Ermida de Nossa Senhora das Neves

IPA.00004348
Portugal, Évora, Alandroal, União das freguesias de Alandroal (Nossa Senhora da Conceição), São Brás dos Matos (Mina do Bugalho) e Juromenha (Nossa Senhora do Loreto)
 
Arquitectura religiosa, gótica, manuelina. Ermida quinhentista típica da arquitectura religiosa rural alentejana composta de nartex, corpo da nave e capela-mor cobertos interiormente em abóbada e completamente revestidos de pinturas murais.
Número IPA Antigo: PT040701010011
 
Registo visualizado 289 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta composta, longitudinal, volumes articulados na horizontal, Cobertura diferenciada em telhado. Fachada principal a NE. tem nartex de três arcos assimétricos, empena triangular, encimada no eixo pelo campanário com sineta, sob o qual se encontra uma janela de pequenas dimensões de iluminação da nave. Portal em arco de lanceta, chanfros e bases de ornamentos florais. INTERIOR: nave rectangular com cobertura em abóbada de berço, completamente revestida, com excepção do rodapé, de pinturas murais representando na cobertura figuras de atlantes, tronos, sereias, medalhões de paisagens, volutas, o sol, a lua e no centro a cena da Assunção da Virgem. Nos alçados dispõem-se 14 painéis moldurados por largas faixas de ramagens, figurando do lado do Evangelho: São Paulo, São Bento, Santa Genoveva, Santa Catarina de Alexandria, Santa Rita de Cássia, Santa Clara e Santa Ana ensinando a Virgem a ler. Do lado da Epístola: São Pedro, Santo António, Santa Inês, Santa Luzia, São Domingos de Gusmão e Ressurreição de Cristo. A nave tem apenas um altar, do lado da Epístola, também revestido com composição mural a fresco, com arco redondo. Púlpito colocado à entrada da ermida no lado do Evangelho, de planta circular e balaustres em ferro, com acesso por degraus de alvenaria. Capela mor de planta quadrangular, com porta lateral de acesso ao cemitério, tem tecto em abóbada de ogivas polinervadas, de chanfros nascentes de mísulas, fresta do lado S.. Altar com retábulo de mármore branco e negro, com nicho envidraçado no centro. Duas sepulturas, uma na capela mor e outra na nave.

Acessos

EN 255, no cemitério municipal a 400m a S. da vila.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Periurbano. Integrada no cemitério municipal, parcialmente cercada pelos muros deste. Construída em pequena elevação com domínio da paisagem circundante, tendo como pano de fundo a vila de Alandroal situada a curta distância.

Descrição Complementar

Inscrições das sepulturas: capela mor - AQ.I IAZ FELIPA. CA / BREIRA. DAS DONAS / E. DE. BARBVDO. FIL / HA. DE BERTOLAME / V. QUABREIRA. IVSA. / RTE. FALECEO DE I / DADE. D.66. ANOS / A. 19. DOVTVBRO / DE. 1570; nave - S.A DE MOR GO / MES E DE SEVS / IRDEIROS

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Sec. 16 - Fundação da ermida nos antigos terrenos concelhios da Mata, com o patronímico primitivo de Nossa Senhora das Hervas, com festas anuais a 5 de Agosto; 1722 - execução das pinturas murais da nave; 1884 - integrada no Cemitério Público, nesta data transferido da praça de armas do Castelo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenarias de pedra e tijolo rebocadas e caiadas, abóbadas em tijolo rebocadas e caiadas; telha, tijoleira, mármore

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, Lisboa, 1978.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Amendoeira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login