Paço Episcopal e Seminário da Guarda / Museu da Guarda

IPA.00003918
Portugal, Guarda, Guarda, Guarda
 
Edifícios de Seminário e Paço Episcopal, com planta em L, enquadrando dois pátios quadrados, formando no conjunto um U, ituando-se a Igreja ao centro, impondo simetria na distribuição das massas. Vãos em arco recto ou de volta perfeita, no acesso aos pátios, que apresentam colunas com capitel jónico.
Número IPA Antigo: PT020907420020
 
Registo visualizado 839 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Colégio religioso  Seminário  

Descrição

PAÇO EPISCOPAL forma planta em L, organizado a partir de um pátio de planta quadrangular, com cobertura homogénea a duas águas, sobre as massas eminentemente horizontais. Fachada principal voltada a O., com dois panos divididos por pilastras e dois registos rasgados por vãos rectos. Remate em cornija saliente com gárgulas de canhão. Alçado N. apresenta quatro panos divididos por pilastras, e igualmente dois registos, tendo vãos rectos. Remate em cornija saliente. Alçado S. divide-se em dois registos com vãos rectos e em arco abatido. Alçado posterior E. com dois registos, rasgados por vãos rectos e em arco abatido. Remate em cornija saliente. O pátio apresenta dois registos, tendo a ala O. vãos em arco pleno e rectos, a ala N. seis arcos plenos, a E., quatro arcos plenos, escadaria lateral, com alpendre sustentado por colunas de capitel jónico no segundo registo, e, finalmente, a ala S. corresponde ao alçado da Igreja. IGREJA de planta rectangular, composta por dois rectângulos justapostos, de nave única e capela-mor, com coberturas diferenciadas a quatro águas. A fachada principal encontra-se voltada a O., com pano único ladeado por pilastras, dividido em dois registos, o primeiro rasgado por pórtico em arco abatido, encimado por frontão e ladeado por duas janelas em arco abatido, enquanto o segundo apresenta nicho. Remate em frontão curvo. Alçados N. e S. com pano único, igualmente divididos em dois registos e remate em cornija saliente. Alçado E. com pano único e dois registos. INTERIOR tem, no primeiro piso, corredor central e compartimentos divididos por paredes de tabique e cobertura de madeira. O segundo piso forma espaço único correspondente à nave e à capela-mor, cobertas por falsa abóbada de berço de madeira na nave e em cruzaria de ogivas de madeira na capela-mor. SEMINÁRIO apresenta planta em L, conformando pátio de planta quadrangular, com cobertura homogénea a duas águas. Fachada principal voltada a O., com dois panos divididos por pilastras e dois registos, rasgados por vãos rectos. Remate em cornija saliente com gárgulas de canhão. Alçado lateral S. dividido em cinco panos, com dois registos, rasgados por vãos rectos em arco pleno. Remate em cornija saliente. Fachada posterior E. com dois registos e vãos rectos. Alçado N. dividido em três panos e dois registos, com vãos rectos e em arco pleno. Remate em cornija saliente. O pátio divide-se em dois registos, com vãos rectos e em arco pleno.

Acessos

Rua General Alves Roçadas, nº 28 a 30

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 28/82, DG, 1ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Urbano, isolado, na zona extra-muralhas, ocupando todo o quarteirão, tendo apenas adossado a parte do alçado E. antigo edifício dos CTT. Fachada principal voltada para a Rua Alves Roçadas, artéria principal, e jardim do Largo Frei Pedro *1.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: seminário

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu / Devoluto

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Câmara Municipal da Guarda (Paço Episcopal) / DRCCentro, Decreto-Lei n.º 114/2012, DR, 1.ª série, n.º 102 de 25 maio 2012 (Seminário)

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1601 - início da construção do Seminário, por ordem do bispo D. Nuno de Noronha, segundo inscrição existente no mesmo; 1636 - início da construção do Paço Episcopal, atendendo a uma inscrição e à existência das armas do bispo D. Frei Lopo de Sequeira; séc. 18 - o Paço ostenta as armas do bispo D. João de Mendonça, nomeado em 1711 e as de D. Jerónimo Rogado Carvalhal, nomeado em 1742, o que poderá indiciar a extensão das obras; séc. 18 / 19 - alterações nos vãos do Seminário; 1763 - data inscrita no portal, sendo bispo D. Bernardo de Melo Osório, indicam ampliação e alterações nos vãos; 1879, antes de - o Seminário albergou o Liceu Nacional; 1887 - construção da igreja por ordem do bispo D. Tomás Gomes de Almeida; 1910 - ambos os edifícios foram confiscados pelo Estado, passando o Paço a albergar a Escola dos Gaiatos (1920), infantário público, repartições públicas, nomeadamente as Finanças, até 1990, e o Centro Cultural e Núcleo de Atletismo; o Seminário funcionou como cadeia comarcã e como quartel da GNR, que coexistiu, até 1983, com o Museu, criado em 1940; a igreja albergou a Caritas Diocesana e os Escuteiros; 1982 / 1985 - edifício do Seminário foi reestruturado pelo IPPC; 1991 - projecto de remodelação do Paço e Igreja para adaptação a Centro Cultural e Museu de Arte Sacra, segundo projecto de M. José Abrunhosa e Sérgio Gamelas; 09 agosto - o museu é afeto ao Instituto Português de Museus, Decreto-Lei n.º 278/91, DR, 1.ª série-A; 1997, 26 Junho - afectação da zona do seminário ao Instituto Português de Museus, por Decreto-lei 161/97; 2002 - a DGEMN procede ao levantamento do estado de conservação do imóvel; 2007, 29 março - o imóvel é afeto ao Instituto dos Museus e Conservação, I.P. pelo Decreto-Lei n.º 97/2007, DR, 1.ª série, n.º 63; 2019 - final das obras de requalificação do espaço museológico.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes; tectos planos e em falsa abóbada de berço.

Materiais

Granito; cantaria e alvenaria; madeira; betão; aparelho isódomo; inexistente, reboco, telha de meia-cana e marselha.

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; CASTRO, José Osório da Gama, Diocese e Distrito da Guarda, Porto, 1902; DIONÍSIO, Sant'Ana, Guia de Portugal, Lisboa, 1924; LANDEIRO, José Manuel, Diocese da Guarda..., vol. V, N. Famalicão, 1940; RODRIGUES, Adriano Vasco, Monografia Artística da Guarda, Guarda, 1984; ABRUNHOSA, Maria José e GAMELAS, Sérgio, Memória Descritiva do Estudo Prévio da Remodelação do Antigo Paço Episcopal, Guarda, 1991; MATEUS, J. Mascarenhas e AIRES, Paulo, Museu da Guarda: levantamento, diagnóstico e tratamento das várias anomalias, in Pedra & Cal, n.º 13, Lisboa, Janeiro-Março 2002, pp. 4-6.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMN

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

IPPC: 1982 / 1985 - remodelação das instalações do Museu, que ocuparam o antigo Seminário, pelo Arquitecto Jorge de Brito; 1996 - criação de uma Casa da Cultura, com salas de música, conferências, exposições e áreas para vários projectos culturais; DGEMN: 2003 - projecto de conservação e remodelação do imóvel; reabilitação das coberturas; CMGuarda: 2017 / 2018 / 2019 - conclusão das obras no Museu, com alteração do projeto museológico, renovação do auditório e sistema de iluminação.

Observações

*1 - alçado N. voltado para Rua Marquês de Pombal; alçado S. voltado para Rua da Escola; alçado E. voltado para Largo João de Deus.

Autor e Data

Margarida Conceição 1991

Actualização

Paula Figueiredo 2001
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login