Casa dos Arcos

IPA.00003883
Portugal, Porto, Marco de Canaveses, Marco
 
Casa nobre de planta em L, com uma ala acrescentada. Possui numa das salas do corpo principal uma fonte embutida numa parede.
Número IPA Antigo: PT011307160017
 
Registo visualizado 625 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Edifício de planta em L de dois pisos, volumes articulados, com coberturas em telhado diferenciadas, de quatro (volume principal) e três águas. No ângulo do L, já apenas com um piso desenvolve-se a escadaria principal em granito. A fachada principal orientada a SO. apresenta um extenso pórtico ao nível do r/c e do 1º piso. No r/c as pilastras são lisas e possuem duplo rebordo no topo superior à imagem de capitel no 1º piso. O parapeito que separa os dois pisos é também liso, apresentando duas nervuras no topo inferior e superior. Os arcos do r/c são de volta perfeita e os do 1º piso de arco abatido. De cada lado das arcadas, no piso superior uma janela rectangular. A janela do lado direito apresenta duas pequenas mísulas. Nas proximidades e junto ao ângulo do edifício integra-se um brasão artístico com as armas da família que a erigiu e que actualmente a possui (Almeida Peres).

Acessos

Rua dos Arcos, Rua da Cerca

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Rural, isolado. Implanta-se perpendicularmente à R., numa plataforma elevada que constitui uma eira em toda a extensão da Casa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa / Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - Núcleo original da Casa; Séc. 17 - ampliação da Casa; 1977 - por herança fica pertença dos actuais proprietários .

Dados Técnicos

Paredes autoportantes em granito.

Materiais

Paredes exteriores em alvenaria de granito aparente; Paredes interiores em alvenaria de granito aparente e rebocado; Pavimentos em soalho de madeira apoiados em estrutura de madeira; Pavimentos em betonilha; Cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro tipo "lusa" e "marselha"; Caixilharias em madeira; lajeado de granito na eira.

Bibliografia

AGUIAR, Pe. M. Vieira de, Descrição Histórica, Corog. e Folclórica de Marco de Canaveses, Marco de Canaveses, 1947; Portugal Económico, Monumental e Artístico, Vol. 3, Porto; IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, vol. II, Lisboa, 1993; SILVA. João Belmiro Pinto da, Património Edificado de Marco de Canaveses, (obra em elaboração, a ser publicada no próximo ano).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, anos 60 / 70 - Reparação dos telhados, incluindo execução de telhado em telha marselha numa das águas da Casa; 1977 - Obras de conservação dos telhados, execução de pavimento em betonilha na cozinha e inserção de um W.C.

Observações

Esta Casa pertence ao Sr. Eduardo Peres (dono dos arcos de cima e dos dois arcos do lado direito do r/c) e seus primos (donos da outra ala da casa e dos quatro arcos do r/c do lado esquerdo). Está a Casa alugada a dois caseiros que trabalham algumas áreas agrícolas ligadas à Casa. O núcleo original da Casa terá sido apenas rectangular, sendo acrescentada posteriormente a outra ala configurando-a a um L. Nas traseiras da Casa dos Arcos, existe uma outra Casa, designada por Casa do Outeiro, com um grande portal de entrada mas muito descaracterizada.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login