Igreja Paroquial de São Lourenço / Igreja de São Lourenço

IPA.00004079
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Azeitão (São Lourenço e São Simão)
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial de volumes simples, fachadas rectilíneas, animadas apenas pelo contraste entre os muros de alvenaria rebocada e caiada e as cantarias de molduras e cunhais. Azulejos da capela-mor atribuíveis ao Mestre António de Oliveira Bernardes e nos quais terá possívelmente colaborado seu filho Policarpo de Oliveira Bernardes; azulejos da nave pertencentes ao ciclo de grande produção joanina; azulejos da cúpula sesicentistas; azulejos do Baptistério de padronagem pombalina; pia baptismal quinhentista; tecto setecentista da sacristia O revestimento azulejar setecentista.
Número IPA Antigo: PT031512040012
 
Registo visualizado 2224 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta, 2 rectângulos, o da nave e o da capela-mor, de menores dimensões, aos quais se adossam anexos paroquiais, de planta rectangular, a N., a torre sineira quadrada, a S.; volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas sobre a igreja, em cúpula sobre a torre. Fachada principal orientada com empena contracurvada, torre sineira a S., marcada por cunhais em cantaria rematados por pináculos, rasgada por portal rectangular com frontão rectilíneo encimado por janelão moldurado de verga em arco segmentar; fachada S. marcada pelo corpo saliente da torre e pelos panos desiguais da nave (com portal e 2 janelões) e da capela-mor (com 2 janelas); fachada N. com rasgamento irregular de vãos; fachada posterior em empena triangular com cunhais em cantaria. INTERIOR: nave única coberta por tecto em madeira de 3 planos, capela-mor mais baixa e estreita com abóbada de berço rebaixado; arco triunfal de volta redonda sobre pilastras toscanas.

Acessos

Vila Nogueira de Azeitão; Rua José Augusto Coelho (antiga Rua Direita)

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 28 536, DG, 1.ª série, n.º 66 de 22 março 1938 / ZEP, Portaria, DG, 2.ª série, n.º 215 de 11 setembro 1954

Enquadramento

Urbano, isolado. Rodeada por ruas de tráfego intenso, do lado da cabeceira e fachada S., confina com o cemitério a N., abrindo para um adro empedrado, centrado por um cruzeiro.

Descrição Complementar

Elementos decorativos: coro-alto sobre a entrada, púlpito de balaústres no alçado N. e pia baptismal no baptistério, em brecha da Arrábida. Revestimento azulejar: cúpula revestida exteriormente de azulejos bicolores em composição axadrezada. Silhares de azulejo azul e branco, com cenas bíblicas, na capela-mor; azulejos da nave com cercaduras mais elaboradas; silhar de azulejos no baptistério. Relevo em faiança esmaltada embutido num nicho em brecha da Arrábida, no alçado N.; altar-mor em mármore com retábulo de talha nacional, com tela na tribuna, representando a Ceia; 4 telas nas paredes laterais com cenas da vida de São Lourenço. Na sacristia tecto em madeira apainelada e pintada com emblemas do martírio do orago.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

ESCULTOR: Oficina dos Della Robbia (séc. 16). PINTOR DE AZULEJOS: António de Oliveira Bernardes (séc. 18); Policarpo de Oliveira Bernardes (atr. - séc. 18).

Cronologia

Séc. 16 - feitura da escultura de Nossa Senhora do Rosário na Oficina dos Della Robbia; 1570, c. de - construção da actual igreja, no local de templo medieval, de meados do Séc. 14; séc. 18, 1ª metade - revestimento azulejar da capela-mor, provável obra de colaboração entre António de Oliveira Bernardes e seu filho Policarpo de Oliveira Bernardes;1969 - estragos provocados pelo sismo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria e alvenaria de pedra calcária, brecha da Arrábida, telha cerâmica, azulejo, tijoleira, madeira, vidro

Bibliografia

ALMEIDA, António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1967; FLOR, Pedro - «Esculturas Della Robbia em Portugal. O Brilho da Fé no tempo do Renascimento». in Invenire - Revista dos Bens Culturais da Igreja. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, janeiro-junho 2012, n.º 4, pp. 6-9; Freguesia de São Lourenço de Azeitão - algumas informações, (trabalho policopiado), s.l., 1980; Igreja de São Lourenço de Vila Nogueira de Azeitão, Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, nº 97, Lisboa, 1959; Ministério das Obras Públicas, Relatório da Actividade do Ministério no ano de 1951, Lisboa, 1952; Os azulejos da Igreja de São Lourenço de Azeitão, (trabalho policopiado), s.l., s.d.; RASTEIRO, Joaquim, Barreiro e Azeitão in Guia de Portugal, Vol. 1, Lisboa, 1924; SOUSA, Pe. Manuel Frango de, Igreja de São Lourenço de Azeitão, (trabalho policopiado), s.l., s.d..

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1947 - apeamento do arco cruzeiro; 1949 - reparação dos azulejos da capela-mor, da abóbada da mesma, do altar em talha; 1950 - pavimento da sacristia e capela-mor, tecto da nave; 1951 - assentamento dos novos altares colaterais; 1952 - reparação dos anexos; 1953 - restauro dos painéis, emolduramento para o relevo em faiança; 1959 - pinturas exteriores; 1960 / 1961 - instalação eléctrica e de som; 1964 - reparação geral de telhados; 1969 - trabalhos de consolidação dos danos causados pelo sismo; 1994 - obras de beneficiação nas coberturas

Observações

* DOF... recheio: Virgem com o Menino, alto relevo de faiança esmaltada e policromada do séc. XVI; pia baptismal e púlpito de pedra da Arrábida, de 1592; cofre de relíquias de prata dourada, trabalho português do séc. XVI; Cristo de marfim com cruz de ébano do séc. XVII; cadeira de couro lavrada e cinzelada do séc. XVII; várias telas e azulejos. O relevo de faiança, de origem italiana, outrora esteve integrado em altar lateral em talha.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login