Casa da Pedra / Casa das Águas Férreas

IPA.00003973
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Casa unifamiliar barroca, de linhas muito simples.
Número IPA Antigo: PT011312040165
 
Registo visualizado 643 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Edifício de planta rectangular alongada e volumes articulados, resultante da associação de um corpo de dois pisos com um de um piso. O corpo mais alto composto por duas coberturas em telhado de quatro águas e o mais baixo é definido por uma cobertura simples de quatro águas. A fachada principal orientada a E. é composta na parte mais alta por três janelas de guilhotina alinhadas com as duas janelas do r/c e porta de entrada ao centro. A prolongar esta fachada o corpo de r/c apresenta duas janelas iguais a uma cota ligeiramente inferior. O alçado N. deste corpo é constituído por três janelas do mesmo tipo. O muro entre o corpo da garagem e a casa propriamente dita, onde se insere uma escultura de homenagem a Oliveira Martins, apresenta junto à casa um pequeno portal encimado por uma flor-de-lis. O jardim da casa com diferentes níveis possui uma fonte do tipo espaldar com um golfinho a servir de bica. O muro com balaustrada a separar uma área relvada junto ao muro limite de uma zona pavimentada em calçada à portuguesa contém algumas esculturas em granito.

Acessos

Rua das Águas Férreas, n.º 25 a 43

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, de gaveto entre a Rua das Águas Férreas e uma travessa. Para S. da Casa desenvolve-se o muro limite do jardim em granito rematado com um portão. A flanquear este portão um edifício de r/c + 2 pisos. A flanquear a fachada N. construções de escala reduzida de um piso. Em frente da Casa desenvolve-se o Bairro da Bouça, da autoria do Arqº. Siza Vieira.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - Construção da Casa; 1988 - o Centro de Formação de Jornalistas propõe à Secretária de Estado da Cultura a instalação na Casa da Pedra do Museu da Imprensa; 1989, Outubro - é vendida por David Manuel Viana da Silva e Sousa ao actual proprietário; 1995 - Colocação de uma escultura de homenagem a Oliveira Martins da autoria do escultor José Rodrigues (CMP); 1998, 05 junho - Despacho de abertura do processo de classificação; 2005, 20 junho - Despacho de encerramento do processo de classificação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocadas pelo lado exterior e interior; Cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; Tectos estucados (tecto de masseira em madeira); Revestimento de pavimentos em "lamparquet"; Caixilharias em madeira pintada; Portadas interiores em madeira.

Bibliografia

As termas das Águas Férreas, Jornal de Notícias, 16 Abril 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1989 - Obras de conservação; 1995 - Pintura e reparação das caixilharias.

Observações

*1 - O nome das águas Férreas advém do facto de, em 1784, ter sido descoberto nas proximidades um manancial, que deu origem a umas termas localizadas onde acaba a Rua com o mesmo nome e começa a R. do Melo. Esta área foi cedida para uso público e a C. M. mandou construir uma fonte em 1804 depois de comprovadas as qualidades da água. Esta fonte foi recentemente transferida para o Parque da Cidade. *2 - Residiu nesta Casa o historiador Oliveira Martins, tendo sido o local de encontro da chamada "Geração de 70". Nela se reuniam personalidades como Antero Quental, Guerra Junqueiro, Rodrigues de Freitas, Eça de Queirós e Ramalho Ortigão.

Autor e Data

Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login