Ermida de Nossa Senhora do Rosário / Capela de Nossa Senhora do Rosário

IPA.00004073
Portugal, Setúbal, Moita, União das freguesias de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos
 
Capela manuelina em arquitectura vernacular, pela estrutura geral, no espaço unificado, na cabeceira de planta simples e rectangular; pela concentração da decoração no portal de arco trilobado e decoração vegetalista. Painel de azulejos figurativos de estilo joanino na capela-mor.
Número IPA Antigo: PT031506040005
 
Registo visualizado 689 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta, escalonada; volumes articulados, massas dispostas na horizontal; cobertura diferenciada em telhados de 2 e 4 águas com beirado de subeira. Fachada principal orientada, de 1 pano rasgado por portal em arco trilobado, de arquivoltas reentrantes descarregando em colunelos com decoração naturalista, encimado por óculo vazado; remate em empena e cruz. Fachadas laterais lisas, com exiguidade de aberturas, de pequenas dimensões: frestas, janelas e portas, estas guarnecidas de pedra; corpos justapostos, não alinhados com analogia de construção em relação à massa principal; corpo recuado a N., encimado por campanário, terminado em empena angular. Articulação exterior / interior com pequeno desnível vencido por dois degraus baixos na entrada principal. INTERIOR: de espaço único, iluminação dada pelos escassos vãos de duas frestas de cada lado da nave e um óculo; paredes de pé direito lisas com cobertura em tecto de madeira de três planos, decorado com pinturas simples, inseridos em molduras rectangulares onde se destaca a pintura das armas portuguesas, escudo e coroa real. Adossada à parede, junto à porta principal, pia de água benta com decoração vegetalista e do lado esquerdo, à entrada, uma pia baptismal, de forma octogonal, simples. Arco triunfal em asa de cesto, pouco pronunciado, talhado em meia cana côncava, decorado com rosetas, com arquivolta delimitada por colunelos com capitéis vegetalistas; capela-mor, antecedida por degraus, com dois painéis figurativos de azulejos azul e branco, nas paredes laterais, figurando cenas da Virgem com o Menino; altar-mor em talha dourada e laca branca; tecto de três planos em caixilhos com pinturas.

Acessos

Largo das Forças Armadas, Rua Pereira da Silva

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 740-CA/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012 / ZEP, Portaria n.º 428/2017, DR n.º 224/2017, 2.ª série, 21 novembro 2017

Enquadramento

Urbano, destacado no vasto largo onde se encontra implantado, formando uma plataforma em anfiteatro, com jardim público e miradouro; isolado por adro murado a N. e E.; rodeada de casario de um e dois pisos com uma porta e uma ou duas janelas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1532 - Início da construção da capela, por ordem do mecenas Cosme Bernardes de Macedo, fidalgo da Casa Real, dedicada a São João Evangelista; Séc. 18 - algumas remodelações; séc. 19 - obras de beneficiação a nível da cobertura, sendo então substituídos os caixotões do tecto; 1992, 01 setembro - proposta de classificação de particular; 1994, 21 janeiro - parecer do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a abertura do processo de classificação; 04 fevereiro - despacho de abertura do processo de classificação do Presidente do IPPAR; 1998, 06 agosto - proposta da DRLisboa para a classificação como Valor Concelhio; 2001, 22 fevereiro - parecer do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a classificação como Imóvel de Interesse Público; 15 maio - despacho de homologação da Ministra da Cultura relativa à classificação da ermida como Imóvel de Interesse Público; 2015, 08 maio - publicação de Anúncio n.º 87/2015 com projeto de decisão relativo à fixação da zona especial de proteção da ermida de Nossa Senhora do Rosário, em DR, 2.ª série, n.º 89.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria e cantaria, pavimento de tijoleira e madeira, revestimento de reboco a cal e azulejos, cobertura em telha.

Bibliografia

ALVES, Pe. Carlos Póvoa, Informações Paroquiais de 1758, in Subsídios para a História de Alhos Vedros, s. d.; Caderno Sócio Cultural do Concelho da Moita, Moita, s.d.; Igrejas e Capelas da Costa Azul, Setúbal, s.d..

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR; CMM

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR; CMM

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; IPPAR; CMM

Intervenção Realizada

Companhia Gás Cidla: 1966 - obras gerais de recuperação: substituição de ladrilhos, demolição do coro e púlpito.

Observações

Autor e Data

Albertina Belo 1996

Actualização

Cecília Matias 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login