Anta do Barrocal / Anta 1 da Herdade do Barrocal

IPA.00003943
Portugal, Évora, Évora, União das freguesias de Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe
 
Monumento megalítico, típico do aro eborense, cujo protótipo e talvez o exemplar mais monumental se considera a Anta Grande da Comenda da Igreja, em Montemor o Novo (v. IPA.00001176).
Número IPA Antigo: PT040705040007
 
Registo visualizado 660 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Funerário  Anta    

Descrição

Construção com planta composta por câmara com planta centralizada poligonal e corredor de acesso com planta quadrangular oblonga. Volumes articulados na horizontalidade, sobre um eixo nascente - poente, com cobertura diferenciada na câmara e no corredor, constituída por uma laje de granito na primeira e por sequência de dintéis em laje granítica no segundo. A face principal é constituída pela projecção da articulação vertical do vão de entrada no corredor, guardada pelos esteios das ombreiras e rematada pelo dintel da cobertura, com o vão da parte sobrante da câmara, acima da cota suprema do corredor, fechada por tampa de laje já inexistente. As restantes faces são definidas pelos paramentos cegos das lajes dos esteios. O monumento conserva a estrutura da câmara poligonal quase intacta, com sete esteios erguidos e cobertura in situ. Tem c. de 2 metros de altura e 3 de diâmetro. Do corredor restam dois esteios fracturados, à boca da câmara e da mamoa não se enxerga sinal evidente.

Acessos

EN380, a c. de 9Km de Évora, muito perto de Nossa Senhora da Tourega, tomar caminho de terra batida à mão esquerda; chegando ao Monte da Herdade do Barrocal, a 600m, prosseguir em direcção a sudoeste até ao Moinho de Vento; a anta localiza-se a 100m a noroeste.

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910

Enquadramento

Rural, isolado, em cota estável da planície plena de Évora, no sopé da Serra de Montemuro; em floresta de montado, tem por pano de fundo, a norte, as cimalhas do castelo protohistórico de Geraldo; c. de 2,5Km, a sudoeste a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Tourega (v. IPA.00035649) e a noroeste a Quinta e Convento do Bom Jesus de Valverde (v. IPA.00002870).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: anta

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Época megalítica

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

4000 a.C. - 3000 a.C. - construção; séc. 20 - sondagens por Georg e Vera Leisner, em época indeterminada (cf. LEISNER e LEISNER, 1956).

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Granito de grão grosseiro

Bibliografia

CÂMARA MUNICIPAL DE ÉVORA - Roteiro do Megalitismo de Évora. Évora: Câmara Municipal de Évora, 1992; GONÇALVES, José Pires - Roteiro de Alguns Megálitos da Região de Évora. Évora, 1975; LEISNER, Georg - «Antas dos Arredores de Évora». A Cidade de Évora. Évora, 1949; LEISNER, Georg e LEISNER, Vera - «Die Megalithgrãber der Iberischen Halbinsel I - Der Westen». Madrider Forschungen. Madrid, 1956, I, 1; VASCONCELOS, José Leite de - Antas dos Arredores de Évora. Lisboa, 1898.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Séc. 20: Georg e Vera Leisner - sondagens em época indeterminada (cf. LEISNER e LEISNER, 1956).

Observações

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login