Convento de Santa Clara / Centro Paroquial de Pinhel

IPA.00003959
Portugal, Guarda, Pinhel, Pinhel
 
Arquitectura religiosa. Pormenor notável. Portal de arquitectura classicista, com sistema arquitravado e coroado com frontão curvo interrompido por edícula também coroada por frontão curvo que alberga imagem de vulto Santa Clara.
Número IPA Antigo: PT020910170026
 
Registo visualizado 277 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Mosteiro feminino  

Descrição

Portal principal do Convento de Santa Clara marca a linha de fachada voltada a O., eleva-se sobre pequeno estereóbato que lhe dá a altura de dois degraus e apresenta sistema arquitravado. As jambas compõem-se de dupla pilastra, com as pilastras do plano superior mais estreitas, recortando-se em volume nos capitéis e nas bases, a enquadrarem o arco abatido assente sobre impostas. Estas apresentam modenatura recortada semelhante à das pilastras. Sobre o arco relevam-se as enjuntas em forma de triângulos; sobre elas corre uma faixa de óvulos a ressaltar das ovais que os envolvem. O entablamento compõe-se de arquitrave dividida em cinco triglífos e respectivos lacrimais e em quatro métopas com rosetões inscritos, faixa de dentículos e cornija. O frontão é circular, com faixas de molduras salientes e filete de dentículos e interrompido pelo nicho de forma edicular, também coroado por frontão circular, que remata a estrutura. A edícula do nicho apresenta meia abóbada em forma de vieira e alberga imagem de vulto de Santa Clara.

Acessos

Rua António José de Almeida, n.º 6

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Situa-se na R. António José de Almeida, antiga R. do Convento a que deu o topónimo, dando acesso ao edifício do antigo Convento de Santa Clara *1. Na fachada principal orientada a O., de massa horizontal dividida em dois corpos distintos, correspondentes ao corpo do antigo mirante (com cércea diferente) e ao cenóbio das clarissas, o portal inscreve-se no segundo, entre duas janelas de guilhotina de ombreiras e lintéis rectos em granito, de molduras lisas, com o nível do portal a corresponder ao r/c do edifício e o frontão ao o primeiro andar, divididos pela marcação de um ligeiro ressalto no paramento mural. A cornija do imóvel interrompe-se sobre o Portal.

Descrição Complementar

As pilastras das jambas apresentam marcação escavada que define rectângulos em negativo; são também interrompidas por impostas colocadas ao mesmo nível das que suportam o arco abatido. As pilastras do plano superior apresentam ambas rectângulos escavados com os ângulos frontais ressaltados do plano em pontas vivas, motivo que se repete nas jambas do nicho do coroamento.

Utilização Inicial

Religiosa: mosteiro

Utilização Actual

Assistencial: centro paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1596 - Petição de Luís de Figueiredo Falcão, secretário de Filipe III, ao Papa Clemente VIII para fundar convento de religiosas da regra de São Francisco nas suas casas de Pinhel, extra-muros da vila (documentada); 1602, 25 Setembro - entrada das primeiras religiosas no Convento (documentada); séc. 17 - obras de ampliação da casa conventual (documentada) e edificação do portal (conjectural); 1620 - o arcediago Heitor de Sela Falcão faz doação ao Convento das relíquias de Santa Teodora, São Caio Papa, São Sixto, São Vital, Santa Cristina e São Marcelo (documentada); 1639 - o Convento apto para receber 33 freiras; séc. 17, final - Clemente VIII sujeita-o ao ordinário de Viseu; séc. 18 - ficam sob o domínio do Ministro Provincial da Observância em Portugal, o que provocou a revolta das freiras; 1834 - extinção das Ordens Religiosas; 1836 - o convento é despejado e as freiras partem para Trancoso e Coimbra; 1836, após - demolição do corpo conventual que ligava o mirante à Igreja de São Luís, construção do Passeio Público nessa área, instalação de repartições públicas no que restou do Convento e adaptação do mirante a cadeia da comarca; séc. 20 - adaptação de parte do imóvel para a instalação do Cine-Teatro São Luís; 1975 - incêndio no corpo do mirante (cadeia) ;

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Granito

Bibliografia

ANTT, Dicionário Geográfico, vol.29, Nº 193, Pinhel, fl.1357-1368; COSTA, António Carvalho da, Corografia Portugueza, e Descripçam Topografica do famoso Reyno de Portugal, Tomo II, Lisboa, 1708; LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de Pinho, Pinhel, in Portugal Antigo e Moderno, vol.VII, Lisboa, 1876; MARTA, Ilídio, Pinhel-Falcão. Notas e Factos, Celorico da Beira, 1943; ALVES, Alexandre, O Antigo Arciprestado de Pinhel nos Velhos Livros da Câmara Eclesiástica de Viseu (No 2º Centenário da elevaçao de Pinhel a Cidade. 1770-1790), in Beira Alta, Viseu, Ano XXIX, nº 3, 1970.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CM Pinhel

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CM Pinhel

Intervenção Realizada

1988 / 1989 - obras de adaptação interna e conservação exterior destinadas a receber a casa paroquial e o Centro Social e Cultural da Paróquia de Pinhel.

Observações

*1 - O antigo Convento alberga a casa paroquial, o Centro Social e Cultural da Paróquia de Pinhel e o Cine-Teatro São Luís. *2 - Acta de entrega da Câmara Municipal de Pinhel à Paróquia de Pinhel datada de 13 Agosto de 1986.

Autor e Data

Margarida Conceição / João Vilhena 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login