Capela de Nossa Senhora da Vida / Capela da Senhora da Vida / Capela do Espírito Santo

IPA.00004080
Portugal, Setúbal, Alcochete, Alcochete
 
Pequena capela maneirista com nave abobadada (antes coberta com tecto em madeira estucado) e capela-mor cupulada. Portais rusticados maneiristas com frontões triângulares.
Número IPA Antigo: PT031502010003
 
Registo visualizado 420 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta pelo rectângulo da nave, a que se justapõe o quadrado da capela-mor. Volumes escalonados cobertos por telhado de águas (nave), 4 águas rematado por cupulim (capela-mor). Fachada principal virada a S., rematada por empena triangular, rasgada por portal de jambas rusticadas e frontão triangular; fachada lateral da nave rasgada por portal idêntico; dos lados dos portais vãos rectangulares moldurados; cunhais em cantaria. No INTERIOR a nave coberta por abóbada rebaixada abre para a capela-mor, através de arco triunfal ladeado por altares colaterais em talha dourada, e rematada por cúpula pintada e altar-mor em talha dourada e pintada. Silhar de azulejos setecentistas de moldura rococó enquadrando cenas alusivas à vida da Virgem, em azul e branco percorrem a nave; coro-alto em madeira com guarda em balaustrada..

Acessos

Rua do Norte; Rua da Senhora da Vida

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 2/96, DR, 1.ª série, n.º 56 de 06 de março 1996 / ZEP, Portaria n.º 47/2013, DR, 2.ª série, n.º 14, de 21 janeiro 2013 *1

Enquadramento

Urbano, borda d'água. Implantada junto ao Rio Tejo, está adossada a edifícios de 2 andares, dos lados da capela-mor, encostando-se à nave, do lado nascente, um edifício de empena triangular, onde funcionou um hospital (v. PT031502010050), sustentado pela capela.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1577 - construção patrocinada pelo Dr. Afonso de Figueiredo para sua sepultura e de sua mulher, Júlia de Carvalho. Séc. 18, 2ª metade - revestimento azulejar; 2006, 25 outubro - proposta da DRLisboa para a fixação da Zona Especial de Proteção conjunta da Igreja de São João Baptista, matriz de Alcochete, da Capela de Nossa Senhora da Vida e da Igreja da Misericórdia de Alcochete; 2007, 12 fevereiro - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR à fixação da Zona Especial de Proteção conjunta; 2011, 19 setembro - Anúncio n.º 13022/2011, DR, 2.ª série, n.º 180, relativo ao projeto de decisão do IGESPAR fixar uma zona especial de proteção conjunta da Igreja Matriz de Alcochete / Igreja de São João Baptista, Igreja da Misericórdia e capela de Nossa Senhora da Vida; 19 dezembro - parecer da SPAA do Conselho nacional de Cultura a propor a fixação de três Zonas Especiais de Proteção individuais, mas coincidentes; 2013, 5 março - Anúncio n.º 87/2013, DR, 2.ª série, n.º 45, relativo à intenção da Direção-Geral do Património de Estado da Cultura (DGPC) propor ao Secretário de Estado da Cultura a fixação da Zona Especial de Proteção conjunta da Igreja Matriz de Alcochete / Igreja de São João Baptista, Igreja da Misericórdia e capela de Nossa Senhora da Vida.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada, cantaria em molduras de vãos e cunhais.

Bibliografia

COSTA, Eduardo Ramos da, O Concelho de Alcochete, 1902; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; Correio da Manhã, 15 de Outubro de 1986; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74209 [consultado em 5 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1986 - obras de restauro realizadas pela Misericórdia local: reconstrução da cobertura da nave; apeamento do púlpito.

Observações

*1 - A Zona Especial de Proteção é conjunta à Igreja Matriz de Alcochete / Igreja de São João Baptista, Igreja da Misericórdia e à capela de Nossa Senhora da Vida.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login