Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Graça de Padrões / Igreja de Santa Bárbara

IPA.00004323
Portugal, Beja, Almodôvar, União das freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões
 
Arquitectura religiosa, manuelina, popular. Igreja paroquial de cunho vernacular, característico do surto construtivo dos finais do reinado de D. Manuel no Baixo Alentejo, documenta a popularização das formas arquitectónicas do manuelino de âmbito regional. A igreja destaca-se pelas pinturas murais da abóbada da capela-mor, de características tardo-pombalinas e de acentuada inspiração palaciana.
Número IPA Antigo: PT040202070009
 
Registo visualizado 164 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, escalonada, composta por nave, capela-mor e camarim, mais estreitos, tendo adossada, do lado direito, a sacristia; junto à entrada, do lado direito, ergue-se a torre sineira, e do lado oposto o baptistério. Volumes articulados com coberturas diferenciadas, sendo as da nave, da capela-mor e do camarim de duas águas, a da sacristia de uma água, a do baptistério de três águas e da torre sineira resolvida em coruchéu octogonal. Fachada principal orientada a O., de um só pano rematado por empena triangular. Portal de verga recta, adintelada, de cantaria, encimado por cruz da Ordem de Santiago com os cronogramas de "1623" e "1877", e por pequeno óculo cilíndrico. Torre sineira de dois pisos separados por moldura de argamassa, com olhal de arco de volta perfeita, sobrepujado por cornija curva com pináculos piramidais nos acrotérios; coruchéu octogonal coroado por esfera e cruz de ferro com catavento. Alçado lateral S. de sete panos separados por contrafortes, correspondendo o primeiro à torre sineira, com a escada de acesso adossada, resguardada por murete de alvenaria; portal lateral no terceiro pano; no sexto pano destaca-se o volume da sacristia, com porta de acesso e janela. Alçado E. cego com contrafortes, empena triangular e contraforte angular a SE. Alçado lateral N. de cinco panos separados por contrafortes, destacando-se do quarto pano o volume cego do baptistério. Interior de uma nave, dividida em cinco tramos por arcos-diafragma ogivais. Cobertura de madeira. No segundo tramo do lado do Evangelho abre-se o arco de acesso ao baptistério com cobertura em cúpula. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras, decorado com pinturas murais, de que se vêem também fragmentos nas paredes. Capela-mor com cobertura em abóbada de berço, decorada com pinturas murais. Altar e retábulo de alvenaria com camarim e trono eucarístico, ladeado por mísulas e duas portas, decorado por estuques policromados. Acesso desnivelado por dois degraus. Pia de água benta de cantaria.

Acessos

Largo da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, em destaque, isolado, rodeado por adro parcialmente murado.

Descrição Complementar

As pinturas do tecto da capela-mor representam no medalhão central a "Coroação da Virgem pela Santíssima Trindade" envolta por Anjos e Querubins, e nos medalh_es laterais as "Quatro Virtudes Teologais" enquadradas nos espaços em reserva por anjos com flores e turíbulos. Os medalhões possuem molduras com elementos vegetalistas.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, primeira metade - construção; 1623 - portal e torre; séc. 18, finais / séc. 19, inícios - altar-mor e retábulo e decoração pictórica da capela-mor e da nave; 1877 - obras de recuperação; 2007, 03 de Abril - Proposta de classificação pela CM de Almodôvar; 2009, 03 de Março - Proposta de encerramento do processo de classificação pela DRCAlentejo, por não ter valor nacional; 2009, 19 de Março - Despacho de encerramento do processo de classificação pelo Director do IGESPAR.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante (nave); estrutura mista (nave).

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cobertura em telha lusa, portal e elementos secundários de cantaria, altar e retábulo-mor de alvenaria decorado por estuques polícromos, pinturas murais.

Bibliografia

COELHO, José Maria Afonso, Foral de Almodôvar, 2ª ed., Almodôvar, 1987.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Padrões, com projecto do Gabinete de Apoio Técnico de Beja: 1995 - 1997 - obras de conservação geral.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login