Igreja de Escamarão / Igreja de Nossa Senhora da Natividade

IPA.00004267
Portugal, Viseu, Cinfães, Souselo
 
Igreja românica e gótica de planta composta por nave única e capela-mor de menor secção e volumetria; pórtico central e pórtico lateral; arco triunfal de arco apontado assente em impostas; muros de acentuada espessura; fenestração ogival geminada; cachorrada; siglas. Azulejos mudéjares (Séc. 15/16) nos altares laterais do arco triunfal. Inscrição gótica junto ao portal principal.
Número IPA Antigo: PT011804140004
 
Registo visualizado 868 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta composta pela justaposição dos rectângulos da nave e capela-mor. Volumes articuladoss e diposição horizontalista das massas. Coberturas diferenciadas de telhados de 1 e 2 águas; embasamentos. Fachada principal orientada a O. com portal de acesso de arco apontado com arquivoltas decoradas com flores estilizadas e esferas, apoiadas em impostas; fresta central, mísulas e arco a pleno centro vazado portante de sino, no remate das 2 águas do telhado completam a fachada. Pouco abaixo da empena angular alarga-se ligeiramente o pano murário para, à laia de chanfro, limitar pelo seu recorte a cachorrada que à mesma altura segue nos alçados laterais. Alçado N.: embasamento para nivelamento do piso; 2 frestas; cachorrada e cornija. Junto à capela-mor, corpo da sacristia com janela quadrangular incaracterística e no outro alçado porta. Parcialmente visível o corpo da capela-mor em plano mais recuado, é composto de cachorrada e cornija. Alçado E.: janelão de arco apontado geminado e decorado com bolas. Empena angular de altura superior ao telhado com cruz no fecho do alçado. Em plano mais recuado e de maior pé direito, corpo da nave, com rosácea e de recorte angular que a mesmo nível da cachorrada lateral limita o recorte da fachada principal. Alçado S.: portal de arco apontado assente em impostas; mísulas; cachorrada; cornija. Corpo da capela-mor em plano mais recuado composto por fresta; cachorrada e cornija. INTERIOR: Igreja de nave única, capela-mor e sacristia. Tecto de madeira. Arco triunfal de arco apontado assente em impostas. Altar-mor de talha dourada. Altares laterais forrados a azulejo. A capela-mor do Lado do Evangelho possui porta de comunicação com a sacristia que por sua vez dá acesso ao exterior. Tecto de madeira policromada.

Acessos

EN 22, Km 58,9; a 100 m no Largo Artur Soares de Almeida

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 37 728, DG, 1.ª série, n.º 4 de 05 janeiro 1950

Enquadramento

Urbano a meia encosta, isolado e destacado, insere-se m zona sobre o Rio Douro de interesse paisagístico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lamego)

Afectação

Época Construção

Séc. 12 / 13 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 12 - 13 - provável construção da igreja.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito; madeira

Bibliografia

BRAVO, Manuel de Castro Pinto, Monografia do Extinto Concelho de Sanfins da Beira, Porto, 1938; MONTEREY, Guido de, Terras ao Léu - Cinfães, E.A., s.d

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Carvalho 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login