Capela de São João Baptista da Carrasqueira / Ermida de São João Baptista da Carrasqueira

IPA.00003866
Portugal, Évora, Vila Viçosa, Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Ermida de pequena dimensão, de planta centralizada, em falsa cruz grega, composta por nave, transepto, capela-mor e sacristia, com coberturas internas diferenciadas em abóbadas de berço e cúpula central sobre pendentes, iluminada através de duas janelas rectilíneas na fachada principal. Fachada principal com corpo avançado, rematada em empena recta, com friso e cornija, rasgada por porta de verga recta com o mesmo tipo de remate, encimada por sineira de frontão triangular, com ventana de volta perfeita. Interior revestido a pinturas murais e azulejo, existindo no lado da Epistola púlpito com guarda vazada de madeira, com acesso por escada exterior situada à esquerda e retábulo neoclássico na capela-mor. Janelas da fachada principal muito semelhantes às da fachada principal da Igreja de Santo António (v. PT040714050028); segundo o Padre Joaquim Espanca os sinos e a sua sonoridade são semelhantes também aos da Igreja de Santo António.
Número IPA Antigo: PT040714030012
 
Registo visualizado 397 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta centralizada, em falsa cruz grega, composta por nave, transepto, capela-mor e sacristia, volumes articulados, massas dispostas na vertical com cobertura diferenciada em telhados de três águas assentes directamente sobre o pano mural e domo semicircular rematado por lanternim cego, com pilastras a servir de apoio à pequena cobertura, encimada por cata-vento. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa azul, com fenestrações protegidas por portadas de madeira. Fachada principal voltada a SE, constituída por corpo avançado, rematado em empena recta com friso e cornija, rasgado por portal de verga recta, com moldura em cantaria, rematado por friso e cornija, com vão protegido por porta de madeira de duas folhas, almofadada e pintada de castanho. Sobre o portal assenta uma sineira de frontão triangular, encimado por cruz latina, com ventana de arco de volta perfeita e sino de bronze, apoiado em cabeção de madeira. A ladear o portal principal, rasgam-se duas janelas rectilíneas, com molduras em cantaria, com gradeamentos de ferro, rematadas por friso e cornija. As restantes fachadas são cegas, apresentando nos ângulos, a pouca distância da cobertura, um par de gárgulas. INTERIOR: paredes rebocadas e revestidas a pinturas murais, sanca saliente envolvente, pavimento em tijoleira e cobertura em cúpula sobre pendentes no cruzeiro, coberta por apainelados representando anjos músicos, apresentando ao centro o Cordeiro Místico e, nos braços, em abóbada de volta perfeita, decoradas por grutescos e ao centro por medalhões de temática religiosa: a SE. "São João no deserto", no lado do Evangelho restam parcos vestígios de temática impossível de identificar e, no lado da Epístola "São João Baptista recebendo a mensagem dos Fariseus". Nas paredes as pinturas murais repetem um mesmo motivo de vasos e folhagem sobrepostos, a cor sanguínea sobre fundo vermelho sinopia, simulando tecido; sobre a sanca figura composição mural tripartida definida por molduras denteadas: ao centro medalhão circular com episódio bíblico e de cada lado um anjo segurando filactera *1; a SE. a representação da "Visitação de Santa Isabel", no lado do Evangelho, "A fonte simbólica da vida e da igreja", no lado da Epístola "Adão e Eva no paraíso" e na capela-mor o "Baptismo de Jesus". Do lado da Epístola, perto da janela, púlpito semicircular, com guarda vazada de madeira, ornada por balaústres, assente em caixa semicircular pintada fingindo silhares e, ao centro coluna de capitel campaniforme simulando suportar a guarda; acesso por corpo de escada exterior, situada do lado esquerdo, igualmente decorada por pintura simulando silhares*2; à direita, pequena pia de água benta.com espaldar em nicho semicircular. Arco triunfal de volta perfeita, tendo ao centro as armas ducais de D. João de Bragança envolvida por ferronerie; dois altares colaterais, o do lado do Evangelho dedicado ao Beato Nuno de Santa Maria *3 e o do lado da Epístola dedicado à Rainha Santa Isabel *4; apresentam planta recta, de eixo único definido por duas pilastras almofadadas, com pingentes e enrolamentos, que sustentam cornija e remate em frontão triangular dentro do qual, ao centro, se encontram pintadas as iniciais "A M"(lado do Evangelho) e "IHS" (lado da Epistola); ao centro, nichos polilobados, com fundos pintados de amarelo claro, pontuados por pequenas flores castanhas e com molduras em marmoreados fingidos; altares tipo urna com cruzes pintadas no centro. Capela-mor com as paredes laterais revestidas a azulejo de tapete, em azul, amarelo e branco, rasgada no lado do Evangelho por moldura rectilínea, com vão protegido por porta de madeira de uma folha, almofadada e pintada de castanho. Sobre supedâneo de dois degraus de mármore, retábulo-mor de alvenaria com marmoreados fingidos, de planta recta e corpo concavo constituído por um eixo definido por duas colunas de fuste liso e capitéis coríntios e, pilastras almofadadas, encontrando-se as primeiras assentes em plintos; ao centro, nicho polilobado com o interior decorado por pinturas murais simulando drapeado em tons de vermelho sinopia; ático em frontão interrompido, apresentando no espaldar resplendor ladeado por volutas e por fragmentos de frontão; altar tipo urna decorado ao centro por cruz pintada, ladeado por plintos galbados; na parede testeira emoldurando o retábulo-mor pintura mural em tons de vermelho sinopia simulando cortina drapeada com orla perlada e borlas pendentes a amarelo.

