Igreja Paroquial de Sanjurge / Igreja de Santa Clara

IPA.00004192
Portugal, Vila Real, Chaves, União das freguesias de Santa Cruz/Trindade e Sanjurge
 
Arquitectura religiosa, vernácula. Igreja vernácula de planta longitudinal, fachada principal dominada por volumosa sineira de dupla ventana com remate em empena triangular e porta de arco de volta perfeita com chanfro.
Número IPA Antigo: PT011703280053
 
Registo visualizado 83 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave rectangular comprida, capela-mor rectangular, mais elevada, e sacristia adossada do lado N.. Volumes articulados dispostos na horizontal com coberturas diferenciadas em telhados de 1 e 2 águas. Fachada principal orientada a O. possuindo empena truncada por volumosa sineira de dupla ventana com remate em empena triangular coroada por cruz latina. Porta central de arco de volta perfeita com chanfro, tendo lateralmente 2 mísulas e superiormente pedra com carranca. Fachadas laterais da nave coroadas por cornija de quarto de círculo côncavo, abrindo-se na do lado S. uma porta de lintel recto e uma janela de rampa, rectangular. A capela-mor, da mesma largura da nave, possui cornija em ducina invertida e pilastras de ângulo prolongadas acima do telhado por 4 pirâmides de remate boleado. Pedestal com cruz latina sobre a empena posterior. Na fachada S. abre-se janela de rampa rectangular. Fachadas da sacristia com remate em cornija, abrindo-se uma porta rústica voltada a O. e na fachada posterior uma fresta de rampa em arco de volta perfeita. Interior de espaço único, diferenciando-se apenas o altar-mor sobre degrau de granito. Pavimento de soalho, paredes rebocadas com pintura branca e tecto de 3 panos de madeira com tirantes metálicos. A parede da fachada principal encontra-se sem revestimento, com a alvenaria de granito aparente. Do lado do Evangelho uma singela pia baptismal de granito. Inseridos nas paredes laterais da nave dois retábulos lacados e com pintura policroma. Altar-mor desprovido de retábulo, havendo uma edícula na parede para albergar o sacrário e uma imagem. O tecto sobre o altar apresenta em pintura a exposição do Santíssimo. A sacristia possui soalho, paredes de alvenaria de granito aparente e tecto de madeira. Um lavabo com nicho, moldura e pia rectangular encontra-se inserido na parede N..

Acessos

Rua da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. Situa-se na zona planáltica do Alto Tâmega, numa encosta suave junto às casas mais periféricas da povoação. Isolada e envolvida por um adro murado com pavimento empedrado sobrelevado em relação à rua.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Vila Real)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 16 (conjectural) / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15 / 16 - provável construção da igreja; Séc. 18 - provável construção da capela-mor; 1972 - grande parte da igreja foi consumida por um incêndio que destruiu a talha do altar-mor (MARTINS, 1989).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de granito, pavimento e tecto de madeira, cobertura da nave e capela-mor de telha marselha e de meia-cana na sacristia.

Bibliografia

MARTINS, João Baptista, Para a história de Sanjurge, Notícias de Chaves, 14 Julho 1989.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1972, depois - remoção do arco triunfal e reparação geral da igreja após incêndio.

Observações

Autor e Data

Ricardo Teixeira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login