Solar dos Soares de Albergaria

IPA.00004266
Portugal, Viseu, Carregal do Sal, Oliveira do Conde
 
Casa nobre maneirista, de planta rectangular irregular, de linhas relativamente baixas que a capela pouco excede. Desenvolvimento das fachadas pela repetição das janelas a espaços regulares e das formas, com vários alpendres e loggia assente em colunas da ordem toscana. Fachada de grande simplicidade, com capela no extremo. Fachada que abre para os jardins apresenta alguma decoração, nomeadamente na escadaria de dois lanços. Casa mantém as gelosias de madeira nas janelas. Capela com retábulo de talha com a representação da Árvore de Jessé.
Número IPA Antigo: PT021802040005
 
Registo visualizado 448 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, composta, irregular, de volumes articulados, disposição horizontalista das massas, coberturas diferenciadas de telhados de uma, duas e quatro águas. Alçados em cantaria aparente e remate em cornija. Fachada principal voltada a NE., rebocada e pintada de branco, com cunhais em cantaria e embasamento marcado, tendo nos corpos laterais três frestas horizontais para ventilação. Estes são, ainda, rasgados por três fenestraçães rectangulares cada, ladeiam o pórtico de entrada encimado por brasão de armas. Na extremidade do conjunto, capela privada com pórtico emoldurado por pilastras e arquitrave encimado por nicho com aletas volutadas e frontão semicircular. Pináculos e cruz no remate da empena. Na extremidade oposta, pequena construção quadrada, fenestrada, com cornija e pináculos, que culmina a fachada principal SE, rasgada por fenestraçães rectangulares e existência de alpendre. Alçado NO. cego. Alçado SO. com escadaria em granito de dois lanços tendo no arranque voluta invertida, formando patamar lateral que dá acesso a varanda coberta com alpendre, sustentado por seis colunas toscanas. Do portão principal tem-se acesso a pátio interior e fronteiro a este, sobre arcaria, galeria ou loggia com oito janelas estabelece a ligação entre os dois corpos principais da habitação. Franqueando o portão principal, à direita através de escada faz-se o acesso principal à habitação. INTERIOR com divisões de habitação com tectos apainelados de madeira em algumas delas. Capela de nave única com retábulo-mor de talha policroma com a representação da Árvore de Jessé. Tecto de madeira de secção poligonal. Acede-se à capela através da sacristia que, por sua vez, comunica com a residência. O piso inferior, quase imperceptível da fachada principal adaptado a arrumos e a actividades agrícolas. Zona de jardim e tanque, nas traseiras do imóvel, ocupa a parte mais nobre da área rural da propriedade.

Acessos

EN 234, Km 78, para Oliveira do Conde a 1 Km, na Rua Nova (via principal)

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 735/74, DG, 1.ª série, n.º 297 de 21 dezembro 1974

Enquadramento

Urbano em superfície ligeiramente inclinada, isolado, confinando com a via pública e separado por muro de quinta. Junto, situa-se a Casa Grande (v. PT021802040006).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - reconstrução da casa que pertencera a Joana Fernandes de Robles, por Pedro Soares de Albergaria *1, seu filho e herdeiro; 1640 - reconstrução do solar por Pedro Soares de Albergaria, neto do anterior; 1666 - construção da capela; séc. 17, 2.ª metade - melhoramentos no imóvel para receber D. Catarina de Bragança e o rei D. Pedro II; séc. 19, meados - foi abandonada pelos proprietários, ficando bastante degradada; 1921 - restaurado pelo proprietário de então, Major Américo Olavo ( m. 1921 ), casado com uma senhora Soares de Albergaria.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes / estruturas mistas.

Materiais

Granito, rebocos, madeiras.

Bibliografia

Guia de Portugal, vol III - Beira - II Beira Baixa e Beira Alta, Lisboa, 1985; AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses, Lisboa, 1988; MARQUES, Hermínio da Cunha, Carregal do Sal no Coração da Beira, Carregal do Sal, 1995.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - este era filho de Joana Fernandes de Robles e Tristão Soares de Albergaria, sendo o 1.º capitão-mor de Oliveira do Conde, fidalgo da Casa Real, comendador de Senhorim, na Ordem de Cristo, detentor do morgado de Tonda, que instituíu com a esposa.

Autor e Data

João Carvalho 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login