Igreja do Bom Jesus / Santuário do Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada

IPA.00004133
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), São Vicente, Ponta Delgada
 
Arquitectura religiosa, neomaneirista. Igreja neomaneirista de planta longitudinal, com frontispício em empena e organizado em dois registos, tendo no interior estrutura das capelas e arco triunfal pintados a escaiola e retábulos de talha branca e dourada neoclássica. Sacristia preservando elementos barrocos.
Número IPA Antigo: PT062211020006
 
Registo visualizado 369 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor rectangulares, torre sineira quadrada adossada a S. do frontispício, e sacristia rectangular adossada a N. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja, e de uma água na sacristia. Frontispício virado, a E. com embasamento e pilastras nos cunhais, em cantaria da região, e terminado em empena rematada por cruz simples sobre acrotério. Organiza-se em dois registos, tendo no primeiro o reboco marcado imitando cantaria e portal de arco pleno sobre pilastras, ambas molduradas; no segundo registo, varanda de ferro forjado com serventia pelo interior através de duas portas de arco pleno; superiormente e ao centro óculo redondo. Torre sensivelmente recuada em relação ao frontispício, com cunhais de cantaria, uma sineira no topo de cada face e remate recortado sobre cornija. Na fachada N. contraforte e sacristia de dois pisos. No INTERIOR, nave percorrida por lambril de azulejos de padrão, coro-alto sobre uma estrutura de ferro onde se apoia o guarda-vento, tendo no lado do Evangelho capela baptismal, de arco pleno arquitravado e sobre pilastras em escaiola, tecto em abóbada de berço pintada e pia baptismal circular; púlpito quadrado com guarda, mísula decorada e baldaquino de madeira; lateralmente dispõem-se duas capelas de arco pleno arquitravado sobre pilastras, dedicadas a Nossa Senhora de Fátima e ao Santíssimo Sacramento. Arco triunfal pleno também arquitravado e com anjos nos seguintes, ladeado de dois retábulos de talha branca e dourada com imagens. Tecto de madeira de perfil curvo pintado a azul celeste. Na capela-mor lambril de azulejos de ponta de diamante encimado por pinturas, alusivas à vida de Cristo e uma representação do templo devorado pelo incêndio, intercaladas por colunas torsas; retábulo de talha branca e dourada com colunas ladeando nichos com imagens e camarim central com Imagens de Cristo no Calvário; tecto de madeira de perfil curvo, profusamente pintado com motivos florais e religiosos. Na sacristia silhar de azulejos de figura avulsa, fonte de espaldar decorado ladeado de volutas e encimado por frontão curvo com tímpano estriado; arcaz de madeira tendo no espaldar, entre molduras de talha policroma, painéis com Santos e Cristo na Cruz no oratório central. Tecto de madeira pintado, decorado com motivos florais e religiosos, numa possível alusão à Igreja ou representação da Fé.

Acessos

Ponta Delgada, Sítio da Igreja

Protecção

Categoria: VL - Valor Local, Resolução do Presidente do Governo Regional n.º 193/96, JORAM, 1.ª série, n.º 18 de 21 fevereiro 1996

Enquadramento

Rural, ergue-se junto ao mar, com excelente vista para o mar a Norte, envolvida pelas montanhas que dão acesso à Boaventura. Adro murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: santuário

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Funchal)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16, finais - Construção da Capela do Senhor Bom Jesus que, provavelmente, esteve na origem da igreja; 1636 - remodelação da primitiva capela; 1646 - o fluxo de romeiros era tão grande que Afonso Gomes deixou à Fábrica da Igreja uma casa para os romeiros pernoitarem; 1700 - obras de ampliação; séc. 19, início - a Igreja foi novamente reparada tornando-se das mais belas Igrejas da Ilha, destacando-se, nas obras de então, a capela-mor, a capela do Santíssimo e a Sacristia; 1908, 12 Julho - um violento incêndio reduziu-a a escombros, salvando-se das chamas a Sacristia, onde está exposto o que restou da imagem do orago.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Pedra da região (basalto), azulejos, talha dourada, madeira, pavimento de madeira na Igreja e laje na sacristia; cobertura de telha.

Bibliografia

Silva, Fernando Augusto da, Ponta Delgada in Elucidário Madeirense, Funchal, 1978; Vieira, Alberto, São Vicente, São Vicente, 1997.

Documentação Gráfica

DRAC

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; DRAC; Associação de Reitores dos Santuários de Portugal / Paulinas

Documentação Administrativa

DRAC

Intervenção Realizada

1998 - Restauro na Casa dos Romeiros.

Observações

A freguesia da Ponta Delgada foi, desde os primórdios da colonização, o principal centro de peregrinação da costa Norte da Ilha da Madeira. A festa do Senhor Bom Jesus já no século 16 fazia atrair muitos romeiros à Ponta Delgada, no primeiro Domingo de Setembro, tradição que ainda hoje se mantém, atraindo ao local gentes de toda a Ilha. No exterior da Casa dos Romeiros existe um poço-cisterna em cantaria. Contam os mais velhos a lenda que no calhau contíguo existe ainda a pedra que serviu de caixão a Cristo, a qual só é visível com a maré baixa.

Autor e Data

Dina Jardim e Eduarda Gomes 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login