Capela de Atilhó / Capela de Santa Margarida

IPA.00004160
Portugal, Vila Real, Boticas, Alturas do Barroso e Cerdedo
 
Arquitectura religiosa. Capela setecentista.
Número IPA Antigo: PT011702010007
 
Registo visualizado 330 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela constituída por um único corpo de planta rectangular - nave e cabeceira não diferenciadas pelo exterior - e telhado de duas águas, ao qual foi acrescentada uma sacristia lateral formando um volume de planta rectangular e telhado de uma água, prolongando o da nave. A fachada principal apresenta um portal rectangular simples de ombreiras e lintel lisos, duas aberturas laterais baixas, rectangulares e em forma de fresta horizontal. No centro, sobre o portal abre-se um pequeno óculo decorado com um toro circular e uma roseta de oito pontas com folhas intermédias, compridas e estreitas. Empena de duas águas interrompida no centro por um campanário de uma ventana, decorado com volutas em S. e coroado por uma cruz e dois pináculos laterais. Desgaste e coloração ferruginosa na zona central da fachada, provocada pela corrente metálica do sino. Quatro pilastras encimadas por pináculos definem os cunhais da capela. A fachada lateral do lado da Epístola apresenta uma porta e duas janelas, uma rectangular, estreita e alta, e outra maior, quadrada e com gradeamento metálico. Entre as duas janelas uma inscrição datada de 1763 que originalmente integrava a fachada principal, segundo informação oral obtida na povoação. A fachada posterior não apresenta aberturas tendo a coroá-la uma pequena cruz sobre um plinto cúbico. A sacristia não apresenta qualquer abertura para além de uma porta. Nave e cabeceira diferenciadas em planta apenas no interior, pela maior largura da segunda. Interior descaracterizado, apresentando paredes revestidas de azulejo azul e branco, recente, até meia altura, e a parte superior em cimento pintado de cor branca. Forro da cobertura em madeira envernizada. Pavimento em mosaico cerâmico imitando granito polido.

Acessos

Alturas de Barroso, Lugar de Atilhó, Rua de santa Margarida

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 1/86, DR, 1.ª série, n.º 2 de 03 janeiro 1986

Enquadramento

Urbano, num largo à entrada da povoação, num plano rebaixado relativamente ao mesmo e junto ao cemitério.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1763 - Provável construção da capela; 1992, 01 junho - o imóvel é afeto ao Instituto Português do Património Arquitetónico, pelo Decreto-lei 106F/92, DR, 1.ª série A, n.º 126.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura das paredes em granito, telhado com telha cerâmica de aba e canudo, cobertura interna em madeira, pavimento interno em mosaico cerâmico, paramentos internos revestido com azulejo.

Bibliografia

IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, vol. 3, Lisboa, 1993; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71490 [consultado em 4 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1977 - Ampliação da capela pelo lado da cabeceira, construção da sacristia, arranjo do forro; 1987 - Arranjo do interior, alargamento do cemitério - ainda a decorrer - através da ampliação da plataforma nas traseiras da capela.

Observações

A capela encontra-se muito descaracterizada, com alterações recentes de volumetria e do ambiente interior, e desprovida de outros elementos arquitectónicos ou esculturais de valor artístico que justifiquem a manutenção da classificação do imóvel.

Autor e Data

Isabel Sereno e Ricardo Teixeira 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login