Casa dos Feio de Carvalho

IPA.00004070
Portugal, Coimbra, Lousã, União das freguesias de Lousã e Vilarinho
 
Casa unifamiliar do barroco tardio provávelmente de setecentos de grande simplicidade formal e arquitectónica. Boa traça da fachada sem colocação de brasão sobre a porta principal, o que constitui excepção na apologia preponderante neste tipo de casa e região.
Número IPA Antigo: PT020607030017
 
Registo visualizado 119 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Possuía planta simples, rectangular, cobertura de duas águas com beiral saliente e fachada principal simples com dois registos. No primeiro foram lançadas janelas gradeadas rectangulares com molduração. Portal era limitado por arco abatido, emoldurado por frontão interrompido e curvo. Apresentava no segundo seis janelas de verga curva e avental recortado, com decoração de conchas e folhagem e três janelas de guilhotina de cada lado do portal. Contráriamente ao que é normal na apologia destas casas não apresentava brasão na fachada *1.

Acessos

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossada a outras construções que apresentam alguma discordância.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Demolido

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, 2.ª metade - as casas antigas do Concelho da Lousã são quase todas deste século e constituem um núcleo de evolução regional de modelos rurais muito interessante; esta casa pertencia a família de apelido Carvalho, originária de Serpins. Unida mais tarde à dos Feios, do lugar da Lagarteira, deram origem à designação actual; 1968 - propriedade da Família Feio de Carvalho, encontra-se em ruínas desde esta data; 1971 - adquirida pela Câmara Municipal da Lousã; 1974 - demolida devido ao arranjo urbanístico da Praça Cândido dos Reis e alargamento da Rua Viscondessa do Espinhal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra e alvenaria de pedra, madeira, vidro, telha.

Bibliografia

SAMPAIO, A. P. Forjaz de, Memórias do Bussaco, seguidas de uma viagem à Serra da Louza, Porto, 1864; SAMPAIO, A. P. Forjaz de, Uma Viagem à Serra da Louza, Lousã, 1938; ARANHA, P. W. de Brito, Memórias Histórico Estatísticas de algumas Villas e Povoações de Portugal, 1871; MEXIA, Fernando C. P. de C. de Magalhães, Vila da Louzâ, Lousã, 1938; MASCARENHAS, Carlos de S. B. P., José Arnaud Almeida, Serra da Louza e a sua descendência, Coimbra, 1927; GONÇALVES, A. Nogueira, Casas Nobres do Séc. XVIII, Lousã, 1950; LEMOS, Álvaro Viana, A Lousã e o seu Concelho, Lousã, 1950; GONÇALVES, Nogueira, A., CORREIA, Virgílio, Inventário Artístico de Portugal, Lisboa, 1953; DIAS, Pedro, REBELO, Fernando, Lousã a Terra e suas gentes, Lousã, 1985.

Documentação Gráfica

Família Feio de Carvalho

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Não recolhemos qualquer informação quanto à disposição planimétrica ou funcional do interior.

Autor e Data

João Cravo 1994 / Maria Bonina / Fernando Grilo 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login