Conjunto Monumental de Santa Eufémia / Sítio de Santa Eufémia da Serra / Ermida de Santa Eufémia

IPA.00003859
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Arquitectura religiosa, setecentista e oitocentista. O povoado encontra-se disposto em socalcos, sendo visíveis alguns muros de suporte escalonados, sensivelmente paralelos, ligados por alguns troços transversais. O complexo religioso é composto por ermida de planta longitudinal, de nave única e capela-mor rectangular, com interior coberto por abóbada de berço de madeira, casa de romeiros, uma fonte com casa de banhos e diversos coretos e tribuna. A ermida e a fonte apresentam lápides epigrafadas, alusivas às suas reconstruções. A fachada lateral da ermida é reforçada por dois largos contrafortes, com pequena sineira inscrita no segundo.
Número IPA Antigo: PT031111120059
 
Registo visualizado 724 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de peregrinação  

Descrição

Conjunto patrimonial composto pela Ermida de Santa Eufémia, casa dos romeiros, contígua ao lado S., tribuna, dois coretos, fonte e casa dos banhos, mais afastadas, a N., e por um povoado pré-histórico, do lado S. da serra. ERMIDA de planta longitudinal, composta por nave única e capela-mor rectangular. Volumetria de dominante horizontal, com coberturas efectuadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco rematadas por duplo beiral. Fachada principal, virada a E., em empena, com cruz sobre acrotério, rasgada por portal de verga recta, moldurado, rematado por estreita cornija coroada por lápide com inscrição e ladeado por pequenas janelas quadrangulares gradeadas. O portal é encimado por janela moldurada, em arco abatido. Fachada lateral S., com dois largos contrafortes, elevando-se sobre o segundo pequena sineira. Entre os contrafortes, porta de verga recta, moldurada, rematada por cornija, precedida de dois degraus. Fachada lateral N., com escada de acesso ao coro-alto e rasgada por vão gradeado albergando um registo de azulejos polícromos. INTERIOR com nave coberta abóbada de berço de madeira, e dois altares de talha dourada e pintada chanfrando os ângulos de topo. Contiguamente à fachada da capela-mor encontra-se a antiga CASA DE ROMEIROS, de planta rectangular, coberta por telhado a uma água e de piso térreo. A FONTE / CASA DE BANHOS apresenta planta trapezóidal em cujo muro de topo, coroado por cruz pétrea, se abre um nicho em arco abatido, que alberga a fonte, com inscrição, bica simples e pequeno tanque rectangular. No muro à direita, acesso à Casa de Banhos, pequeno cubículo de planta rectangular coberto por abóbada de berço. TRIBUNA E CORETOS, apenas com bases poligonais. ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA do povoado pré-histórico dificilmente perceptível *2, reconhecendo-se apenas alguns muros de suporte escalonados, sensivelmente paralelos, ligados por alguns troços transversais.

Acessos

Lugar de Santa Eufémia da Serra, Largo de São Pedro. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,786255; long.: -9,385759

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002 *1 / Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Rural, destacado, isolado, implantado na vertente S. da serra de Sintra. A ermida e restantes construções encontram-se implantadas em amplo terreiro rectangular, plano, e a estação arqueológica, junta a estas, mas já dispersa pela encosta da serra, em terrenos dispostos em socalco.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: ERMIDA: 1. (ILPCS, nº LXXIII)Inscrição comemorativa de reconstrução, gravada numa lápide, colocada no portal axial. Calcário. Tipo de Letra: capital quadrada. Leitura modernizada: UM DEVOTO ESTRANGEIRO MANDOU REEDIFICAR ESTA CAPELA EM 1876. FONTE: 2. (ILPCS nº LXXI)Inscrição comemorativa de construção, indicativa da água milagrosa de Santa Eufémia e indicativa da localização da casa onde se tomam os banhos, gravada numa lápide. Calcário. Tipo de letra: capital quadrada. Leitura modernizada: ESTA OBRA MANDOU FAZER À SUA CUSTA O CAPITÃO FRANCISCO LOPES DE AZEVEDO NO ANO DE 1738 E ESTA É A ÁGUA MILAGROSA DA SENHORA SANTA EUFÉMIA E ALI ESTÁ A CASA DONDE SE TOMÃO OS BANHOS. 3. (ILPCS nº LXXII) Inscrição comemorativa do arranjo de minas de água, gravada numa lápide. Calcário. Tipo de letra: capital quadrada. Leitura modernizada: O CONDE DE CARVALHAIS MANDOU CONCERTAR A SUA MINA E A DE SANTA EUFÉMIA NO ANO DE 1845.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de peregrinação

