Igreja Paroquial de Geraz do Lima / Igreja de Santa Leocádia

IPA.00004112
Portugal, Viana do Castelo, Viana do Castelo, União das freguesias de Geraz do Lima (Santa Maria, Santa Leocádia e Moreira) e Deão
 
Arquitectura religiosa, românica, barroca. Igreja de fundação medieval, de que a sua planimetria com planta em cruz latina deve ser remeniscência, mas com feição exterior essencialmente barroca. Barrocos são também os azulejos da figura avulsa do interior. A talha dos altares segue ainda a produção maneirista. Conserva pintura mural a fesco figurando três santos de produção medieval, sendo que a parede onde se encontram faz parte da estrutura românica primitiva.
Número IPA Antigo: PT011609290025
 
Registo visualizado 726 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta de cruz latina, com nave única, transepto largo e capela-mor rectangular. Volumes articulados, com coberturas diferenciadas a 2 águas. Frontispício enquadrado por pilastras e rasgado por portal de verga recta encimada por frontão triangular e óculo quadrilobado que, ao interromper o nível da cornija a obriga a contorná-lo; coroamento por frontão contracurvado, com nicho no tímpano, e ladeado por pináculos. Um pouco mais recuado do seu alinhamento, adossa-se no lado esquerdo, torre sineira, de 3 registos demarcados por frisos com cobertura bolbosa, tendo balaustrada e pináculos nos cunhais. Alçados laterais e posterior sem reboco e com os cunhais coroados por pináculos.Os braços do transepto formam frontão contracurvado simples. INTERIOR com lambril de azulejos de figura avulsa e tecto de masseira com caixotões lisos. Composição a fresco situada na parede da nave do lado da Epístola, com representação de 3 santos: São Telmo, ao centro, com o círio verde e um galeão, São Gonçalo e Santo Amaro, ambos com livro e báculo. Nos topos dos braços do transepto, altares de talha policroma. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras; capela-mor forrada a azulejos de figura avulsa e tecto de caixotões com telas pintadas; retábulo de talha gorda policroma. Na parede fundeira, por trás do retábulo, há pequenos fragmentos de pintura a fresco. Mesa de altar sobre 4 colunas salomónicas com capitéis de folhagem.

Acessos

Geraz do Lima (Santa Leocádia), Avenida Manuel da Rocha Batista

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, isolado, implantação harmónica. Sendo envolvida por adro fechado por muro, ergue-se junto ao cemitério e tem próximo algumas casas e árvores.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Viana do Castelo)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 12 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1172 - Data de uma lápide com inscrição na igreja, mas que já não é a original; séc. 17, finais / séc. 18 - grandes obras de remodelação exterior e interior; 1702 - colocação dos azulejos no interior; 1964 - descoberta dos frescos sob a alvenaria da parede.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e granito com aparelho "vittatum". Frescos, pinturas, talha e azulejos na decoração interior. Cobertura de telha.

Bibliografia

s.a., VIANA, A Descoberta de um fresco na Igreja de Santa Leucádia in Jornal de Notícias, Porto, 26 Mar. 1964; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Alto Minho, Lisboa, 1987.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID; Arquivo " Mural da História "

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login