Igreja do Colégio de Nossa Senhora da Conceição de Campolide / Igreja Paroquial de Campolide / Igreja de Santo António

IPA.00004019
Portugal, Lisboa, Lisboa, Campolide
 
Arquitectura religiosa, ecléctica. Igreja que segue o modelo das igrejas das Ordens mendicantes em Portugal. Igreja de nave única e ampla capela-mor com decoração interior em estuque, pinturas marmoreadas e vitais.
Número IPA Antigo: PT031106100160
 
Registo visualizado 1162 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planimetricamente a igreja é a justaposição de 2 rectângulos, do que resulta uma volumetria composta por 2 paralelepípedos cobertos por telhados a 2 águas. Na fachada de corpo único, delimitado lateralmente por pilastras e rematado por frontão triangular, é de assinalar o portal, com ombreiras de cantaria e frontão curvo, encimado pelo grande óculo que ilumina o coro. Uma torre sineira de secção quadrada encontra-se adossada ao lado O. O interior, de nave única, é coberto por abóbada de berço em estuque decorada com emblemas litúrgicos e rasgada por lunetas. Nos muros da nave, igualmente de estuque pintado e polido simulando mármore, abrem-se de ambos os lados 3 arcos de acesso às capelas laterais, comunicantes entre si. No nível superior observa-se uma galeria constituída por 3 tribunas, igualmente comunicantes. O coro eleva-se junto à porta, assente em arcos de volta inteira. A capela-mor apresenta tecto semelhante ao da nave, 2 tribunas laterais em arco abatido e muros marmoreados. Existência de presépio em terracota.

Acessos

Travessa de Estevão Pinto. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,732416, long.: -9,161094

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 novembro 1993 1*

Enquadramento

Urbano, destacado, adossado ao edifício da Faculdade de Economia da Universidade Nova (v. PT031106100092), e ao qual pertenceu como igreja do antigo Colégio de Campolide da Companhia de Jesus.

Descrição Complementar

No altar-mor observa-se um retábulo com 2 ordens de nichos sendo visível no central do nível inferior uma imagem do orago e no correspondente do nível superior um camarim ornado de pilastras jónicas, frontão e tímpano com um alto-relevo alusivo à Eucaristia.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Via Sacra, cedido em 28 Fevereiro 1938

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1858 - fundação do colégio da Companhia de Jesus de Campolide pelo padre Carlos Rademaker, numa quinta denominada da Torre, adquirida pela Companhia de Jesus ao poeta João de Lemos; 1879, 8 de Dezembro - lançamento da 1ª pedra da igreja de Nossa Senhora da Conceição, anexa ao colégio com a mesma invocação; 1883 - finalizadas as obras de toscos; 1884, 30 de Abril - inauguração da igreja; execução do presépio; 1909 - colocação de relógio na torre sineira; 1910, Outubro - extinção do colégio, passando o edifício para a posse do Estado e sendo a igreja - entretanto profanada e disperso o seu recheio - utilizada como depósito da Farmácia Central do Exército; 1927 - entrega da igreja à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Senhor Jesus dos Passos da Via Sacra da igreja conventual de Santa Joana, da qual havia sido desapossada em 1924; 1938, 25 fevereiro - a Irmandade toma possa da igreja; 1938, 11 outubro - sagração da igreja como paroquial de Santo António de Campolide; 2011 - intervenção, a pedido dos paroquianos, do Provedor de Justiça junto à Assembelia da República, para que o templo, em péssimo estado de conservação, fosse entregue à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e do Senhor Jesus dos Passos da Santa Via Sacra; 25 fevereiro - proposta de fixação de Zona Especial de Proteção conjunta da Penitenciária de Lisboa, Casa Ventura Terra, parte do Bairro Azul e troço do Aqueduto das Águas Livres; 10 outubro - o Conselho Nacional de Cultura pede que sejam estabelecidas Zonas Especiais de Proteção individuais.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, estuque pintado, madeira

Bibliografia

ARAÚJO, Norberto de - Inventário de Lisboa. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1956, fasc. 12; CUSTÓDIO, Jorge - O Colégio de Campolide. Lisboa: Universidade Nova da Faculdade de Economia, 1988; FOLQUE, André - «A Igreja de Santo António de Campolide. Breve nota acerca da intervenção do Provedor de Justiça em defesa dos Paroquianos contra o Estado». in Invenire - Revista dos Bens Culturais da Igreja. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, janeiro-julho 2011, n.º 2, pp. 48-49; GRAINHA, M. Borges - História do Colégio de Campolide da Companhia de Jesus. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1913; LOPES, António - Roteiro Histórico dos Jesuítas em Lisboa: Braga: Edição do Autor, 1985; PAIS, Alexandre Manuel Nobre da Silva - Presépios Portugueses Monumentais do século XVIII em Terracota. Lisboa: s.n., 1998. Texto policopiado. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa; SILVA, Augusto Vieira da - «Notícias Históricas das Freguesias de Lisboa». Revista Municipal. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1943, ano V, n.º 16.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1938 - restauro dos vitrais e outras obras de beneficiação

Observações

*1- DOF: Capela do antigo edifício do Colégio de Campolide da Companhia de Jesus.

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login