Utilização Actual

Religiosa: igreja de peregrinação

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Neolítico / Calcolítico - construção do povoado; 1147 - referência às capacidades da fonte de Santa Eufémia pelo cruzado Osberno; Séc. 13 - reedificação do santuário existente nas proximidades da fonte; 1738 - melhoramentos na fonte e provável reconstrução da sala dos banhos a expensas do capitão Francisco Lopes de Azevedo; 1845 - obras na fonte por iniciativa do Conde de Carvalhais, D. José Maria de Almada Castro Noronha da Silveira Lobo (1779 - 1854); 1876 - reedificação da capela de Santa Eufémia por um devoto estrangeiro; Séc. 20, década 20 - descoberta da estação arqueológica pelo médico Dr. Joaquim M. Fontes; 1927 - primeira abordagem da estação arqueológica por Félix Alves Pereira, que aí recolhe fragmentos cerâmicos; 1973 - campanha de prospecções e sondagens efectuadas na estação arqueológica por Gustavo Marques; 1984 - o arqueólogo Gustavo Marques constata uma série de alterações na envolvência do povoado causada por terraplanagens que todavia colocaram a descoberto mais espólio cerâmico.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, estuque pintado, azulejo, madeira, telha cerâmica.

Bibliografia

ALMEIDA, Francisco de Jordão, Relação do Castelo e Serra de Sintra, e do que há que ver Raro em Toda Ela. Contém Uma Descrição de Santa Eufémia, do Convento de Nossa Senhora da Penha, do Palácio Real, e Vilça de Sintra, da Quinta da Penha Verde, dos Capuchos da Serra, da Mata das Avelãs e Peninha, do Convento de Santa Ana de Gigaroz, da Quinta do Vinagre, Varge de Colares, Fogo, Pedra de Alvidar, Ulgeira e Penha Longa. Que Oferece à Ilustríssima e Excelentíssima Senhora Dona Maria Ana Bernardo de Távora, Lisboa, 1748; OLIVEIRA, José Augusto de, Conquista de Lisboa aos Mouros. Narrações pelos Cruzados Osberno e Arnulfo, 2ª ed., Lisboa, 1936; SOUSA, José Maria Cordeiro de, Inscrições Lapidares Portuguesas do Concelho de Sintra, C. M. Sintra, 1959; MARQUES, Gustavo, ANDRADE, Miguéis de, Aspectos da Proto-História do Território Português. 1. Definição e Distribuição Geográfica da Cultura de Alpiarça (Idade do Ferro), in AAVV, Actas do III Congresso Nacional de Arqueologia, Vol. I, Porto, 1974; PEREIRA, Félix Alves, Sintra do Pretérito, 2ª ed., Sintra, 1975; AZEVEDO, José Alfredo da Costa, A Vila Velha. Ronda pelo Passado, Sintra, 1978; MARQUES, Gustavo, Aspectos da Proto-história do Território Português : II. Povoado de Santa Eufémia (Sintra), in Sintra, I-II, Tomo 1º, 1982-1983; SERRÃO, Vítor, Sintra, Lisboa, 1989.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Junta de Freguesia de São Pedro de Penaferrim - c. 1980 - obras de conservação e restauro da ermida.

Observações

*1 - DOF: "Sítio de Santa Eufémia da Serra, incluíndo a Ermida de Santa Eufémia"; *2 - a inexistência de uma escavação arqueológica sistemática é responsável por o conhecimento deste povoado se cingir aos materiais (utensílios cerâmicos e outros) recolhidos e depositados no Museu Regional de Sintra.

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1996 / Filipa Avellar 2003

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login