Ponte de São Lázaro

IPA.00003893
Portugal, Porto, Valongo, Alfena
 
Ponte medieval, possivelmente construída sobre uma ponte romana, de tabuleiro em cavalete assente sobre dois arcos de volta perfeita desiguais. Silhares siglados e silhar almofadado com marca de "forfex".
Número IPA Antigo: PT011315010002
 
Registo visualizado 560 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de tabuleiro em cavalete com uma largura máxima de c. de 3,2 m, assente em dois arcos de volta perfeita, desiguais, em cantaria, com pegões cegos. O arco lançado sobre a zona central do leito do rio apresenta uma maior amplitude na sua abertura, enquanto o que se encontra mais próximo da margem esquerda é de menores dimensões. O seu pavimento encontra-se lajeado, apresentando algumas lajes sulcos das relheiras produzidos pelos rodados dos carros de bois, tendo guardas em granito de remate boleado. O aparelho dos paramentos revela os sucessivos arranjos, particularmente nas fiadas superiores, sendo, no geral, em aparelho regular, com algumas fiadas pseudo-isódomas, embora estas se registem exclusivamente nas fiadas inferiores. Os paramentos apresentam alguns silhares com siglas gravadas, e um silhar almofadado com marca de "fórfex".

Acessos

Rua de São Lázaro, junto à Capela de São Lázaro, estradão a partir do km 5 da EN 105-1. WGS84 (graus decimais): lat. 41.239857º, long. -8.522551º

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, isolado, na periferia de Alfena, sobre o Rio Leça, integrada no caminho velho que de Alfena se dirige para Água Longa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Época medieval (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Época romana - época construção de uma ponte no local; Época medieval - reconstrução da ponte; Época moderna - obras de reforma da ponte.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em silhares graníticos; guardas em silhares graníticos; pavimento em lajes graníticas; utilização de betão na consolidação; tubos P.V.C. para passagem de cabos eléctricos e telefónicos.

Bibliografia

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Vias Medievais de Entre Douro e Minho, dissert. de licenciatura, polic., vol. 1, Porto, 1968, p. 172; LOPES, António Baptista, SILVA, Armando C. F., MOTA, Magna Araújo e CENTENO, Rui M. S., A ponte medieval de S. Lázaro (Alfena, Valongo). Notas sobre o acompanhamento dos trabalhos de conservação e restauro, Portugalia - Nova Série, 15, Porto, 1994, pp. 161 - 166.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

CMV

Intervenção Realizada

Câmara Municipal de Valongo: 1994 / 1995 - obras de restauro: consolidação e impermeabilização do cavalete com não visível do exterior; renovação do pavimento com lajes esquadriadas e picadas na face, alinhadas em fiadas, com enquadramento lateral de pedras pertencentes à construção primitiva *1; colocação de guardas *2; arranjo da zona envolvente; 1996 - arranjo dos muros de contenção das margens.

Observações

Esta ponte integrava-se no caminho medieval que do Porto se dirigia para Guimarães. *1 - Algumas pedras apresentam marcas de canteiro. Naquelas em que não foi possível manter visíveis essas marcas, protegeram-se com argila e plástico para posteriormente serem cobertas com argamassa destinada a fixar as guardas da ponte. Foi ainda realizado um mapa de localização de todas as marcas existentes no tabuleiro. *2 - Embora no início das obras de restauro, a ponte não apresentasse qualquer guarda, fotografias antigas, o depoimento dos habitantes locais e o aparecimento de algumas pedras após a limpeza do rio, confirmam a existência de guardas em granito. Atendendo a que as pedras encontradas não era sufucientes para reconstruir a totalidade das guardas, foi utilizado granito novo e feitas réplicas a partir dos exemplares encontrados. *3 - Durante o restauro foram encontrados uma pedra de recorte romano, com almofadado e marca dos "ferrei fortex", e quatro estrelas medievais com cruzes insculturadas em ambas as faces.

Autor e Data

Isabel Sereno / Paulo Amaral 1996

Actualização

Paula Noé 1998
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login