Castro de Loivos / Castro Muradal

IPA.00004176
Portugal, Vila Real, Chaves, União das freguesias de Loivos e Póvoa de Agrações
 
Aglomerado proto-urbano. Povoado proto-histórico. Povoado fortificado / castro, circundado por duas linhas de muralhas de planta elipsoidal e com construções habitacionais de planta circular. Fosso escavado no afloramento.
Número IPA Antigo: PT011703150013
 
Registo visualizado 453 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Povoado  Povoado proto-histórico  Povoado fortificado   

Descrição

O povoado está defendido por duas linhas de muralha, definindo um recinto com um contorno elipsoidal, com uma extensão máxima de c. de 130 m (N. - S.) por 70 (E. - O.). As duas muralhas que conservam em alguns panos uma espessura de c. de 2,5 m e chegando a atingir c. de 3 m de altura, envolvem o ponto mais alto do monte, e prolongam-se de forma alongada e descendente para S., acompanhando o declive do terreno, unindo-se numa única linha de defesa a NE. Nesta zona, a de mais fácil acesso, que liga o esporão à restante encosta, a defesa está reforçada, de N. a NE por dois fossos escavados no afloramento, intercalados por um talude em terra, apresentando este um pano de muralha no seu coroamento. António Montalvão refere a existência de uma porta na muralha, a N., que não detectamos, se bem que os derrubes a que tem sido sujeita a muralha, pode ter ocasionado o seu ocultamento. Nas plataformas interiores existem construções habitacionais de planta circular.

Acessos

Loivos, EM Loivos - Matosinhos a partir do km 1 da EN. 311-3

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 29/84, DR, 1.ª série, n.º 145 de 25 junho 1984

Enquadramento

Rural, isolado, remate de esporão sobranceiro à Ribeira de Oura e sobranceiro à Estrada que liga Chaves a Vidago (EN. 311-3), coberto com pinhal e vegetação rasteira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Proto-história - construção e ocupação do povoado.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; muralhas construídas com blocos assentes em seco, em aparelho irregular, constituídas por dois paramentos paralelos preenchidos interiormente com pedra miúda.

Materiais

Granito

Bibliografia

RIBEIRA, João da, Miniaturas monográficas do concelho de Chaves, Almanaque de Chaves, 2º ano, Chaves, 1949, p. 47; MONTALVÃO, António, Visitas a castros nos arredores de Chaves, ed. policopiada, Chaves, 1971, p. 13 - 17; Inquéritos para o inventário arqueológico, etnográfico e turístico. Questionário formulado pela Câmara municipal de Chaves, preenchidos pelas Juntas de Freguesia, vol. 4, Chaves, 1980; MARTINS, João Baptista, Os castros do concelho de Chaves, trabalho dactilografado, Chaves, 1985, p. 12 - 13; TEIXEIRA, Ricardo e AMARAL, Paulo, Levantamento Arquelógico do Concelho de Chaves, relatórios anuais de actividades, Chaves, 1985 - 1992; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74144 [consultado em 4 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

O espólio desta estação é constituído por fragmentos de cerâmica comum da Idade do Ferro, mós manuárias, fíbulas. António Montalvão refere a existência de espólio que poderá indiciar a romanização deste sítio, embora não tenhamos detectado qualquer vestígio que o testemunhasse, podendo, eventualmente, as referências ser atribuídas ao habitat romano que fica na sua base, na encosta virada a O; desconhece-se o paradeiro e a cronologia do eventual espólio numismático.

Autor e Data

Isabel Sereno e Paulo Amaral 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login