Gravuras rupestres de Molelinhos / Estação de Arte Rupestre de Molelinhos

IPA.00004297
Portugal, Viseu, Tondela, Molelos
 
Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre ao ar livre. Técnicas de gravura de incisão, abrasão e picotagem, sobre xisto. Gravuras filiformes, de armas, instrumentos agrícolas, desenhos geométricos e podomorfos. Grande quantidade de gravuras de armas. Semelhanças com a estação da Pedra Letreira no Concelho de Góis. Disposição irregular das gravuras e dos suportes. Grande diversificação dos motivos.
Número IPA Antigo: PT021821110010
 
Registo visualizado 413 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Arte rupestre      

Descrição

Composta por seis painéis de xisto, insculturados, em grande afloramento de xisto acinzentado com cerca de 500m2. O painel 1 o mais a ocidente está orientado a E. e tem uma inclinação de 45º. Com cerca de 8 x 2m possui centenas de gravuras executadas com três técnicas diferentes de gravação (incisão, abrasão e picotagem). O 2º painel situado a cerca de 4,5m do anterior possui uma inclinação S. / SE. superior a 50º. Tem cerca de 2,6 x 1m, e distribuição irregular de gravuras. O painel 3, situado a cerca de 3m a N. do anterior, tem cerca de 1,5 x 1m. O painel 4 a cerca de 2m para E. do anterior com aproximadamente 35 x 45cm tem gravado um caprídeo com lança e foice. O painel 5 localizado a cerca de 5,5m para E. do painel 2 tem cerca de 1,5 x 0,9m apresenta motivos gravados com as três técnicas de gravação. Sendo o mais significativo um conjunto de linhas cujos vértices convergem num ponto central. O painel 6, situado a 3,5m para E. do painel 5, tem cerca de 75 x 25cm, possuindo apenas riscos incisos. Grande parte das gravuras são riscos aparentemente feitos ao acaso. As outras são lanças, lâminas, punhais, setas, foices, motivos em ziguezague, círculos, triângulos, motivos ramiformes, reticulados, podomorfos.

Acessos

EN 230 para Molelos; EM 610 para Molelinhos, a 4,1 Km. à esquerda para caminho rural antes da ponte; a 1,9 Km., em local de muito difícil acesso e localização. 40º30'13'' Lat. N. - 8º7'47'' Long. O.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 26-A/92, DR, 1.ª série-B, n.º 126 de 01 junho 1992

Enquadramento

Rural, em vale na orla ribeirinha, em terrenos de cultivo.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Idade do Bronze

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Idade do Bronze, final - Idade do Ferro, início - feitura das gravuras; 1932 - descobertas pelo Dr. Almiro do Vale.

Dados Técnicos

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

CARVALHO, Amadeu Ferraz de, A Terra de Besteiros e o Actual Concelho de Tondela, Tondela, 1981; CUNHA, Ana Leite de, Estação de Arte Rupestre em Molelinhos - Notícia preliminar, in Actas das IV Jornadas Arqueológicas, Lisboa, 1991; PEDRO, Ivone, VAZ, João L. Inês, ADOLFO, Jorge, Roteiro Arqueológico da Região de Turismo Dão Lafões, Viseu, 1994.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DSID

Intervenção Realizada

1989 - limpeza, levantamento e estudo da estação.

Observações

Algumas das gravuras serão recentes. A gravura do caprídeo, referida no painel 4 é de execução recente não existindo em meados dos anos 70.

Autor e Data

João Carvalho 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login