Igreja Paroquial de Turcifal / Igreja de Santa Maria Madalena

IPA.00004013
Portugal, Lisboa, Torres Vedras, Turcifal
 
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja paroquial. Trata-se de um edifício de notável monumentalidade, pela escala, como pela riqueza do revestimento marmóreo do interior. Recheio constituído por um conjunto de património móvel (artes decorativas) de significativa riqueza e coerência estilística.
Número IPA Antigo: PT031113170031
 
Registo visualizado 551 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

De planta em cruz latina irregular, o edifício apresenta volumes escalonados e coberturas diferenciadas em telhados a 1 e 2 águas e em coruchéu. A fachada principal (a E.), em reboco pintado, apresenta-se compartimentada em 3 corpos separados por duplas pilastras de cantaria, dos quais se demarca o central que exibe portal de verga recta encimado por friso ornamental esculpido (com motivos vegetalistas e querubim ao centro) articulado com frontão interrompido por cruz. Reconhecem-se, no alinhamento da porta, 2 janelas com emolduramento simples de cantaria, destacando-se a 2ª - de verga curva e avental em cantaria - localizada ao nível do andar ático. Os corpos laterais, idênticos, apresentam, cada um, pano de muro animado por 3 janelas de peito quadradas, com emolduramento simples em cantaria e malheiro de ferro. A fachada é superiormente rematada por cornija que acompanha ao centro a verga curva da janela. Acima da cornija eleva-se sobre o corpo extremo a S., torre com relógio e 4 ventanas sineiras encimadas por coruchéu ornado com pináculos. Os alçados laterais a N. e S. exibem pano de muro ritmado por pilastras de cantaria e por janelas rectangulares de emolduramento simples em cantaria e malheiro de ferro. O interior do templo tem nave única totalmente revestida a mármores policromos dispostos em painéis, com cobertura em abóbada de berço. Os muros laterais são vazados de cada lado por 4 capelas inscritas em arcos de volta perfeita, em cujos altares de observam pinturas sobre tela. As capelas intercalam com púlpitos em cantaria, com guarda voz, observando-se ainda clerestório de 3 janelas rectangulares de cada lado, com guarda em balaustrada. Antecede a capela-mor arco triunfal de volta perfeita encimado por nicho e ladeado por 2 altares inscritos em arcos plenos. A capela-mor, de planta rectangular e cobertura em abóbada de berço, ostenta panos de muro animados por lambril azulejar monócromo do tipo albarrada. No muro de topo regista-se a presença de altar-mor em madeira esculpida, com pintura sobre tela, atribuída a Bento Coelho da Silveira (1620-1708). Pela porta do lado da Epístola acede-se à sacristia, de planta rectangular e cobertura em abóbada de berço: aí observa-se arcaz com espaldar a integrar espelhos, sobrepujado por nicho em mármore a albergar crucifixo.

Acessos

Rua Rogério Figueirôa Rego, Largo Brigadeiro França Borges, Largo Engenheiro Carlos Alves. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,042037; long.: -9,265774

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado por adro murado, em posição altimétrica dominante com acesso por escadaria

Descrição Complementar

Os altares laterais ostentam composições pictóricas setecentistas com as seguintes temáticas, do lado da Epístola: A Sagrada Família, Descida da Cruz (2 telas) e Santo António; do lado do Evangelho: São Miguel, São Sebastião, Nossa Senhora do Carmo e A Imaculada Conceição. No 1º altar do lado do Evangelho observa-se uma maquineta de madeira entalhada (de estilo rocaille) contendo uma imagem de Nossa Senhora das Dores. No altar colateral da Epístola (ladeando arco triunfal), reconhece-se pintura sobre tábua figurando Santo Amaro e Nossa Senhora com o Menino. Na capela baptismal destaca-se a pia (em cantaria de calcário branco, de notáveis dimensões) e a pintura sobre tábua figurando o Baptismo de Cristo, ambas quinhentistas. No coro-alto, um positivo com cicno registos e fole de pé.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: João Antunes (atr., 1700). PINTOR: Diogo Teixeira (séc. 16).

Cronologia

Séc. 16 - pintura de um Pentecostes por Diogo Teixeira; séc. 17 - construção da igreja, fundada no local onde existira templo com o mesmo orago, de que são memória os registos paroquiais do séc. 16 e as lages sepulcrais armoriadas colocadas na capela-mor (designadamente de Heitor Bernardes Botado e de sua mulher, datada de 1578); c. 1700 - campanha de reedificação financiada por D. Pedro II, provavelmente com desenho de João Antunes; 1749 ou 1751 - data da provável conclusão da construção (a 1ª observa-se no pavimento do adro e a 2ª é apresentada por Fr. Cláudio da Conceição); Séc. 18, 2ª metade - edificação da torre sineira.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, estuque, ferro forjado, madeira

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, FERRãO, Julieta, GUSMãO, Adriano, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. IV, Lisboa, 1963; CONCEIÇãO, Cláudio da (Frei), Gabinete Histórico, Tomo XII, Lisboa, 1829; Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. 33, Lisboa, 1978; REGO, Rogério de Figueiroa, Um Herói Português na Empreza de Túnis, Lisboa, 1943; SERRÃO, Vítor, Tomás Luís e o antigo retábulo da Igreja da Misericórdia de Aldeia Galega do Ribatejo, in ARTIS, Lisboa, Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 2002, n.º 1, pp. 211-235; SERRÃO, Vítor, História da Arte em Portugal - o Barroco, Barcarena, Editorial Presença, 2003; TORRES, Manuel Agostinho Madeira, Descripção Histórica e Económica da Villa e Termo de Torres Vedras, Coimbra, 1862; VALENÇA, Manuel, A Arte Organística em Portugal, vol. II, Braga, 1990; Torres Vedras, Passado e Presente, vol. I, Torres Vedras, 1996.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR, Pº Nº 91/3(35)

Intervenção Realizada

Paróquia: 1990 - reparação da cobertura (telhado e abóbada), caiação dos paramentos exteriores, pinturas interiores, obras de beneficiação da torre sineira, envernizamento das pinturas dos altares.

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login