Igreja Paroquial de Lavre / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

IPA.00004057
Portugal, Évora, Montemor-o-Novo, União das freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre
 
Arquitectura religiosa, neoclássica. Igreja paroquial de planta centralizante, de nave única interceptada por capelas laterais criando transepto; templo característico da época e interpretação regional das soluções estilísticas e estéticas, corrente no aro eborense. A disposição das capelas laterais criando transepto e conferindo planta centralizante ao templo.
Número IPA Antigo: PT040706020016
 
Registo visualizado 528 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal centralizante composta pela articulação horizontal da nave, transepto saliente, capela-mor rectangular com camarim, sacristia e anexos; volumes articulados, massas dispostas na vertical; coincidência exterior-interior; cobertura diferenciada em telhados de duas águas para a nave e transepto e em cúpula piramidal para o camarim. Fachada principal, orientada, desenvolvida em 2 registos, de pano único delimitado por contrafortes angulares rematados de pináculos; inferiormente rasga-se pórtico de cantaria esquadriada, com verga alteada, janela de sacada sobrepujante com varandim de ferro pintado sob mísula de cantaria de largura idêntica à do pórtico; no 2º registo, frontão contracurvado de volutas com óculo axial e remate em ornato bulboso. Fachadas N. e S. constituídas pela articulação dos paramentos correspondentes da nave, de 4 panos definidos por contrafortes e rematada por friso de cantaria granítica, com os braços do transepto rasgados por pequena fresta esquadriada. Fachada E. constituída pela projecção do paramento testeiro, cego, da ábside, com o transepto. Interior: nave com cobertura em abóbada de berço, sobre sanca, de 5 tramos marcados pelos arcos torais descarregando em mísulas salientes; alçados e cobertura caiados a cor branca; acesso aos braços do transepto por arcos de volta perfeita, rasgados nos alçados das naves, com gradeamentos de ferro forjado; o arco do lado da Epístola tem o intradorso decorado por pinturas murais de cariz geométrico e vegetalista; no último tramo da nave, do lado do Evangelho, púlpito de caixa decorada e dourada; arco triunfal de volta perfeita; capela-mor rectangular com retábulo-mor de trono e camarim, pintado e dourado; acesso ao camarim por duas portinholas ladeando o altar; cripta tumular de família nobre não identificada.

Acessos

EN114. No limite O. da povoação

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de interesse Público, Decreto n.º 1/86, DR, 1.ª série, n.º 2 de 03 janeiro 1986

Enquadramento

Urbano, isolado, destacado, em pequena colina, solidamente implantado em plataforma elevada, delimitado por adro arborizado com acesso por escadaria de 3 lanços.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1320 - já existia o templo; 1755 - destruído pelo terramoto; 1758, c. de - reconstrução do edifício actual; 1969, 28 Fevereiro - danos causados pelo sismo: fendas nos olhais dos sinos, fachadas principal e posterior, capela lateral e abóbada da nave.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria mista rebocada e caiada,, cantaria granítica nas molduras dos vãos, mármore regional em elementos secundários.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, Lisboa, SNBA, 1975.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1970 - trabalhos de reparação e consolidação dos danos causados pelo sismo; 1985 - reforço das fundações, colocação de nova cobertura na nave; 1986 - reforço das paredes exteriores da igreja e do adro, recontrução da cobertura e execução de cintas de travação, vigas, pilares, cumeeiras e rincões numa das capelas laterais, limpeza e reparação dos telhados da capela-mor e sacristia, reconstrução da abóbada da nave, execução de novos pavimentos de tijoleira, reconstrução de rebocos, colocação de nova guarda no coro, colocação de caixilhos e portas, reconstrução de parte do soalho da Capela do Senhor dos Passos; 1987 - remodelação da instalação eléctrica.

Observações

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1994 / Rosário Gordalina 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login