Capela de São João Baptista / Capela de Rodes / Capela de Malta

IPA.00004078
Portugal, Setúbal, Palmela, Palmela
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de grandes dimensões, de fachadas lisas, com elementos classicizantes no portal, cunhais apilastrados e arco triunfal. Pinturas murais no intradorso do arco da capela-mor.
Número IPA Antigo: PT031508020005
 
Registo visualizado 480 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta pelos rectângulos desiguais justapostos da nave e capela-mor, esta ladeada por 2 sacristias de planta quadrada; volumes articulados com coberturasdiferenciadas em telhado de 2 águas, um sobre a nave, outro sobrea capela-mor e anexos; sineira na junção dos 2 telhados, sobre a nave. Fachada principal em empena triangular, com cunhais apilastrados rematados por pináculos, portal de vão rectangular com frontão triangular e pedra de armas no tímpano, óculo sob a empena; fachadas laterais encimadas por cimalha, com cunhais em cantaria rematados por pináculos, porta lateral entaipada. INTERIOR: nave única com abóbada de berço e 2 arcos torais assentes em mísulas, sanca envolvente, pavimento em cantaria, mais elevado junto ao arco triunfal; capela-mor com abóbada a berço redondo e sanca envolvente, arco triunfal redondo sobre pilastras toscanas; sacristias cobertas por abóbadas de berço. Silhar de azulejos polícromos de padrão seiscentista na nave, púlpito sem balaustrada, com base em mármore; no pavimento elevado da nave com sinais de balaústres de separação do resto da nave, lápide sepulcral *2 e laje com argolas de acesso a carneiro. Vestígios de pintura a fresco de características maneiristas no arco triunfal e sanca da nave, com enrolamentos, pássaros e cartelas centrando cruzes de Malta.

Acessos

Lg. de São João Baptista

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997

Enquadramento

Urbano, flanqueado, harmónico. A fachada principal domina um amplo largo empedrado, centrado por coreto; do seu lado esquerdo o edifício da biblioteca municipal; do lado oposto a fachada lateral deita para um átrio empedrado rodeado por bancos de pedra, rematado por fonte de espaldar recente. Uma escadaria de 2 lanços divergentes dá acesso à porta principal, vencendo o desnível em relação à praça.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES:1. Inscrição funerária gravada numa tampa de sepultura; moldura simples filetada de 6 cm, circundada por blocos de pedra mármore rosa com 24 cm; calcário; apresenta vários rombos; Dimensões: 246,5x138,5; Campo Epigráfico: 184x76,5; Tipo de Letra: capital quadrada; Leitura: AQUI JAZ O PADRE MANUEL RODRIGUES DE CARVALHO FREIRE CONVENTUAL DA ORDEM DE SANTIAGO CAPELÃO QUE FOI DESTA IGREJA. FALECEU EM 13 DE FEVEREIRO DE 1705. PEDE UM PADRE NOSSO E UMA AVÉ MARIA. SEJA PELO AMOR DE DEUS. 2. Inscrição indicativa da entrada de um carneiro gravada numa lápide com duas argolas de ferro; moldura de 8 cm circundada, excepto no topo superior, por blocos de pedra mármore rosa com 27 cm; mármore; Dimensões: 88x108; Tipo de Letra: capital quadrada; Leitura: PORTA; 3. Inscrição funerária gravada numa tampa de sepultura; moldura simples filetada de 9cm, circundada por blocos de pedra mármore rosa de 28 cm; calcário; Dimensões: 320x190; Tipo de Letra: capital quadrada; Leitura: SEPULTURA PERPÉTUA DE FREI JERÓNIMO DE BRITO DE MELO NATURAL DESTA VILA COMENDADOR DA VERA CRUZ E BAILIO DE LEÇA, DA SAGRADA RELIGIÃO DE MALTA QUE FEZ ESTA IGREJA À SUA CUSTA E A DEDICOU AO GRANDE SÃO JOÃO BATISTA SEU PATRÃO(=patrono). 4. Inscrição laudatória pintada no intradorso do arco da capela-mor no lado esquerdo dentro de uma cartela; calcário; Dimensões: Tipo de Letra: capital quadrada; Leitura: ECCE QVI TOL LIT PECCATA MVNDI; Tradução: Eis o que tira o pecado do mundo. 5. Inscrição laudatória pintada no intradorso do arco da capela-mor no lado direito dentro de uma cartela; calcário; Dimensões: Tipo de Letra: capital quadrada; Leitura: ECCE AGNVS DEI; Tradução: Eis o cordeiro de Deus.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Cultural e recreativa: galeria de exposições

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17, 1ª metade - construção da capela por ordem de Jerónimo de Brito e Melo *2, comendador de Vera Cruz, bailio de Leça e 25º grão prior de Malta, que a consagrou a S. João Batista como comprova a inscrição gravada na sua tampa sepulcral; 1705, 13 de Fevereiro - data do falecimento do padre Manuel Rodrigues de Carvalho*3, freire da ordem de Santiago, sepultado na nave da igreja; 1799, 13 de Maio - assalto à igreja faz desaparecer alfaias litúrgicas e profanação dos vasos sagrados; 1909 - desenho da igreja mostra a existência de um cruzeiro colocado defronte da igreja em cuja base se lê a seguinte inscrição:"BENDITO E LOUVADO SEJA SANTISSIMO SACRAMENTO"* 4 ; 1910 - a igreja profanada serve de palheiro e arrecadação; anos 70 - o espaço serve de salão de festas com palco montado; anos 80 - ai funciona um super mercado; 2004 - encontra-se desocupada;

Dados Técnicos

Estruturas autoportantes.

Materiais

Alvenaria e cantaria de pedra calcária, telha cerâmica, azulejo, madeira, vidro.

Bibliografia

SALGADO, José Bernard Guedes, A igreja de São João de Palmela e seu fundador Jerónimo de Brito e Melo in História de Palmela ou Palmela na História, Palmela, 1988;

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF ...imagem policromada de São João Baptista, imagem de São Jerónimo, trabalho de talha policromada e dourada de 1,27 x 0,98, representando o Agnus Dei, tendo no estandarte sobre o campo em vermelho a cruz de 8 pontas da Ordem Hospitalária de São João de Jerusalém, dita de Rodes ou de Malta. A imagem de São Jerónimo e a porta de sacrário em talha encontram-se na igreja de São Pedro, a imagem de São João Baptista na Igreja da Misericórdia; 2* - Jerónimo de Brito e Melo era filho segundo de Pedro Coelho, fidalgo da casa de D. Jorge de Lancastre, morador em Palmela e senhor do Morgado da Quinta do Anjo, e de D. Maria de Melo, filha de João de Brito e Melo; ocupava em 1642 o cargo de capitão-mor de Setúbal e foi governador da Fortaleza de S. Filipe de Setúbal.*3 - Manuel Rodrigues de Carvalho teve por mercê 16.000 reis e o hábito de Santiago por serviços que prestou no Alentejo e pelo desempenho no cargo de tesoureiro das fortificações da vila de Palmela (Salgado, p. 56-57). *4 - a base do crruzeiro encontra-se abandonado nas traseiras da igreja e a inscrição nela gravada é a seguinte: LOUVADO SEJA O SANTISSIMO SACRAMENTO .

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992 / Filipa Avellar 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login