Ermida de Nossa Senhora da Barroquinha / Ermida de Nossa Senhora da Guia

IPA.00003870
Portugal, Leiria, Leiria, Maceira
 
Arquitectura religiosa, seiscentista e arquitectura infraestrutural, setecentista. Ermida de espaço único com fonte adossada.
Número IPA Antigo: PT021009130019
 
Registo visualizado 1030 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

ERMIDA: Planta longitudinal, simples; volumes dispostos na horizontalidade; cobertura em telhado de 2 águas. Fachada SE. de pano único delimitado por alhetas de cantaria, aberto por porta recta e 2 janelas gradeadas sobre 2 bancos corridos, com remate em empena angular sobrepujada por cruz latina em pedra. Fachadas NE. e SO. de pano único delimitadas por alhetas de cantaria, cegas, terminando em empena recta com cornija saliente. Fachada NO. cega, rematada em empena angular. INTERIOR: espaço único de pavimento lajeado e cobertura em abóbada de berço; altar-mor em caixa com frontal de azulejos, sob nicho com abóbada de concha contendo imagem seiscentista policromada do Orago. FONTE: Espaldar de pano único curvilíneo, com nicho contendo a imagem em pedra de Nossa Senhora da Barroquinha; sobre a bica, constituída por uma carranca que verte água para um pequeno tanque, duas cartelas com as inscrições incisas: "QUI FONTEM QUAERIS SITIENS, HIC SISTE VIATOR; / ET MENTEM, ET CORPUS DUPLICE FONTE RIGA", "VIADOR QUE SEDE PASSAS/ JUNTO DA CLARA CORRENTE/ REPARA OBSERVA EMINENTE/ HUM MANANCIAL DE GRAÇAS/ HE BEM QUE REFLEXAM FAÇAS/ SOBRE QUANTO TENS DE FRENTE/ MARIA DE GRAÇA HUM MONTE/ MATA A SEDE DA TUA ALMA/ AQUI PARA ARDENTE CALMA/ CORRE A CRISTALINA FONTE/ 1780"; "VINDE A FONTE DE MARIA/ SENHORA DA BARROQUINHA/ E DEIXAI VOSSA ESMOLINHA/ EM LOUVOR DA VIRGEM PIA/ MOSTRAILHE COM ALEGRIA/ O VOSSO AGRADECIMENTO/ POR VER CO MAIS LUZIMENTO/ SOBRE ESTA AGUA CRISTALINA/ A QUE ESSAS AGUAS DOMINA/ QUE ESTAM SOBRE ONMARMENTO".

Acessos

À entrada da povoação de Maceira. WGS84 (graus decimais) lat: 39.684951° long: -8.884245°

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. Implantação harmoniosa numa vertente de frondosa vegetação, junto a uma cascata. Situa-se na povoação do Arnal - Maceira, perto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz (v. PT021009130009), numa zona baixa onde se encontra uma fonte e um denso arvoredo.

Descrição Complementar

Num altar um painel de azulejos do Juncal.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Leiria - Fátima)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1517 - a freguesia foi criada pelo infante D. Afonso, prior comendatário do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, que a desanexou da freguesia de Santo Estevão de Leiria, que pertencia então, no domínio espiritual, aos cónegos regrantes; séc. 17 - construção da capela; séc. 18 - execução da fonte.

Dados Técnicos

Estrutura mista; estrutura autoportante.

Materiais

Ermida: estrutura em alvenaria e cantaria; pavimento lajeado; cobertura em telha; rebocos. Fonte: estrutura em alvenaria e cantaria.

Bibliografia

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Lisboa - Rio de Janeiro; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Lisboa, 1955, vol. V.

Documentação Gráfica

CMLeiria: planta cartográfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login