Cruzeiro de Venade

IPA.00000418
Portugal, Viana do Castelo, Caminha, União das freguesias de Venade e Azevedo
 
Arquitectura religiosa, barroca. Cruzeiro de caminho barroco de pedestal paralelapipédico com representações, cantonais, dos Evangelistas, fuste salomónico, com motivos vegetalistas nas cavas, tendo, a meia altura, representação de Nossa Senhora da Conceição, sendo rematado por capitel coroniforme sustentando cruz latina, de secção circular, com a representação do Senhor na Cruz, sobrepujada por cartela. Soco de degraus octogonais; pedestal com esculturas cantonais representando os Evangelistas; fuste salomónico, com motivos vegetalistas nas cavas; grupo escultórico a meia altura do fuste com a representação de Nossa Senhora da Conceição; capitel coroniforme. Este cruzeiro apresenta grandes afinidades estilísticas com o Cruzeiro de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo) e o de São Pedro de Arcos (Ponte do Lima).
Número IPA Antigo: PT011602160020
 
Registo visualizado 258 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro paroquial  Tipo coluna e cruz

Descrição

Cruzeiro com um soco constituído por quatro degraus octogonais sobre o qual assenta um pedestal paralelepipédico, composto por plinto, dado com esculturas cantonais representando os quatro Evangelistas, e cornija moldurada. O fuste, monolítico, sobre uma base ornada com folhas de acanto, é salomónico, com motivos vegetalistas nas cavas, apresentando a meia altura, a imagem de Nosas Senhora da Conceição, colocada sobre 3 querubins, e pisando a serpente, tendo as mãos erguidas em prece e sendo coroada por dois anjos. Está encimado por um capitel coroniforme, de enorme florão, sobre o qual assenta uma cruz latina de secção circular, com o remate das hastes em forma de botão. A cruz apresenta na face frontal a representação escultórica do Senhor na Cruz sobrepujada por cartela.

Acessos

Venade, Largo António Jpaquim Alves da Cruz. VWGS84 (graus decimais): lat.: 41,857618; long.: -8,815853

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997

Enquadramento

Urbano, isolado, no centro da povoação, situado num largo constituído por encruzilhada de arruamentos do aglomerado, próximo da Igreja Paroquial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Bento Lourenço da Costa.

Cronologia

1760 / 1790 - Construção do cruzeiro, a expensas do povo, em frente da igreja paroquial; 1896 - Barão de S. Roque desloca-o para junto da escola; 1952 - remoção do cruzeiro para a periferia do Largo António J. Alves da Cruz; 1982, Março - Despacho do Secretário de Estado da Cultura determina classificação do imóvel.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura de granito.

Bibliografia

CHAVES, Luis, Os Pelourinhos e os cruzeiros, in Arte Portuguesa, Lisboa, p. 100; ALVES, Lourenço, Caminha e o seu concelho. Monografia, Caminha, 1985, pp. 370 - 371; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Alto Minho, Lisboa, 1987, p. 154.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1992 / Paulo Dordio e Paulo Amaral 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login