Acessos

Campo da Restauração. WGS84 (graus decimais) lat.: 38.777866, long.: -7.421374

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997 / ZEP Conjunta, Portaria n.º 527/2011, DR, 2.ª Série, n.º 88, de 06 maio 2011

Enquadramento

Urbano, isolado, em destaque numa planície, rodeado por espaço ajardinado. Em frente à fachada principal, voltada à via pública e pavimentada a cubos de calcário, encontra-se um cruzeiro. Nas proximidades situam-se uma escultura contemporânea, a Igreja da Lapa (v. PT040714030010), o Cruzeiro de Vila Viçosa (v. PT 040714030001) e o Tribunal Vila Viçosa (v. PT040714030023).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Évora)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1570, c. - fundação da ermida, atribuída a um grupo de populares calipolenses formados em irmandade, que contou também com o mecenato do duque D. João I de Bragança; séc. 17, meados - execução dos silhares de azulejos; 1606 - era seu ermitão Tomé Silveiro; 1697 - reforma do sino; séc. 18 - remodelação do altar-mor; séc. 19 - execução dos altares colaterais e destruição das casas contíguas; 1990, Julho - Despacho de classificação como Imóvel de Interesse Público; 2007, Julho - elaboração da Carta de Risco do imóvel pela DGEMN.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Estrutura em alvenaria mista; modinaturas, pia de água benta em cantaria de mármore; portas, bancos, guarda do púlpito, suporte do sino em madeira; coberturas exteriores em telha; cata-vento, gradeamentos em ferro; sino em bronze; revestimento da capela-mor em azulejo policromo; pavimento em tijoleira; retábulo, altares colaterais em alvenaria.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, Lisboa, SNBA, 1978; CARDONEGA, António de Oliveira de, Descrição de Vila Viçosa, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da moeda, 1983; ESPANCA, Padre Joaquim da Rocha, Memórias de Vila Viçosa, Cadernos Culturais da Câmara Municipal de Vila Viçosa, 1985; SIMÕES, J. M. dos Santos, Azulejaria em Portugal no Século XVII, Tomo I - Tipologia, 2ª edição, Lisboa, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, Carta de Risco

Intervenção Realizada

Observações

*1 - segundo Túlio Espanca os anjos seguram escudetes com súplicas religiosas; *2 - Espanca refere sob o púlpito, no chão, uma tampa de sepultura com inscrição; *3 - Inicialmente este altar era dedicado a Cristo Crucificado e continha as imagens da Virgem e de São João Evangelista. *4 - Em tempos, este altar foi dedicado a Nossa Senhora da Fonte Santa.

Autor e Data

Manuel Branco 1993 / Rute Antunes 2006

Actualização

 
 
 
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