Capela de Santa Catarina

IPA.00003861
Portugal, Porto, Vila do Conde, Vila do Conde
 
Arquitectura religiosa quinhentista e barroca. Capela de planta longitudinal, de nave unica. retábulo-mor de talha dourada.
Número IPA Antigo: PT011316280018
 
Registo visualizado 381 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, de nave única, com capela-mor profunda, alpendre adossado à fachada lateral S. e sacristia rectangular adossada à fachada lateral oposta. Cobertura única em telhado de duas águas. Fachada principal com portal ogival e campanário a a truncar a empena. O alpendre, na fachada S. tem quatro colunas. INTERIOR: Na nave encontram-se dois retábulos neoclássicos. Pavimento em tijoleira. Capela-mor com cobertura em abóbada de berço de madeira, possuindo na parede testeira retábulo-mor de talha. Apresenta dupla fiada de colunas salmónicas com parras que terminam em capitéis coríntios. As duas colunas estão separadas por nichos adossados. Sobre os capitéis assenta uma cornija e dela partem dois arcos com motivos decorativos das colunas. Três cachorros salientes cortam em três lances o corpo do retábulo.

Acessos

Rua de Santa Catarina, Largo de Santa Catarina

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Rural, destacado, isolado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 15

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15 - construção; 1518 - referência à ermida na Tombo Verde do Convento de Santa Clara (v. PT011316280004 e PT011316280058); 1578, 29 Abril - a vereação da Câmara autoriza João da Maia de Madureira, escrivão da Alfândega a ceder alguns terrenos, junto à capela, para seu desafogo; 1629 - referência à capela no Tombo Novo do Convento de Santa Clara; séc. 18 - execução do retábulo-mor de talha; 1721 - Memorial Paroquial fazendo referência à existência de uma sepultura de um clérigo no pavimento da capela; 1758, 14 Maio - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Francisco de Lima Azevedo Camelo Falcão, é referida a Capela, situada num monte alto, do lado do mar; 1992, 01 junho - o imóvel é afeto ao Instituto Português do Património Arquitetónico, pelo Decreto-lei 106F/92, DR, 1.ª série A, n.º 126.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito aparente, alvenaria rebocada, madeira.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000; CHICÓ, Mário Tavares, A Arquitectura em Portugal na época de D. Manuel e nos princípios de D. João III in Historia de Arte em Portugal, iniciada por Araão Lacerda, vol. II, Porto, 1948; FERREIRA, Monsenhor J. Augusto, Vila do Conde. Notas Históricas, O Arqueólogo Português, vol. XI, Lisboa, 1904; FERREIRA, Monsenhor J. Augusto, Vila do Conde e o seu Alfoz. Origens e Monumentos, Porto, 1923; GONÇALVES, Flávio, A Talha no Concelho de Vila do Conde, Exposição Fotográfica. Catálogo, Vila do Conde, 1978; NEVES, Joaquim Pacheco, Vila do Conde, Vila do Conde, 1991; VIEIRA, José Augusto, O Minho Pitoresco, tomo II, Lisboa, 1887.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

1992 - Obras de recuperação do telhado, cantarias e pintura exterior, obras de recuperação dos rebocos exteriores, obras de conservação no interior da capela.

Observações

A capela, talvez do século 15, é uma das mais antigas de Vila do Conde. Segundo a tradição, Antero de Quental passava as tardes no alpendre. O dia consagrado à padroeira, Santa Catarina, é festejado a 25 de Novembro. A chave da Capela encontra-se na Casa Museu de José Régio.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login