentista. Igreja paroquial com capela-mor quinhentista, de abóbada nervurada, corpo da nave setecentista, pós terramoto, de nave ampla em abóbada de berço quebrado com penetrações.
Número IPA Antigo: PT040701050016
 
Registo visualizado 371 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta composta, longitudinal, volumes articulados na vertical, cobertura diferenciada em telhado. Fachada axial a O. compõe-se de portal, de verga esculpida com o emblema de São Pedro e janelão gradeado. Empena triangular rematada por volutas com enrolamento. do lado S. a torre quadrada de cúpula bolbosa e pináculos nos ângulos. Fachada N. contrafortada. INTERIOR: espaço diferenciado, nave de planta rectangular, bem iluminada por janelas laterais e janelão central. Cobertura em abóbada de lunetas dividida em três tramos por arcos torais assentes em pilastras a imitar cantaria. Púlpito do lado da Epístola, com base quadrada e balaústres. Coro-alto sobre arco abatido, pilastras e gradeamento. Capela baptismal do lado da Epístola, vulgar, de planta rectangular e tecto em abóbada de berço, tem acesso por cancela de ferro. A nave tem duas capelas laterais junto da capela mor, em arcos plenos, dedicadas a São Miguel ( Epístola ) e Sagrado Coração ( Evangelho ). No corpo da igreja várias sepulturas pavimentares em mármore com inscrições. Capela mor antecedida de arco mestre ornamentado na parte superior por pintura a fresco. Planta quadrangular e abóbada com nervagem de aresta viva com bocetes estando o central decorado com os atributos de São Pedro. Alçados e panos das ogivas cobertos por azulejos plícromos. Retábulo em talha dourada e policromada de arco pleno com colunas salomónicas e a imagem de São Pedro exposta no centro. Sacristia rectangular com cobertura em abóbada de berço. Na Sacristia pia baptismal quinhentista, octogonal e lavabo em mármore esculpido,

Acessos

Rua Direita

Protecção

Enquadramento

Urbano. Em zona desafogada de construções, no ponto dominante da vila, em adro elevado, arborizado, com acesso por escadaria.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1394 - primeiras referências à Igreja de São Pedro; Séc. 16 - construção da actual igreja; Séc. 18 - importantes reedificações, principalmente a seguir ao terramoto alteraram muito a igreja quinhentista; 1859 - campanha de obras na igreja, com especial incidência na nave.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes com tectos em abóbadas e cobertura em telhado

Materiais

Alvenarias rebocadas e caiadas. Abóbadas em tijolo maciço rebocadas e caiadas. Azulejos no revestimento da abóbada da capela mor, ferro no gradeamento do baptistério, mármore na pia baptismal

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, Lisboa, 1978.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova: 1996 - 1997 - conservação, recuperação de parte das coberturas.

Observações

Autor e Data

Paula Amendoeira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login