Fábrica Romana de Salga

IPA.00004090
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Setúbal (São Julião, Nossa Senhora da Anunciada e Santa Maria da Graça)
 
Fábrica de salga romana, situada na margem do Rio Sado. As cetarias compunham-se de armazéns de peixe e de sal, de tanques de salga de peixe ("salsamentum") e de "garum", agrupados à volta do pátio interior ("impluvium"), cisterna e casa de aquecimento. Do estabelecimento conserveiro foram escavados os tanques de salga.
Número IPA Antigo: PT031512030022
 
Registo visualizado 753 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Fábrica    

Descrição

2 conjuntos de estruturas: um talvez de carácter habitacional, na zona E. - 2 muros perpendiculares com dilatações quadrangulares onde assentariam colunas integrando um peristilo, delimitando um pátio; outro de carácter fabril, a fábrica de salga com um conjunto de 14 tanques, de planta rectangular e quadrangular, de diversas dimensões, dispostos em fiadas paralelas, organizando-se em torno de um pátio; a fábrica é limitada a E. por muro espesso.

Acessos

Travessa Frei Gaspar, n.º 10. WGS84 (graus decimais): lat. 38.52357, long. -8.890208

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 26-A/92, DR, 1.ª série-B, n.º 126 de 01 junho 1992 *1

Enquadramento

Urbano. Parte descoberta no piso térreo de um recente edifício de 4 andares, vedado da rua e do átrio de entrada do prédio por painéis em vidro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: fábrica

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: regional

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 01 / 05

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 01, meados - construção do perístilo e utilização do pátio; séc. 01, último quartel - construção e primeira fase de funcionamento da fábrica de salga; séc. 04 - abandono da fábrica utilizada como lixeira; séc. 05 - 2ª fase de construção e de utilização parcial da fábrica - 2 dos tanques recebem um segundo fundo, o pátio recebe um segundo pavimento, um dos tanques quadrangulares é transformado em 2 outros rectangualres pela construção de um muro.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de pedra simples e revestida a "opus signinum".

Bibliografia

FERREIRA, O. da Veiga, Algumas considerações sobre as fábricas de conserva de peixe da Antiguidade, encontradas em Portugal, s.l., 1967; SILVA, Carlos Tavares da, SOARES, Antónia C., SOARES, Joaquina, Fábrica de Salga da Época romana da Travessa de Frei Gaspar, in Primeiro Encontro Nacional de Arqueologia Urbana, Setúbal, 1985.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Fábrica romana de salga Integrada nas caves do edifício da Região de Turismo. A fábrica de salga não escavada prolonga-se sob os edifícios a N. e S. e por debaixo da Tv. de Frei Gaspar, para O..

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login