Ermida de São Sebastião

IPA.00004340
Portugal, Beja, Ferreira do Alentejo, União das freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros
 
Arquitectura religiosa, manuelina, rococó, neoclássico. Pequeno santuário rural, com planimetria e composição dos alçados características da popularização da tipologia construtiva quinhentista. Remate da cobertura da capela-mor manuelino. Retábulo rococó. Decoração pictórica de sóbria feição neoclássica.
Número IPA Antigo: PT040208020005
 
Registo visualizado 205 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal escalonada, composta pela nave e capela-mor, mais estreita, a que se adossa do lado direito a casa do ermitão, formada por duas divisões. Cobertura da nave diferenciada em telhado de duas águas, prolongando-se a da direita de modo a cobrir a casa do ermitão, e da capela-mor, mais alta, em telhado de quatro águas, tendo ao centro um pináculo cónico ornamentado por esferas. Fachada principal orientada a O., de um pano, com empena triangular rematada por campanário com olhal em arco de volta perfeita, portal de verga curva. Alçado S. com o volume da casa anexa ligeiramente mais curto do que a nave, com porta orientada a O. e chaminé, e o volume da capela-mor de um pano, definido por pilastras, com fresta entaipada. Alçado E., de um pano, cego. Alçado N. com o volume de um pano, cego, e o do volume da capela-mor, ligeiramente recuado, de um só pano definido por pilastras. Interior de uma nave, de três tramos separados por arcos diafragma ogivais, toda contornada à volta por poiais, tendo à esquerda de quem entra o púlpito em alvenaria; cobertura em telha vã; pavimento em tijoleira. Acesso à capela-mor por arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras e dois degraus. Altar de alvenaria com retábulo e nicho de alvenaria com decoração relevada e estucada; cobertura em cúpula, revestida por composições de pintura mural com friso em grega, moldurações geometrizantes e remate em roseta.

Acessos

Prolongamento da Rua do Movimento das Forças Armadas, por detrás da Fonte das Bicas ou Fonte Velha (v. PT040208020010).

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Peri-urbano, destaque, isolado, numa planície.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Em obras

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, inícios - construção; Séc. 18, finais - retábulo; Séc. 19, inícios - decoração pictórica; 2012, finais - aquisição do imóvel pela autarquia, pelo valor de 6.800Eur, e ínício de obras de requalificação e adaptação a pólo do Museu Municipal.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, pavimento de tijoleira, retábulo de alvenaria

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, vol.1, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMFerreira do Alentejo: 2012 - obras de requalificação, empreitada avaliada em 51.400Eur financiada pelo InAlentejo no âmbito do projeto de Reabilitação Urbana de Ferreira do Alentejo.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login