Cruzeiro de Covas de Barroso

IPA.00004150
Portugal, Vila Real, Boticas, Covas do Barroso
 
Cruzeiro de encruzilhada, construído na segunda metade do séc. 18, em linhas clássicas. É composto por soco de três degraus quadrangulares, plinto paralelepipédico, de faces decoradas com almofadas relevadas, base semicircular, com inscrição alusiva à construção num dos lados, coluna de fuste liso e terço inferior de caneluras sobrepostas por motivos circulares relevados e o topo com pequena moldura ondulada, e capitel de inspiração compósita. A cruz tem hastes quadrangulares sobre globo e grupo escultórico em ambas as faces, sobre mísulas concheadas, com roupas envolventes e de linhas retas, pouco reveladoras da sua anatomia; a figura da Virgem surge sentada, com a cabeça coberta e manto envolvente, segurando Cristo, reclinado sobre o seu peito e amparado pelos braços da Virgem, com o tronco marcando as costelas, deixando pender o braço direito e tendo o esquerdo sobre a mão da Virgem. A figura de Santo António, na face posterior da cruz, surge em pé, vestido de hábito franciscano e cabeça com tonsura, segurando na mão esquerda Cristo, sentado sobre livro, interpretando assim a comum representação do Santo com o Menino, e na mão direita uma cruz. De realçar, a existência de sulcos num dos degraus do soco, funcionando ainda hoje como marcador solar da utilização das águas comunitárias para a rega, que correm em caleira aberta junto ao forno.
Número IPA Antigo: PT011702080005
 
Registo visualizado 324 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro  Tipo coluna e cruz

Descrição

Soco de planta quadrangular composta por três degraus escalonados, o primeiro nivelado com a calçada do largo e o superior com sulcos, funcionando como marcador solar regulamentar da utilização das águas comunitárias para a rega; sobre este, assenta moldura em garganta reversa e plinto paralelepipédico, de faces decoradas por almofadas formando motivo polilobado central, e base sensivelmente semicircular, de sulcos centrais, com moldura inferior em toro, apresentando nas quatro faces a seguinte inscrição PASSIO DOMINI NOSTRI JESUS CERISTI (sic) ESTAS E F MDCCLXXVI. Na base encaixa-se coluna, de fuste liso e terço inferior decorado com caneluras, inferiormente sobrepostas por elementos circulares, e com capitel de inspiração compósita, encimado por globo, coroado por cruz, de braços quadrangulares lisos, apresentando grupo escultórico em cada uma das faces: na face frontal, uma Pietá, com imagem da Virgem sentada sobre mísula, envolta em manto, segurando nos braços a figura de Cristo, cujo braço direito pende sobre as pernas da Virgem; na face posterior e virada à capela, apresenta a figura de Santo António, em pé, sobre mísula, com hábito de capuz, atado à cintura por corda com os três nós, cabeça com tonsura, segurando na mão esquerda o Menino sentado sobre livro e na direita cruz metálica.

Acessos

Covas do Barroso, Largo do Cruzeiro

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 47 984, DG, 1.ª série, n.º 233 de 06 outubro 1967

Enquadramento

Urbano, isolado, no meio do principal largo da povoação, fronteiro à Capela de Nossa Senhora da Saúde, pertencente a um antigo morgado (v. PT011702080047), e em posição lateral ao forno do povo, junto ao qual corre caleira aberta com as águas comunitárias para a rega, e a umas Alminhas (v. PT011702080012).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1776 - data inscrita na moldura da base do cruzeiro, assinalando a sua construção.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura de granito e cruz na mão da figura de Santo António em ferro.

Bibliografia

PARENTE, Padre João - Os Cruzeiros da Diocese de Vila Real. s.l.: 2004; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74607 [consultado em 4 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID, DGEMN:DREMN

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, DGEMN:DREMN

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSID

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno e Ricardo Teixeira 1994 / Paula Noé 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login