Monte da Abegoaria e Capela de Nossa Senhora da Piedade

IPA.00003951
Portugal, Évora, Évora, União das freguesias de São Manços e São Vicente do Pigeiro
 
Arquitectura residencial e religiosa, manuelina, barroca. O aspecto global identifica-o com um vasto universo de paços fortificados do Séc. 15 na região de Évora, geralmente aglutinados em torno de um pequeno torreão, aparentemente mais remoto, como no Solar da Sempre Noiva, em Arraiolos, Quinta do Inquisidor, em Évora, Amoreira da Torre (v. PT040706040030), Camoeira, em Évora.
Número IPA Antigo: PT040705110067
 
Registo visualizado 407 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Monte    

Descrição

Edifício de planta longitudinal composto por torreão de três pisos, pavilhão térreo e ermida, dispostos em volumes articulados com as massas dispostas na horizontalidade e com coberturas autónomas. A fachada principal, orientada a N., é definida pela articulação, em dois vectores axiais, primeiro pelos três registos correspondentes aos volumes dos pisos do torreão, com pórtico de cantaria esquadriada e arquitrave ornada de triplo arco requebrado e cego no piso térreo e gracioso mata-cães com lintel trilobado e ornado de motivos heráldicos; depois pela disposição horizontal dos volumes do piso térreo, marcado pelos vãos de três portados de aros esquadriados e chanfrados e quatro janelas também molduradas em cantaria granítica, com arcaria cega esculpida nas vergas. A ermida tem fachada principal orientada a N., encostada à ilharga S. do torreão. Na fachada S., em tudo correspondente, no que respeita à articulação dos volumes à fachada N., merecem registo algumas frestas seteiras góticas e gárgulas de figuração zoomórfica. O núcleo habitacional parece ter-se reunido à sombra e guarda de pequeno torreão de planta quadrangular, com piso térreo e dois andares nobres. Tem pórtico virado a N., de cantaria granítica esquadriada e chanfrada, com arquitrave ornada de triplo arco gótico cego, o central requebrado. No mesmo alçado lança-se gracioso balcão de mata-cães com lintel trilobado e ornado de motivos heráldicos, entre os quais a cruz de Cristo. No alçado S. enxergam-se ainda algumas frestas entaipadas e gárgulas de figuração zoomórfica. Os pavilhões térreos, circundantes, são edificações do período manuelino, com belos e simples portados e janelas de aros esquadriados e chanfrados, por vezes com arcaria cega esculpida nos lintéis. A capela, que substituíu a ermida gótica, é do estilo regional corrente no aro eborense, de frontaria limpa rematada de frontão triangular com luneta circular, nave de canhão coberta de telhado de duas águas. A servir de sacristia ficou a primitiva ermida gótica, de planta rectangular, coberta com dois tramos de ogiva gótica fechados com botões graníticos de heráldica manuelina e descarregados em mísulas, também graníticas, de encordoados. Pórtico simples, esquadriado e chanfrado, com verga ornada de arcaria cega esculpida.

Acessos

Herdade da Abegoaria, desvio por estrada vicinal ao Km14 da EN256

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 novembro 1993 *1

Enquadramento

Rural, em planície, ligeiramente pendente sobre a Ribeira do Pigeiro da Bacia do Degebe, harmonizado com o ambiente e isolado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: monte

Utilização Actual

Residencial: monte

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 13 / 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 13 / 14 - o torreão, com arranjos manuelinos (conjectural); Séc. 15, posteriores a 1460 - pavilhões e ermida; 1755 - nova fundação da Igreja (atr. ESPANCA, Túlio, 1966, p. 390)

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Alvenaria, cantaria de granito

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Distrito de Évora - Concelho de Évora, in Inventário Artístico de Portugal, Vol VII, Lisboa, ANBA, 1966;

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - DOF...constituído pela capela de Nossa Senhora da Piedade, sacristia e zona de habitação; *2 - a Herdade fez parte do vasto património fundiário que o Capítulo Catedral de Évora possuíu na Ribeira do Pigeiro, fruto de doações pias do Séc. 13. Foi doada ao Convento do Espinheiro de Évora ( v. 0705150090 e 0705150019 ) pelo Bispo D. Vasco Perdigão, em 1462. O torreão parece empreendimento dos primeiros doadores.

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login