Igreja Paroquial de Santo André / Igreja de Santo André

IPA.00000432
Portugal, Setúbal, Santiago do Cacém, Santo André
 
Arquitectura religiosa, rococó, pombalina. Igreja paroquial que segue os esquemas da arquitectura Chã animados por elementos de gosto rococó já bastante tardio, como as empenas polilobadas, as molduras de cantaria dos vãos de perfil elaborado ou o retábulo de talha dourada e policromada, com elementos decorativos assimétricos, de conchas, asas de morcego, flores, etc. A clareza do conjunto, de gosto bastante despojado mas de clara concepção erudita, remete para um gosto pombalino. Destaca-se a concepção erudita do imóvel, com soluções pouco frequentes, como a das capelas colaterais colocadas a 45º, numa solução que lembra a Igreja do Menino Deus (v. 1106530037), mas onde se verifica uma aclimatação ao gosto regional e uma austeridade próxima da arquitectura setecentista da Ordem de Santiago. O portal do baptistério é um bom exemplo de arquitectura manuelina de produção local.
Número IPA Antigo: PT041509070009
 
Registo visualizado 185 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal escalonada, composta por nave e capela-mor mais estreita a que se adossa à direita a sacristia e à esquerda a torre sineira, sobre o baptistério, escadas de acesso ao coro-alto e púlpito e uma dependência. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhado de duas águas para a nave e capela-mor e de uma água para a sacristia, dependência e escadas, cúpula bolbosa na torre sineira. Fachada principal a O. com soco de cantaria e pano único definido por cunhais pintados a azul, rematado por empena polilobada delimitada por cornija pintada a azul; portal de verga curva com moldura de cantaria com pequenas orelhas e chave saliente onde se destaca pátera, rematado por cornija, sobrepujado por janelão de verga curva com moldura de cantaria com chave saliente e pequenas orelhas, encimado por cornija; à esquerda adossa-se a torre sineira, ligeiramente recuada, de 2 registos, com soco saliente de argamassa, um pano definido por cunhais pintados a azul dividido em dois registos por moldura de argamassa pintada; o registo superior é rasgado por olhal em arco de volta perfeita com moldura de argamassa e rematado por cornija pintada; domo bolboso rematado por catavento de ferro assente em base de argamassa pintada. Fachada N. com a torre sineira de esquema idêntico ao alçado principal, apresentando no primeiro registo uma pequena janela parcialmente entaipada, com moldura de argamassa pintada; escadas de acesso ao coro-alto com um pano definido por cunhais e rematado superiormente por cornija e beirado; é rasgado por duas janelas altas, de verga curva, engradadas, com molduras de cantaria e uma porta com moldura de cantaria; dependência com um pano definido por cunhais e rematado superiormente por cornija e beirado, rasgado por duas janelas, a primeira com moldura de cantaria e a segunda com moldura de argamassa pintada, em segundo plano eleva-se a capela-mor com um pano definido por cunhais de argamassa pintada e remate superior em cornija e beirado, rasgado por janela com moldura de cantaria. Fachada E. com capela-mor com soco de argamassa pintada e um pano definido por cunhais de argamassa pintada, rematado por empena polilobada ladeada por urnas de argamassa que coroam os cunhais, janela engradada com moldura de cantaria; à esquerda adossa-se a sacristia, recuada, com soco de argamassa pintada, um só pano definido por cunhais de argamassa pintada e remate em empena, rasgado por porta com moldura de argamassa; à direita adossam-se as dependências de esquema idêntico à sacristia. Fachada S. com a nave de pano único, definido por cunhais de argamassa pintada, com soco pintado e remate superior em cornija pintada e beirado, portal lateral de verga curva, com moldura de cantaria de pequenas orelhas, ladeado a um nível superior por janelas engradadas de verga curva com moldura de cantaria de pequenas orelhas, sacristia com soco de argamassa pintada e um pano definido por cunhais, rematado superiormente por cornija e beirado, rasgado por janela engradada com moldura de cantaria; em segundo plano a capela-mor