Edifício na Rua 31 de janeiro, n.º 200 a 202 / Edifício da Ourivesaria Cunha

IPA.00003971
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória
 
Arquitectura comercial, arte nova. Arquitectura do ferro com referências Arte Nova e Rocaille nas formas aconcheadas e onduladas com volutas e grinaldas. Afinidades com a Casa Vicent e Ourivesaria Reis & Filhos na mesma rua. Reconstitui um dos raros exemplares da arquitectura comercial com referências Arte Nova, muito semelhante a outros dois casos de "devantures" na mesma rua, a Ourivesaria Reis & Filhos e a Casa Vicent. Todas elas foram construídas pela "Companhia Aliança".
Número IPA Antigo: PT011312120117
 
Registo visualizado 759 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

A fachada principal orientada a N. , confronta com a R. 31 de Janeiro com uma "devanture" ou frente em ferro fundido e lioz nacional, com aplicações em bronze dourado e latão polido. Nesta está incluída uma porta de acesso aos andares superiores do prédio, emoldurada por elementos em lioz. A área da fachada correspondente à Ourivesaria é formada por uma porta ao eixo de duas folhas, ladeado por duas montras de recorte superior e inferior ondulado. Ao contorno do vão em ferro decorado com delicados frisos são apostas grinaldas. A encimar a entrada da loja o entablamento é interrompido por volutas entre as quais se insere a escultura intitulada "Grupo de Amores" da autoria de José de Oliveira Ferreira. O espaço interior da ourivesaria constituído por dois salões separados por um arco abatido apoiado em duas colunas, contém no 1º salão vitrines Arte Nova enceradas. No segundo salão com uma escada em caracol de acesso à cave, encontra-se o mobiliário mais antigo pertencente à loja inicial na R. do Loureiro.

Acessos

Santo Ildefonso, Rua 31 de Janeiro, nº 200 a 202

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 5/2002, DR, 1ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002 *1

Enquadramento

Urbano, flanqueado. Implanta-se no Centro Histórico da Cidade do Porto (v. PT011312140163) e na Zona Histórica da Cidade do Porto (v. PT011312070086). Ocupa um lote estreito e comprido, em rua de pendente acentuada, com tráfico rodoviário de um só sentido, descendente. Adossado, lateralmente, a edifício de cinco pisos a O. e a edifício de quatro pisos a E., também do início do séc. 20 e arquitectónicamente similares. A S. confronta com a R. da Madeira. Na proximidade, localiza-se a Casa Vicent (v. PT011312120115), a Ourivesaria Reis & Filhos (v. PT011312120116) e a Igreja de Santo Ildefonso (v. PT011312120046).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício

Utilização Actual

Residencial: edifício

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Francisco de Oliveira Ferreira (atr.); Companhia Aliança (const. de frente em ferro fundido); José de Oliveira Ferreira (autor da escultura da fachada).

Cronologia

1880 - Fundação da primeira Ourivesaria Cunha, por Alfredo Pinto da Cunha, na R. do Loureiro, nºs 46 a 52; 1912, 26 Março - declaração sobre os honorários (280$00) de José de Oliveira Ferreira, para o estudo e execução da escultura "Grupo de Amores"; 1914, 2 Março - requerimento de Alfredo Pinto da Cunha para a construção da Ourivesaria Cunha na R. 31 de Janeiro, nº 200, acompanhado de projecto e memória descritiva; 1924 - inauguração da ourivesaria.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

"Devanture" em ferro fundido e pedra de lioz com aplicações em bronze dourado; Paredes interiores forradas a papel; Tectos em estuque trabalhados e pintados; Pavimentos em soalho de madeira.

Bibliografia

BASTO, Artur de Magalhães, O Porto do romantismo, Imprensa da Universidade, Coimbra, 1932; FRANÇA, José Augusto, A Arte em Portugal no séc. XIX, 2º vol., Lisboa, 1966; A Ourivesaria no Norte de Portugal, ARPPA, Porto, 1984; SANTOS, José Coelho dos, O Palácio de Cristal e a Arquitectura do Ferro em meados do Séc. XX, Fundação Eng. António de Almeida, 1989.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Os Irmãos Oliveira Ferreira obtiveram o primeiro prémio do Concurso para o monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, em Lisboa. Um deles, José de Oliveira Ferreira, autor da maquete do monumento foi o discípulo predilecto de Teixeira Lopes e bolseiro em Paris no atelier de Mercier. A suposição de ter sido o Arqº. Francisco de Oliveira Ferreira o autor do projecto deve-se ao facto de ele assinar uma cópia sem data do alçado da loja e, por outro lado, de ser o autor das obras do primeiro estabelecimento na R. do Loureiro; *1 - DOF: Imóvel onde se encontra a Ourivesaria Cunha, incluindo a Ourivesaria Cunha e o seu recheio.

Autor e Data

Isabel Sereno 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login