Ermida de São Pedro

IPA.00004344
Portugal, Beja, Odemira, São Salvador e Santa Maria
 
Arquitectura religiosa, manuelina, popular / vernácula. Ermida de peregrinação de nave única, cuja planimetria e composição dos alçados são característicos da popularização dos modelos contrutivos do manuelino no Baixo Alentejo.
Número IPA Antigo: PT040211080019
 
Registo visualizado 149 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de peregrinação  

Descrição

Planta longitudinal escalonada, composta por nártex, nave e capela-mor, tendo adossadas a sacristia do lado esquerdo e a casa do ermitão e outras dependências para arrumos do lado direito. Cobertura diferenciada em telhado de duas águas para o nártex, a nave e a capela-mor e em telhado de uma água para a sacristia e as casas anexas. Fachada principal orientada a E., de um pano onde se rasga arco de volta perfeita resguardado por gradeamento de ferro forjado; empena triangular coroada por companário com olhal em arco de volta perfeita e remate triangular coroado por cruz; à direita adossa-se o volume da casa do ermitão, com porta. Alçado S. de pano único rematado por beirado, destacando-se duas frestas de iluminação da nave, em arco de volta perfeita, e o volume da sacristia, cego, com porta orientada a E. Alçado O. com cabeceira de um só pano, com duas frestas de iluminação em arco de volta perfeita e remate em empena triangular; volume da sacristia ligeiramente recuado, cego. Alçado N. cego, a que se adossam a casa do ermitão e dependências para arrumos, com duas janelas de iluminação. INTERIOR: nártex com cobertura em forro de madeira, em três planos, portal de verga recta com chanfros nas ombreiras e porta em madeira, almofadada. Nave única, com cobertura em forro de madeira, em três planos. à direita de quem entra, pia de água benta encastrada na parede, com decoração de figura antropomórfica ladeada por duas palmas. As paredes apresentam friso a meia-altura; no prospecto do lado do Evangelho, rasgam-se duas frestas em arco de volta perfeita. Acesso à capela-mor por arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras e um degrau. Cobertura em forro de madeira, em três planos. Na capela-mor rasga-se um nicho ladeado por duas frestas em arco de volta perfeita. Na parede do lado do Evangelho rasga-se a porta de acesso à sacrista. Sacristia com cobertura em forro de madeira.

Acessos

São Pedro, EN 393 Odemira - Vila Nova de Milfontes, km. 20.

Protecção

Incluído no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Enquadramento

Rural, destaque, isolado, rodeado por um pequeno conjunto de residências.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de peregrinação

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 15, finais - Séc. 16 - construção; 1996 - durante o Inverno colapso da cobertura da nave.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, pavimento de tijoleira.

Bibliografia

CLASO - Conselho Local de Acção Social de Odemira, Pré-diagnóstico do concelho de Odemira, Odemira, CLASO, 2005.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

125 m2

Intervenção Realizada

Paróquia: Séc. 20 - diversas obras de recuperação; Paróquia / Serviços Técnicos da Câmara Municipal de Odemira: 1996 - obras de reposição da cobertura; conservação geral.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login