Capela de Santo António do Telheiro

IPA.00003865
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora
 
Arquitectura religiosa, neoclássica. Capela neoclássica de planta longitudinal e espaço único, fachada principal terminada em frontão de lanços, e interior com retábulos neoclássicos. Fachada principal revestida a azulejos brancos com cercadura e "registos" azuis na segunda metade do séc. 20.
Número IPA Antigo: PT011308090034
 
Registo visualizado 105 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal de uma só nave rectangular, sem coincidência interior / exterior. Massa simples disposta horizontalmente, exceptuando a torre adossada à fachada principal. Cobertura exterior homogénia em telhado de duas águas na capela, quatro na sacristia e em coruchéu na torre. Fachada principal virada a N., de um só pano com pilastras nos cunhais. Portal de verga curva encimado por frontão de lanços, ladeado por vãos gradeados e sobrepujado por óculo oval com vitral. Remate da fachada em frontão de lanços interrompidos. Pináculos no alinhamento da cornija e, centralmente, cruz latina. Revestimento exterior em azulejo azul e branco formando cercadura e contendo dois registos, figurando respectivamente, do lado esquerdo Santo António, sob o qual se lê "Capela de Santo António do Telheiro" e, do lado direito, Nossa Senhora de Fátima, sob o qual se lê "Restaurada no ano de 1956". No registo figurando Santo António lê-se "Fábrica do Carvalhinho". No tímpano do frontão cena do Sacrifício do Cordeiro. Fachada E. organizada em três panos escalonados e em que os cunhais são rematados por pináculos. Fachada O. de um só pano. Interiormente, guarda-vento em madeira e vidro sobre o qual apresenta coro-alto estucado com balaustrada de madeira. Lambril em azulejo padronizado percorre a nave. No lado da Epístola, púlpito e retábulo de talha. Pavimento em tijoleira. Presbitério destacado por guarda em ferro e elevação em que se encontra; retábulo-mor neoclássico. Acesso à sacristia do lado do Evangelho.

Acessos

Largo da Capela do Telheiro, Travessa da Capela do Telheiro

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Periurbano, em planície, delimitado por adro murado com entrada a N. e E.. Pavimento em cimento. A capela é flanqueada por equipamentos de apoio e a parede testeira encontra-se adossada a muro de quinta.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1789 - Já existia a capela, assinalando o lugar onde, segundo a tradição, Santo António teria dormido sob um telheiro, durante uma peregrinação a Santiago de Compostela; 1956 - revestimento azulejar da fachada principal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paramentos de granito rebocado, molduras de granito aparente, madeira, ferro, vidro, talha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Paróquia: 1956 - restauro da capela, incluindo colocação dos azulejos na fachada principal; 1982 - melhoramento do salão polivalente; 1987 - melhoramentos na capela, incluindo a sua ampliação, a cargo da Mesa Administrativa; 1989 - inauguração do novo salão polivalente.

Observações

*1 - A festa de Santo António do Telheiro, conforme é vulgarmente chamada, realiza-se em Setembro e constitui a mais importante festa popular da freguesia.

Autor e Data

Isabel Sereno / Elvira Rebelo 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login