Casa do Primo Madeira / Palacete na Rua do Campo Alegre, n.º. 877

IPA.00003974
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
 
Palacete neoclássico de planta rectangular, com alguns elementos salientes. Repetição sistemática dos mesmos tipos de vão na composição dos alçados: janelas rectangulares com molduras simples ou com a verga sublinhada. Pórtico saliente e embasamento em cantaria. Elementos decorativos revivalistas: grinaldas, colunas e frisos. As obras de restauro e recuperação mantiveram na globalidade a distribuição funcional original e os processos construtivos pré-existentes.
Número IPA Antigo: PT011312070208
 
Registo visualizado 749 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

De planta rectangular, com cave, dois pisos separados por friso, mais um amansardado. Para E. um acrescento a toda a altura e do lado O. salienta-se uma bow-window. Volumes articulados, com coberturas em telhado diferenciadas de três e quatro águas. A fachada principal, orientada a N., rematada por uma cornija e balaustrada. Sobre a balaustrada e no mesmo alinhamento da porta de entrada, reforçando a marcação deste eixo, uma espécie de frontão curvo. É limitada por pilastras nos extremos, é subdividida em três corpos também através pilastras e apresenta adossado ao eixo destas, sobre a porta de entrada, um pórtico saliente apoiado em duas colunas, encimado por uma varanda com balaustrada em granito. Ladeiam o pórtico para cada lado janelas no primeiro e segundo piso, com moldura em granito, verga sublinhada e gradeamento à face. As fachadas laterais, distintos entre si, caracterizam-se, a do lado E., por uma pála balançada em ferro e vidro, envolvida por janelas alinhadas do mesmo tipo e, a do lado O., por uma bow-window. Neste as aberturas são iguais em dimensão, mas apresentam moldura simples. A rematar as fachadas entablamento em granito, intercalando zonas fechadas e vazadas com balaustrada, nos alçados E. e principal; neste, é interrompido ao centro por um pequeno espaldar com almofadas encimado por um arco abatido interrompido por um florão. Nas restantes fachadas o entablamento desenvolve-se continuamente fechado. O espaço interior é marcado na entrada por um amplo hall, a partir do qual se tem acesso às salas do 1º piso e à escadaria principal de dois lanços com patamares intermédios com um lambrim em madeira. No piso da cave estão localizadas as áreas de serviço, com cozinha, dispensa, lavandaria e instalações do pessoal; no primeiro piso, o hall, salas de estar e comer e no 2º piso os antigos quartos são agora salas de reunião, secretaria e direcção. O último piso amansardado, antigamente quartos dos criados, adaptou-se para instalar uma residência de pessoal, uma sauna, e pequenos gabinetes. Saliente-se em toda a construção o tratamento cuidado nas portas encimadas por vidros gravados, os estuques dos tectos e paredes profusamente decorados com elementos florais e os pavimentos construídos com várias madeiras. Nas salas mais importantes o tratamento dos estuques pintados é pontualmente acrescentado com a pintura a folha de ouro.

Acessos

Rua do Campo Alegre, n.º 877

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 28/82, DR, 1ª série, n.º 47, de 26 fevereiro 1982 *1

Enquadramento

Urbano, isolado, inserido em lote rectangular, recuado relativamente à Rua do Campo Alegre, vedado por muro rebocado encimado por um gradeamento em ferro fundido; este é interrompido ao eixo por uma porta e, junto aos extremos, por dois portões de duas folhas inseridos entre pilares. Para O. localizam-se alguns palacetes, nomeadamente a Casa dos Burmester (actual Faculdade de Letras) e Casa dos Andresen (actual Jardim Botânico e Faculdade de Ciências). Para E. as instalações do Centro de Citologia Experimental. A casa ergue-se no enfiamento da Rua Guerra Junqueiro e é envolvida por um belo jardim de traçado romântico com árvores altíssimas, inúmeras camélias e percursos em saibro.

Descrição Complementar

INSCRIÇÃO: No hall na parede da fachada principal; placa quadrada em latão; Leitura: Câmara Municipal do Porto, Prémio João de Almada, 1990. A esta obra foi atribuído o prémio da melhor recuperação de prédios antigos no Porto, Autor Arquitecto Fernando Távora.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: clube

Propriedade

Pública: Universidade

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Arquitectos: José Marques da Silva, Fernando Távora.

Cronologia

1862, 26 Dezembro - Nascimento de Pedro Maria Araújo Fonseca; séc. 19, finais - provável início da construção do palacete; 1890 / 1895 - Pedro Fonseca é Vereador da Câmara Municipal do Porto; 1895 / 1896 - Pedro Fonseca é Presidente da Associação Comercial do Porto; 1899 - ampliação para E. da casa e construção de um edifício independente para cavalariça, cocheira e duas residências para empregados com projecto atribuído a Marques da Silva; 1901 / 1905 - Pedro Fonseca é Presidente da Associação Comercial do Porto; 1905, 20 Maio - o conselheiro Pedro Fonseca oferece um banquete por ser nomeado membro da Câmara dos Pares; 1910 - Pedro Fonseca é nomeado Governador Civil do Porto; 1922, 16 Dezembro - morre Pedro Maria Araújo Fonseca; 1990 - Atribuição do Prémio "João de Almada" ao Palacete, pela Câmara Municipal do Porto.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo lado exterior e interior; embasamento, cornija, platibanda e pórtico saliente em cantaria de granito; cobertura em estrutura de madeira, revestida a telha marselha; tectos estucados e / ou pintados; revestimento de pavimentos em madeira ou mosaico; caixilharias em madeira pintada; grades do muro em ferro fundido pintado.

Bibliografia

QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal: cidade do Porto, Lisboa, 1995; TÁVORA, Fernando, O edifício do Círculo Universitário do Porto, O Tripeiro, 7ª Série, Ano XIV, nº 5, Porto, Maio, 1995; SOUSA, Francisco de Almeida e, Evocação de Pedro Maria da Fonseca Araújo, O Tripeiro, Porto, Maio 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1986 / 1988 - Obras de recuperação e restauro com o projecto da autoria do Arquitecto Fernando Távora (construtor: ESPAÇO).

Observações

O edifício anexo foi também adaptado no primeiro piso para recepção e salas de reunião e o segundo piso para quatro quartos de hóspedes da Universidade. Teixeira Lopes executou o busto de Pedro Araújo existente na escadaria do Palácio da Bolsa. O conselheiro adquiriu o Palácio da Breijoeira e fez-lhe diversas obras de remodelação e restauro. D. Manuel II concedeu-lhe o título de Marquês da Breijoeira, que nunca chegou a usar. *1 - DOF: "Conjunto formado por habitação e logadouro arborizado, sito na Rua do Campo Alegre, 855 a 1021, no Porto".

Autor e Data

Isabel Sereno e João Santos 1994 / Isabel Sereno 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login