apresenta soco pintado e um pano definido por cunhais e rematado por cornija e beirado, rasgado por uma janela engradada com moldura de cantaria. INTERIOR: nave coberta por abóbada de berço que arranca de cornija; coro-alto alto assente em duas colunas pintadas, resguardado por balaustrada de madeira pintada; à direita de quem entra pia de água benta de cantaria; do lado da Epístola rasga-se porta lateral, tendo à esquerda pia de água benta, ladeada superiormente por duas janelas, capela lateral facial inserida em arco de volta perfeita, com moldura pintada a azul com chave saliente, assente em pilastras com base de cantaria, mesa de altar e banqueta de alvenaria e nicho em arco de volta perfeita com moldura de chave saliente assente em pilastras; do lado do Evangelho destaca-se o portal do baptistério, sob o coro-alto alto, em arco trilobado dado em toro, com alcachofras pendentes nos encontros, ligadas ao toro por cinta em torçal, coroado por cogulho formado por anel em torçal encimado por três romãs coroadas por uma alcachofra, ladeado por duas pedras de armas, a da esquerda com a cruz de Santo André e a da direita com a cruz de Santiago, o arco é acompanhado interiormente por grinalda de folhas de loureiro com anéis em torçal, apoia-se em colunéis com capiteis de turbante, acompanhados pela grinalda e assentes em bases troncocónicas escalonadas; púlpito com bacia de cantaria e caixa de madeira, capela lateral idêntica à do lado da Epístola; arco triunfal de volta perfeita com moldura de cantaria com chave saliente, assente em pilastras cujos capitéis estão alinhados com a cornija, ladeado por capelas colaterais colocadas a 45º idênticas às descritas. Capela-mor coberta por abóbada de berço assente em cornija, decorada com pinturas murais em grisalha de composição dividida em quatro campos preenchidos por padrão geométrico simulando estuques relevados, destacando-se ao centro um medalhão rectangular com a imagem de Santo André, junto da cornija simula-se uma platibanda; altar-mor precedido por três degraus de cantaria ladeados por presbitérios, com mesa de altar de alvenaria e retábulo de talha dourada e policromada com camarim central em arco de volta perfeita, com trono eucarístico, ladeado por duas mísulas sobrepostas de cada lado, enquadradas por pilastras, o arco é emoldurado e enquadrado por composição de volutas entalhadas e coroado por pintura em " grisaille " representação alegórica da " Fé " sentada num plinto ladeado por volutas; no compartimento situa-se atrás do retábulo está suspensa uma balança; na parede do lado da Epístola abre-se a porta de acesso à sacristia, encimada por janela e um nicho credência em arco de volta perfeita assente em cornijas, do lado do Evangelho repete-se esquema idêntico.

Acessos

Largo da Igreja, Cabeço

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, rodeado por um adro murado a que se acede por escadas, tendo a N. o terreiro da feira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - construção do portal manuelino do baptistério, provavelmente como portal principal da antiga igreja; 1755 - ruína com o terramoto; 1815 - início das obras de construção do templo actual; 1839 - conclusão das obras; 1969 - estragos provocados pelo sismo; 2012, 21 setembro - arquivamento do procedimento de classificação do imóvel, em DR, 2.º série, n.º 184, anúncio n.º 13449/2012.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, portal e elementos secundários de cantaria, pavimentos de tijoleira, telhado em telha de canudo, portas e caixilharias de madeira, grades de ferro, retábulo de talha dourada e policromada, pinturas murais.

Bibliografia

SILVA, António de Macedo e, Annaes do Municipio de Santiago de Cacém, Lisboa, 1869.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1969 - trabalhos de conservação dos estragos provocados pelo sismo; FIPSA: 2000 - pintura geral.

Observações

Fazia-se anualmente junto da igreja uma feira, no dia 30 de Novembro, que chegou a render, no Séc. 19, 24$000 réis de terrado, que revertiam para a fábrica da igreja.

Autor e Data

Ricardo Pereira 2000

Actualização

 
 
 
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