Igreja Paroquial de Canha / Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

IPA.00004081
Portugal, Setúbal, Montijo, Canha
 
Arquitectura religiosa, maneirismo. Igreja paroquial rural; frontaria de empena triangular ladeada por torre sineira, nave única com tecto de 3 planos estucado, capela-mor com abóbada rebaixada; capela lateral com portal maneirista. No adro da igreja conserva-se uma oliveira simbólica, alusiva ao orago, Nossa Senhora da Oliveira.
Número IPA Antigo: PT031507010005
 
Registo visualizado 379 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta rectangular composta por nave e capela-mor, tendo adossado à fachada lateral esquerda torre sineira quadrangular, capelas, sacristia e anexos, a N. e S.. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhado de 1, 2 e 4 águas. Fachada principal orientada de empena triangular rasgada por portal de vão rectangular de moldura lisa sobrepujado por janela de verga redonda encimada pelas armas da Ordem de Santiago; torre sineira do lado N.; portas travessas a N. e S. No interior a nave única com tecto em estuque de 3 planos abre para a capela-mor coberta por abóbada rebaixada, com arco triunfal de volta perfeita; do lado da Epístola a capela do Santíssimo com abóbada a berço abre para a nave por portal de arco redondo em cantaria. Coro-alto sobre o guarda-vento assente em colunas de fuste cilíndrico. Púlpito adossado à parede do lado do Evangelho.

Acessos

Largo da Igreja de Canha, Rua de Santo António e Travessa dos Cravos Vermelhos

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 novembro 1993

Enquadramento

Urbano. Ergue-se no centro da povoação, circundada por adro com gradeamento envolvente, destacando-se do casario baixo que rodeia o largo.

Descrição Complementar

Revestimento azulejar de padrão seiscentista em silhar na capela-mor e revestindo o arco triunfal, cópia recente na nave; 3 painéis decorativos seiscentistas no frontal do altar-mor; azulejos enxaquetados revestindo totalmente as paredes da capela do Santíssimo, frontal de altar imitando brocados; estuques polícromos maneiristas na abóbada da capela do Santíssimo. Altares colaterais em talha dourada joanina; retábulo pictórico de estrutura maneirista na capela do Santíssimo.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Setúbal)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: Álvaro Martins(1562). PINTOR: Tomás Luís (atr., 1589).

Cronologia

Séc. 16 / 17 - data provável de construção; 1562 - várias obras de pedraria pelo mestre Álvaro Martins; 1564 - uma Visitação do Comendador da Ordem de Santiago ordena que a paróquia mande pintar o retábulo ou fazer um novo se a madeira não estivesse bem conservada; manda fazer dois retábulos colaterais pequenos; 1589 - fundação da capela de Nossa Senhora do Rosário na igreja pelo padre António Gonçalves; pintura do retábulo de Nossa Senhora do Rosário pela oficina de Diogo Teixeira, talvez por Tomás Luís; o instituidor é sepultado em campa rasa; a igreja pertencia ao mestrado da Ordem de Santiago, anexa in perpetuum ao convento de Santos-o-Novo, em Lisboa; 1996, 06 março - Decreto n.º 2/96, DR, 1.ª Série-B, n.º 56, altera a designação do imóvel, retirando a menção "também denominada de 'São Sebastião de Canha".

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria rebocada e caiada, cantaria na moldura do portal principal e no portal da capela lateral; telha cerâmica, tijoleira, azulejo, madeira, vidro.

Bibliografia

GRAÇA, Luís, Edifícios e Monumentos Notáveis do Concelho do Montijo, Montijo, 1989; SERRÃO, Vítor, Tomás Luís e o antigo retábulo da Igreja da Misericórdia de Aldeia Galega do Ribatejo, in ARTIS, Lisboa, Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 2002, n.º 1, pp. 211-235.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login